05.12.2019 Doenças de Pele

Dermatite Atópica em crianças

Por CDD

A Dermatite Atópica pode se desenvolver a qualquer momento, e é muito angustiante quando um bebê no berço chora por causa da coceira e dor. Pode aparecer em qualquer parte do corpo, geralmente começando no rosto quando o bebê tem três ou quatro meses de idade. As bochechas podem ficar muito vermelhas e doloridas e depois migram para outras partes do corpo. A DA é geralmente aparente nas dobras do corpo; nas costas dos joelhos e vincos dos cotovelos, nos pulsos, tornozelos, pescoço, orelhas e região da fralda. Também aparece nas pálpebras e no couro cabeludo. Um dos primeiros sinais é o local onde os lóbulos das orelhas se juntam ao rosto. Se esse local parecer sensível, suspeite de dermatite e tenha cuidado ao vestir e despir o bebê. É muito fácil dividir essa parte da pele ao remover a roupa.

É importante não deixar o bebê ficar muito quente ou frio. Verifique se a água do banho está morna. Um bebê com DA não tem o mesmo controle de temperatura que os bebês sem essa condição.

A gravidade do eczema pode ser muito diferente de bebê para bebê. Alguns terão apenas uma leve erupção cutânea nos cotovelos e joelhos com lóbulos sensíveis ou rachados, enquanto outros podem ter uma com coceira, vermelhidão, dor e choro e ficar, obviamente, em constante desconforto.

Como você sabe se seu bebê tem DA? 

Aqui estão alguns sinais de que seu bebê pode ter DA, mas você realmente precisa ter um diagnóstico médico:

Tratamento

Você não pode parar um bebê de esfregar ou coçar e nunca deve tentar amarrar as mãos de um bebê ou restringir os movimentos, pois isso aumentaria o estresse do bebê e pioraria a DA. Mas você pode diminuir os efeitos da fricção ou do arranhão seguindo essas dicas:

Banho do bebê

Banhe o bebê diariamente em um banho de água morna à qual foi adicionado um óleo ou emoliente especial. Emolientes são pomadas ou cremes que são misturas de água, ceras, gorduras e óleos em proporções variadas e podem vir como pomadas que são melhores em uma pele muito seca, então você pode usar isso à noite, com creme para o dia. Pomadas e cremes emulsificantes não são tão fáceis de dispersar no banho quanto o óleo, mas você pode adicionar uma colher de sopa de pomada emulsificante à água fervente e misturá-los primeiro, em um recipiente separado, antes de adicioná-los ao banho.

Se o bebê estiver irritado durante o banho, adicione muitos brinquedos ao banho, pois brincar com eles ajudará a prolongar o banho e, consequentemente, o tempo de tratamento. Mas lembre-se de nunca deixar um bebê sozinho no banho e não se esqueça de que ele ficará muito escorregadio quando você o levar para fora.

Os emolientes são seguros e raramente causam reações alérgicas, mas os produtos que contêm lanolina, que é uma gordura derivada da lã de ovelha, podem ocasionalmente ter esse efeito. É realmente uma questão de tentativa e erro para descobrir quais produtos se adequam melhor ao seu bebê.

Hidratante

Hidratar a pele é muito importante, pois a mantém flexível e com menor probabilidade de rachaduras. Você precisará fazer isso pelo menos duas vezes por dia, usando creme emoliente. Após o banho é um bom momento, pois a pele está úmida. Seque a pele com uma toalha macia, deixando-a levemente úmida. Primeiro, aplique todos os cremes ou pomadas com esteróides prescritos, aguarde um tempo para que o medicamento seja absorvido e, em seguida, aplique suavemente os emolientes.

Sempre lave as mãos antes de aplicar cremes ou pomadas e verifique se os recipientes estão bem fechados após o uso. A pele eczematosa pode ser infectada se o conteúdo do recipiente estiver contaminado. Se você tiver mais de uma pessoa com DA na família, verifique se cada um possui seu próprio suprimento de emolientes para evitar a infecção cruzada.

Aplique o creme de maneira fina e alise-o. Se a preparação for grossa, aplique-a em pequenos pontos nas partes do corpo afetadas, trabalhando da cabeça aos dedos dos pés, para que o creme derreta e se torne mais manejável quando você chegar suavemente.

Além de saber os nomes e os propósitos dos diferentes cremes que você usará, é útil registrar a quantidade de creme que está usando.

Tratamento com esteróides tópicos

A palavra “tópico” significa algo que você aplica no local do problema. Os esteróides são substâncias produzidas pelo organismo para ajudar no processo de cicatrização. Os esteróides produzidos para fins medicinais visam ter o mesmo efeito. Eles podem ser muito úteis no tratamento de todos os tipos de doenças, mas, tomados por via oral (por via oral), podem ter efeitos colaterais sérios. É muito improvável que isso aconteça com formulações de esteróides aplicadas à pele, mas tendo dito isso, lembre-se de que a pele de um bebê é muito permeável. É por isso que os cremes e pomadas esteróides prescritos para bebês geralmente têm uma formulação muito fraca (1% de hidrocortisona), a menos que haja uma razão especial para a força extra – nesse caso, o tratamento provavelmente será apenas por um curto período de tempo. Além disso, doses fortes de esteróides usadas por um longo período de tempo podem produzir afinamento, estrias e vermelhidão da pele.

No entanto, os esteróides tópicos podem reduzir a coceira e acelerar a cicatrização, por isso são extremamente úteis no controle de um surto da doença. Usados ​​com cautela, muitas vezes podem poupar tanto o bebê quanto os pais.

Se a pele for infectada, você deve consultar seu médico imediatamente. O eczema infectado pode ser difícil de tratar em qualquer pessoa, mas um bebê obviamente precisa ser monitorado de perto.

Texto adaptado por Redação CDD de Eczema Australasia (https://www.eczema.org.au/children-who-have-eczema/)

Compartilhe

Leia Também