Exercícios respiratórios para aumentar a capacidade pulmonar

Sua capacidade pulmonar é a quantidade total de ar que seus pulmões podem conter. Com o tempo, nossa capacidade pulmonar e função pulmonar tipicamente diminuem lentamente à medida que envelhecemos, após os 20 anos.

Algumas condições, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), podem acelerar significativamente essas reduções na capacidade e no funcionamento dos pulmões. Isto leva a dificuldade em respirar e falta de ar.

Felizmente, existem exercícios que podem ajudar a manter e aumentar a capacidade pulmonar, tornando mais fácil manter os pulmões saudáveis ​​e obter oxigênio para o corpo.

1. Respiração diafragmática

A respiração diafragmática, ou “respiração abdominal”, envolve o diafragma, que supostamente faz a maior parte do trabalho pesado quando se trata de respirar.

Essa técnica é particularmente útil em pessoas com DPOC, pois o diafragma não é tão eficaz nesses indivíduos e pode ser fortalecido. A técnica é melhor usada quando se sente descansado.

Se você tiver DPOC, pergunte ao seu médico ou terapeuta respiratório para mostrar como usar este exercício para obter melhores resultados.

De acordo com a Fundação DPOC, você deve fazer o seguinte para praticar a respiração diafragmática:

1. Relaxe os ombros e sente-se ou deite-se.

2. Coloque uma mão na barriga e outra no peito.

3. Inspire pelo nariz por dois segundos, sentindo o ar se mover para o abdômen e sentindo o estômago se mover. Seu estômago deve se mover mais do que o seu peito.

4. Expire por dois segundos através dos lábios franzidos enquanto pressiona o abdômen.

5. Repetir.

2. Respiração de lábios franzidos

Respirar com os lábios franzidos pode desacelerar a respiração, reduzindo o trabalho de respirar mantendo as vias aéreas abertas por mais tempo. Isso facilita o funcionamento dos pulmões e melhora a troca de oxigênio e dióxido de carbono.

Este exercício de respiração é geralmente mais fácil para iniciantes do que a respiração diafragmática, e você pode fazê-lo em casa. Pode ser praticado a qualquer momento.

Para praticar a técnica de respiração de lábios franzidos:

1. Inspire o ar lentamente pelas narinas.

2. Aperte seus lábios, como se fizesse

3. Expire o mais lentamente possível através dos lábios franzidos. Isso deve levar pelo menos o dobro do tempo para respirar.

4. Repetir.

Dicas para manter seus pulmões saudáveis

A prevenção é o melhor remédio, e trabalhar para manter os pulmões saudáveis ​​é muito mais eficiente do que tentar repará-los depois que algo sai errado. Para manter seus pulmões saudáveis, faça o seguinte:

· Pare de fumar e evite o fumo passivo ou irritantes ambientais.

· Coma alimentos ricos em antioxidantes.

· Receba vacinas como a vacina contra a gripe e a vacina contra pneumonia. Isso pode ajudar a prevenir infecções pulmonares e promover a saúde dos pulmões.

· Exercite-se com mais frequência, o que pode ajudar seus pulmões a funcionar adequadamente.

· Melhore a qualidade do ar da sua casa. Use ferramentas como filtros de ar interno e reduza poluentes como fragrâncias artificiais, mofo e poeira.

Fontes:

https://www.healthline.com/health/how-to-increase-lung-capacity#pursedlips-breathing

copdfoundation.org/What-is-COPD/Living-with-COPD/Breathing-Techniques.aspx

lung.org/lung-health-and-diseases/how-lungs-work/lung-capacity-and-aging.html

mayoclinic.org/diseases-conditions/copd/diagnosis-treatment/treatment/txc-20204923

Tradução e adaptação: Redação CDD

Compartilhe

Leia Também