23.11.2018 Outras Patologias

Entenda a relação entre a urtica e o angioedema

Você já entrou em uma loja e encontrou o conjunto perfeito de pulseiras, e decidiu comprá-las em dois ou mais tamanhos? Ou talvez você ficou apaixonada por um anel, mas sabia que seria simplesmente muito doloroso usá-lo. Se você se identificou com as situações e vive com urticária crônica espontânea (UCE), você pode estar sofrendo de angioedema. A boa notícia é que você definitivamente não está sozinho!

Como se ser atormentado pela coceira da urticária não fosse ruim o suficiente, cerca de 40% das pessoas com urticária crônica espontânea (UCE) também são afetadas pelo angioedema. Esse inchaço doloroso no tecido da pele mais profundo geralmente ocorre na face, mas também pode afetar a cabeça, o pescoço, as mãos, os pés (como nossa história menciona acima) e até mesmo as áreas genitais.

Parece que o angioedema é causado pelo mesmo processo inflamatório que provoca as urticas. Só que ao invés dos mastócitos da epiderme – a camada mais externa da pele – serem acionados para produzir histamina, são aqueles nas camadas mais profundas (a derme, o tecido subcutâneo, a mucosa e os tecidos submucosos, se você precisar saber) que são acionados. Isso provoca um acúmulo de fluido, atacando áreas distintas do corpo e causando o que muitos descrevem como uma dor ardente.

O controle do angioedema pode ser um desafio. Ao contrário das urticárias, que geralmente desaparecem dentro de algumas horas, os ataques do inchaço doloroso podem persistir por vários dias. Os episódios geralmente se resolvem sozinhos, mas é claro que não são apenas os efeitos físicos do angioedema que podem ser um problema. Para muitas pessoas que vivem com a condição, pode haver as questões psicológicas adicionadas – como sentir-se autoconsciente ou ansioso sobre sua aparência, evitar situações sociais ou até mesmo sentir depressão.

Se isso soa familiar para você, saiba que você definitivamente não está sozinho. Muitas pessoas com a UCE experimentam depressão em algum momento, por isso não tenha medo de discutir esses sentimentos com seu médico.

E fique tranquilo, você não passará por isso para sempre – um quarto dos casos de angioedema relacionados à UCE desaparecem em um ano, e a maioria dentro de cinco. Nesse meio tempo, é importante não deixar as urticas ou inchaços impedirem de você de viver sua vida.


Fonte: Skin to live in http://bit.ly/2P1Jw86
Tradução e adaptação: Redação CDD

Compartilhe

Leia Também