Ranho, catarro e meleca são alvo de muitas piadas, em grande parte porque eles são meio nojentos. Brincadeiras à parte, o muco de que elas são feitas é, na verdade, a defesa da linha de frente do seu corpo contra bactérias e vírus invasores. Se você tem um problema respiratório como a asma, deve estar mais acostumado a falar sobre isso.
De fato, depois que você supera a impureza, o muco é realmente fascinante. E, considerando o quanto é vital para a sua saúde, vale a pena aprender um pouco mais sobre isso. Ainda mais agora, com o inverno chegando e aumentando o uso de lenços.

1. Acredite ou não, o ranho ajuda a mantê-lo saudável
Ranho é simplesmente o termo cotidiano para o muco produzido em suas passagens nasais, onde ele age como um mosquito para prender germes, alérgenos e poeira inalados antes que eles possam causar danos. Além de ser pegajoso, o ranho é carregado com proteínas antivirais e antibacterianas que combatem os germes, de acordo com pesquisa publicada em fevereiro de 2016 na Cell Host & Microbe. “O objetivo do ranho é manter o revestimentodo nariz úmido”, explica Dr. Spencer C. Payne, professor associado de otorrinolaringologia da Universidade de Virginia. “Quanto mais seco seu nariz, mais você fica propenso a ter uma infecção.”

2. Colocar o dedo no nariz não é educado, nem inteligente
Colocar o dedo no nariz e tirar a meleca para fora não é algo aceito na maioria das culturas, mas essa não é a única razão para você não fazer isso. Ficar “limpando” assim o nariz pode ferir o revestimento delicado das narinas, causando inflamação e sangramento, e aumentando o risco de infecções respiratórias, segundo pesquisa publicada em agosto de 2018 na revista Cureus. É melhor assoar a meleca do nariz em um lenço. Aliás, você sabia que isso de ficar com o dedo no nariz sempre pode ser uma condição crônica chamada de rinotilexomania?

3. Espirros e catarros viajam rápido

O espirro é uma resposta reflexa protetora a uma irritação no interior do nariz devido a uma série de fatores desencadeantes, como infecção respiratória, alérgenos, fumaça, poluição, perfume, ar frio e até mesmo exposição súbita à luz intensa, segundo pesquisa publicada no Journal Therapeutic Advances in Respiratory Disease.
O problema é que espirrar pode espalhar germes. “Espirros viajam 30 a 60 milhas por hora, e podem voar 30 metros pelo ar”, diz o Dr. Payne. Felizmente, a maioria dos resfriados não é transmitida apenas pelo ar. “Seu risco aumenta se você tocar uma superfície com germes e tocar seu rosto”, diz ele. Em outras palavras, você também pode ficar doente por meio do contato com o ranho de uma pessoa infectada. As melhores maneiras de reduzir esse risco são lavar as mãos frequentemente com água e sabão por 20 segundos ou usar um desinfetante para as mãos à base de álcool. Também é aconselhável evitar pessoas que estão doentes, se puder.

4 Você produz mais muco do que imagina

“Seu nariz e seios nasais fazem um litro de muco por dia”, diz Payne. “Quando você pega um resfriado, ele sobe ainda mais”, diz ele, e leva mais tempo para se livrar do muco extra. Eis o porquê: quando você está doente, os minúsculos pêlos (cílios) que se movem para trás e para frente para empurrar o muco para fora dos seios da face e do nariz ficam inflamados, explica Payne. “E eles diminuem a velocidade”, acrescenta.
5. Não julgue o ranho pela sua cor
Se seu catarro e ranho são verdes, você tem uma infecção bacteriana, certo? Errado. Isso é um mito, não um fato, diz o médico e pneumologista Len Horovitz, um instrutor clínico de medicina no Weill Cornell Medical College, em Nova York. Como o Dr. Horovitz explica, quando os germes frios infectam primeiro o nariz e os seios da face, fazemos muco claro para lavá-los. Depois de dois ou três dias, as células do sistema imunológico reagem com uma substância que pode mudar a cor do seu muco para uma cor branca ou amarela. O muco também pode mudar para uma cor esverdeada quando engrossar, o que é normal, diz Horovitz.

6. Ranho e catarro nem sempre requerem o uso de antibióticos
Os adultos têm em média de dois a quatro resfriados por ano, a maioria entre outono e inverno, e crianças pequenas pegam uma média de seis a oito resfriados por ano, de acordo com a American Lung Association. O corpo responde ao vírus que causa um resfriado fazendo muco – e muito dele.
Não existem medicamentos antivirais para o tratamento do resfriado comum, e os antibióticos só são úteis se um resfriado levar a uma infecção bacteriana secundária. Em outras palavras, “não se apresse com antibióticos”, diz Dr. Satish Govindaraj, professor associado de otorrinolaringologia no Mount Sinai, em Nova York.
O uso excessivo de antibióticos pode levar ao desenvolvimento de novas cepas de bactérias resistentes a esses medicamentos. Então, se você mais tarde desenvolver uma infecção bacteriana e realmente precisar deles, os antibióticos podem não funcionar para você. Os anti-histamínicos também podem piorar as coisas antes de melhorarem. “Eles vão tornar o muco mais espesso e mais difícil de drenar”, diz o Dr. Govindaraj.

7. Você está engolindo seu ranho o tempo todo
O ranho seco, também conhecido como meleca, é eleito por algumas pessoas, especialmente crianças, para serem comidos. Por mais que esses lanches viscosos sejam nojentos, eles não são um perigo para sua saúde.
“Na verdade, você está comendo o seu muco o tempo todo”, explica Dr. Jonathan Auth, pediatra do CHOC Children’s, um sistema de atendimento pediátrico baseado em Orange, Califórnia. “Pêlos microscópicos que revestem o nariz, chamados de cílios, estão constantemente varrendo o muco para a parte de trás da garganta, e você então engole. Você também está expelindo muco dos pulmões e engolindo-o o tempo todo – o termo médico para isso é o toalete pulmonar – para impedir que ele se acumule nas vias aéreas e se torne obstrutivo.”

Leia o texto original em EverydayHealth (https://www.everydayhealth.com/cold-flu-pictures/facts-about-mucus-phlegm-and-boogers.aspx?eh_uid=84641190&slot=0&xid=nl_EHNLasthmaallergies_2019-05-09_16825251&utm_source=Newsletters&nl_key=nl_asthma_allergies&utm_content=2019-05-09&utm_campaign=Asthma_and_Allergies#youre-swallowing-your-snot-all-the-time)
Tradução e adaptação Redação CDD

Compartilhe!!!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on email