01.04.2019 Asma

O que fazer em uma crise de asma?

Um aperto no seu peito. Uma tosse que não parece limpar suas vias aéreas. O assobio e chiado de respirações. Um ataque de asma pode parecer diferente para todos, mas nunca deixa de ser assustador, não importa há quanto tempo você vive com asma.

A asma é uma condição que causa inflamação nas vias aéreas, tornando-as mais estreitas e difíceis de respirar. E, embora a medicação de resgate como um inalador possa ajudar a aliviar a tensão nas vias respiratórias e facilitar a respiração, isso não interrompe a inflamação, diz Janna Tuck, alergista e porta-voz do Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia. Mas dar os passos certos quando você sentir que os sintomas podem ajudar você a voltar ao normal mais rapidamente. Veja o que você deve fazer.

Passo 1: Pare o que você está fazendo. Por exemplo, se você estiver se exercitando, pare e sente-se ou, pelo menos, diminua a velocidade para ver se seus sintomas diminuem. Tente respirar pelo nariz e deixar o ar sair pela boca, diz a dra. Tuck. Isso ajuda a aquecer o ar que você está trazendo para os pulmões.


Passo 2:
 Use o seu inalador de resgate (bombinha) corretamente. Surpreendentemente, a maioria das pessoas não usa muito bem o inalador, diz Tuck. Eles posicionam o dispositivo incorretamente ou inalam a medicação com muita rapidez, direcionando-a para a parte de trás da garganta em vez da via aérea. Um médico, enfermeiro ou até mesmo um farmacêutico podem ajudá-lo a praticar e aperfeiçoar sua técnica. Adicionar um espaçador ou um tubo aberto que é colocado no bocal do inalador também pode ajudá-lo a levar mais medicamentos para os pulmões. Basta conectar o seu inalador ao espaçador e depois inspirar através do espaçador.


Passo 3:
 Afaste-se do gatilho. Se você acha que algo fora está causando seus sintomas, vá para dentro de casa. Se você estiver exposto a um alérgeno, tome um banho e lave-o da pele e do cabelo. Sopre seu nariz e lave com salina para limpar o máximo possível do irritante.

Passo 4: Concentre-se na respiração. Tuck diz que algumas crianças com asma têm amigos respirando, que as estimulam a diminuir a respiração, respirar pelo nariz e relaxar. Confiar um amigo ou membro da família para ajudá-lo a fazer a mesma coisa. Embora não haja provas de que a respiração pela ioga, ou pranayama, alivie o ataque, algumas pessoas acham que isso pode ajudar a aliviar os sintomas, diz Tuck.

Passo 5: Fique calmo. “Emoções fortes podem piorar os sintomas da asma ou até desencadear a si mesmos”, diz S. Christy Sadreameli, médico pneumologista e porta-voz da American Lung Association. Durante um ataque de asma, “a melhor coisa que você pode fazer é sentar e tomar sua medicação”. Tenha em mente que pode demorar de 10 a 15 minutos para o seu medicamento fazer efeito, então, mesmo se você se sentir melhor imediatamente, é melhor esperar que o remédio tome o seu efeito antes de retornar à sua atividade, diz o Dr. Sadreameli.

Passo 6: Tome uma bebida. Mas certifique-se de que está à temperatura ambiente: as bebidas que estão muito frias ou muito quentes podem causar espasmos musculares nas vias aéreas, de acordo com Tuck. Manter-se hidratado com muitos líquidos, como água, suco e chá, pode ajudar a aliviar os sintomas da asma.

Passo 7: Conheça o seu plano de ação para a asma. Desenvolvido com o seu médico, um plano de ação para a asma é uma estratégia personalizada que registra os passos que você deve tomar quando está indo bem (verde), quando a asma piora (amarelo) ou quando precisa de atendimento médico (vermelho). “Esperamos que as pessoas não usem muito a zona vermelha, mas eu gosto que elas saibam sobre isso, porque isso pode salvar uma vida”, explica Sadreameli.

Se você não está se sentindo bem e precisa de atendimento médico de emergência, ligue para o 190, ou para o serviço de urgência do seu plano de saúde. Se os seus lábios ou unhas estão ficando azuis, você está tendo problemas para andar, ou não consegue falar frases completas, mesmo em repouso, ligue ou vá para o hospital imediatamente. Se você não se recuperou após 15 minutos de uso do seu inalador de resgate, vá para uma atendimento de emergência.
Texto escrito por Natalie Mackenzie, revisado pela médica Dra. Sanjai Sinha.

Tradução e adaptação Redação CDD
Fonte: https://www.everydayhealth.com/hs/adult-asthma/what-youre-having-asthma-attack/?eh_uid=84641190&…

Compartilhe

Leia Também