1. Mau hálito
“Se você não está produzindo saliva suficiente, você pode ter o crescimento excessivo de bactérias na boca, e um dos efeitos colaterais disso é o mau hálito”, diz o Dr. John Higgins, professor associado de medicina cardiovascular da Universidade do Texas em Houston e o chefe de cardiologia do Hospital Geral Lyndon B. Johnson, em Houston.

2. Pele Seca
“Muitas pessoas pensam que as pessoas que ficam desidratadas ficam realmente suadas, mas, na verdade, à medida que você passa por vários estágios de desidratação, fica com a pele muito ressecada”, diz Higgins, acrescentando que a pele também pode parecer ruborizada.
Quando você aperta a pele de uma pessoa desidratada ela acaba permanecendo na mesma posição, e pode levar algum tempo para retornar à sua aparência normal e plana.

3. Cãibras Musculares
A desidratação é apenas uma causa potencial de cãibras musculares, mas vale a pena considerar se você tiver cãibras durante o exercício, especialmente em clima quente.
“Quanto mais quente você fica, maior a probabilidade de ter cãibras musculares, e isso é resultado de um efeito de calor puro nos músculos. Alterações nos eletrólitos, como sódio e potássio, também podem causar cãibras musculares”, diz Higgins.
Mesmo em climas mais frios, a desidratação é possível se você não ingerir líquidos suficientes durante o exercício físico. De acordo com Higgins, os sintomas podem ser mais leves ou mais lentos, mas a desidratação acarreta os mesmos riscos, independentemente da temperatura externa.

4. Febre e calafrios
Se o seu corpo estiver gravemente desidratado, poderá sentir febre e arrepios. A febre, por sua vez, pode agravar a desidratação, e quanto maior a febre, mais desidratado você pode se ficar.
Em bebês, a chamada febre de desidratação pode se desenvolver se houver ingestão inadequada de líquidos, diarreia ou vômitos. Qualquer febre em um bebê ou criança é motivo de preocupação. Pergunte ao seu pediatra para obter orientações sobre quando pedir ajuda.

5. Dores de cabeça
Mesmo desidratação leve pode causar uma dor de cabeça e até mesmo provocar uma enxaqueca. Como muitas vezes não está claro o que está causando a dor de cabeça, beber um copo cheio de água e continuar a beber mais líquidos durante o dia é uma maneira fácil de aliviar sua dor se, de fato, a desidratação estiver contribuindo para isso.

Como saber se você está desidratado
Se você está com sede, já está desidratado. Mas a falta de sede não significa necessariamente que você está bem hidratado. Aqui estão outras duas maneiras de verificar se seu corpo está desidratado:
Tente este teste de pele. Use dois dedos para apertar a pele nas costas da mão e solte a pele. A pele deve retornar à sua posição normal em menos de dois segundos.
Verifique sua urina. Se você estiver bem hidratado, sua urina ficará mais clara com um tom amarelo (a cor da limonada leve antes de atingir a tigela). Mais escuro amarelo ou laranja são as cores de alerta a serem observadas. Se você vir essas cores, comece a beber líquidos.

Dicas para ficar hidratado
Quando se trata de ingestão diária de água, o Instituto de Medicina recomenda que a maioria das mulheres receba cerca de 2,7 litros de água por dia (ou cerca de 12 xícaras) e a maioria dos homens recebe cerca de 3,7 litros por dia (ou cerca de 15 xícaras). Esses totais incluem água obtida de alimentos e bebidas como chá, leite e suco de frutas.

Aqui estão algumas dicas para obter todos os fluidos que você precisa e evitar a desidratação:

Mantenha sua garrafa de água à mão. “Se estiver ao seu lado, você provavelmente terá o hábito de saboreá-lo sem nem perceber”, diz a especialista em nutrição e colunista da Everyday Health, Johannah Sakimura.

Tempere a água pura. “Se você não gosta de água pura, acrescente um pouco de suco de frutas ou pedaços de frutas frescas ou congeladas”, diz Sakimura.
Experimente chás diferentes. Sakimura recomenda beber chás sem açúcar, que estão disponíveis em muitos sabores diferentes. “Beba chás frutados e gelados durante o dia (com muito gelo se estiver com calor), ou aconchegue-se com uma caneca de chá quente de hortelã ou camomila à noite.”

Faça seus lanches. “Troque lanches secos, como batatas fritas, salgadinhos e bolachas – que têm um teor muito baixo de água – por um petisco refrescante como iogurte que irá fornecer água, bem como uma dose saudável de vitaminas, minerais e fibras ”, diz Sakimura.
“Na verdade, algumas frutas e vegetais têm mais de 90% de água – incluindo melão, morangos, melancia (claro), pepino, aipo, alface e verduras, abobrinha, tomate e pimentão”, diz Sakimura.

Beba mais durante as refeições. “Beber água com as refeições vai ajudá-lo a comer mais devagar, acompanhar a sua alimentação e, claro, manter-se hidratado”, diz Sakimura.

Desidratação no Idoso

Os idosos podem estar em maior risco de desidratação por várias razões.
Alguns idosos tornam-se cronicamente desidratados se tomam certos medicamentos, como diuréticos, têm uma sensação de sede diminuída, não conseguem beber um copo de água com facilidade ou se esquecem de beber água. A desidratação crônica em uma pessoa idosa pode causar confusão, baixa pressão arterial, tontura e constipação.
Se você tiver um parente idoso com limitações de mobilidade ou problemas cognitivos, certifique-se de monitorá-los em busca de sinais de desidratação ou peça aos cuidadores para fazê-lo.

Tradução e adaptação Redação CDD
Original em Everyday Health

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