A esmagadora maioria dos fumantes diários de hoje começou a fumar antes dos 18 anos de idade. O uso de tabaco durante a infância e adolescência não só pode causar grandes problemas de saúde, mas as pessoas que começam a fumar em idade precoce são mais propensos a desenvolver uma dependência grave do que aqueles que começam em uma idade posterior.

Por que as crianças começam a fumar?

Pais, pressão dos colegas, publicidade – há diferentes razões pelas quais um jovem pode tentar fumar. Saiba por que as crianças começam ajuda a mantê-las longe do tabaco.

Como manter as crianças longe do cigarro
Manter crianças e adolescentes longe do cigarro é fundamental e eles precisam de sua ajuda. O tabagismo entre jovens pode ser evitado pelos esforços combinados de famílias, escolas, comunidades e formuladores de políticas. Por exemplo:
– Os pais podem dar um exemplo positivo para seus filhos, não fumando e mantendo suas casas livres do fumo.
– As escolas podem fornecer programas de prevenção do tabagismo para educar os alunos sobre os perigos do tabagismo e programas de cessação do tabagismo para ajudar os jovens que já são viciados a parar de fumar para sempre.

É importante lembrar
Um ambiente livre de cigarro, além de ter menos influência para a criança ou jovem iniciarem com o hábito, também é um local mais saudável para o desenvolvimento físico na infância. “O fumante passivo corre tantos riscos quanto o dependente em tabaco. Muitas vezes até mais do que o próprio fumante”, afirma o pneumologista Sergio Ricardo Santos, presidente da Comissão de Tabagismo da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT). “Não importa quem acendeu o cigarro, o que interessa é quem inalou a fumaça”.

Fontes: Minha Vida http://bit.ly/2Byog4X
American Lung Association http://bit.ly/2LoMovq
Tradução e adaptação: Redação CDD

Compartilhe!!!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on email