Hoje comemoramos o Dia Mundial do Meio Ambiente e, como em todos os anos, a Organização das Nações Unidas escolhe um tema para falar sobre a importância de cuidarmos do nosso planeta. O Dia Mundial do Meio Ambiente é um evento mundial liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente que acontece todos os anos, no dia 5 de junho, e é comemorado por milhares de comunidades em todo o mundo. Desde que foi instaurado, em 1972, se tornou a maior celebração do nosso meio ambiente.

Em 2019 a ONU escolheu a poluição do ar como tema de debate. Aproximadamente 7 milhões de pessoas morrem prematuramente a cada ano devido à poluição do ar, sendo 4 milhões das mortes somente na região da Ásia e do Pacífico. O Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano incitará governos, indústria, comunidades e indivíduos a se unirem para explorar a energia renovável e as tecnologias verdes, bem como melhorar a qualidade do ar em cidades e regiões de todo o mundo.

Segundo a ONU Meio Ambiente, 92% das pessoas em todo o mundo não respiram ar limpo; a poluição do ar custa à economia global 5 trilhões de dólares por ano; a poluição do solo pelo ozônio deverá reduzir os rendimentos de cultivos básicos em 26% até 2030.
As mortes ocorrem principalmente devido à inalação dos gases e à exposição a partículas finas que penetram profundamente nos pulmões e no sistema cardiovascular, podendo causar acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas, câncer de pulmão, doenças pulmonares obstrutivas crônicas e infecções respiratórias, incluindo pneumonia.

Doenças como bronquite e asma se tornaram mais frequentes nos grandes centros urbanos nos últimos anos, e muito desse aumento tem a ver com o aumento da liberação de gases pela indústria e carros, bem como pelo desmatamento.
Já mostramos aqui (colocar link da matéria do dia mundial da asma) na CDD que o número de mortes por asma no Brasil é alarmante, chegando a 5 pessoas por dia. Se cuidarmos melhor da nossa casa externa, que é o nosso planeta, estaremos cuidando também do corpo que habitamos.
O que você tem feito pelo meio ambiente no seu dia a dia?

Redação CDD

Fonte:
https://nacoesunidas.org/poluicao-do-ar-e-tema-do-dia-mundial-do-meio-ambiente-que-tera-china-como-pais-sede/

Redação CDD

Compartilhe!!!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on email