05.12.2019 Saúde Pública

Acupuntura para asma, funciona?

Por CDD

As pessoas que vivem com asma usam uma variedade de métodos para manter sua condição sob controle. Os métodos comuns incluem tomar remédios diários para diminuir a inflamação nas vias aéreas e usar inaladores para alívio rápido quando ocorre um ataque de asma. A acupressão e a acupuntura têm sido usadas para controlar a dor doenças há milhares de anos. 

Para algumas pessoas, opções de tratamento complementares podem aumentar a eficácia dos tratamentos convencionais e ajudar a manter os sintomas sob controle. Duas dessas opções complementares incluem acupressão e acupuntura.

A acupressão é uma forma de massagem (também conhecida como carroçaria) que é usada na medicina tradicional chinesa há milhares de anos como tratamento para doenças e dores, de acordo com o Centro de Medicina Leste-Oeste da UCLA. É baseado nas mesmas idéias de outro tipo de medicina tradicional chinesa: acupuntura.

Ambas as formas de terapia envolvem pontos de pressão estimulantes no corpo, mas na acupuntura o praticante usa as mãos e os cotovelos para aplicar pressão física e, na acupuntura, ele insere agulhas muito finas na pele; as agulhas são ativadas através de movimentos suaves das mãos do praticante ou com estimulação elétrica, de acordo com a Johns Hopkins Medicine.

A ideia é que, estimulando várias pressões ou pontos de acupuntura no corpo, você pode trabalhar para produzir efeitos terapêuticos para uma determinada condição, de acordo com Malcolm B. Taw, MD, diretor do Centro da UCLA para Medicina Leste-Oeste em Westlake Village e um professor clínico associado no Departamento de Medicina da UCLA em Los Angeles. Uma revisão publicada em 2015 na revista Pain Medicine analisou as pesquisas e evidências atuais sobre a definição e a função dos pontos de acupuntura e concluiu que eles podem liberar certas substâncias ou sustentar certas mudanças de maneira a ajustar a função de órgãos específicos, manter a homeostase no corpo , ou afetar sintomas de várias doenças.

Pressionar pontos de acupuntura via acupressão, por exemplo, pode ajudar a liberar a tensão muscular e promover a circulação sanguínea, de acordo com o Memorial Sloan Kettering Cancer Center. Mais especificamente, a aplicação de pressão nos pontos de acupuntura pode sinalizar para o corpo “ativar” os mecanismos reguladores ou de autocura, enviando energia vital (conhecida como qi, pronunciada “bochecha”) através de caminhos naturais no corpo chamados meridianos. Pesquisas sugerem que, uma vez que o ponto de pressão é estimulado, o qi flui do ponto de pressão através do meridiano e para a área alvo. Da mesma forma, acredita-se que o estímulo de pontos de pressão com agulhas via acupuntura estimule o sistema nervoso central a liberar substâncias químicas nos músculos, medula espinhal e cérebro, o que pode impulsionar as habilidades naturais de cura do corpo, de acordo com a Johns Hopkins Medicine.

Existem muitos pontos de acupuntura que podem ser usados ​​para tratar os sintomas da asma. 

O que a ciência diz sobre acupuntura para asma

A acupuntura demonstrou ser eficaz no alívio da asma alérgica, de acordo com Maeve O’Connor, MD, presidente do Comitê de Medicina Integrativa do Colégio Americano de Alergia, Asma e Imunologia e alergista em consultório particular da Allergy Asthma & Immunology. Alívio em Charlotte, Carolina do Norte. Asma alérgica é um tipo de asma em que os sintomas são causados ​​por alérgenos como poeira, mofo, pólen e alimentos, observa ela.

Em um estudo publicado em abril de 2017 no Journal of Alternative and Complementary Medicine, pacientes com asma alérgica que adicionaram 15 sessões de acupuntura aos cuidados de rotina ao longo de três meses observaram maiores melhorias na qualidade de vida específica da doença e relacionada à saúde, em comparação com pacientes que receberam apenas cuidados de rotina.

Outro estudo constatou que pacientes com asma alérgica que receberam 12 sessões de acupuntura direcionadas aos pontos de pressão que se pensa estarem conectados com asma por quatro semanas relataram uma melhora maior no bem-estar geral em comparação com um grupo controle de indivíduos que receberam o mesmo número de acupuntura tratamentos, mas aqueles que não visavam necessariamente pontos de pressão ligados à asma.

Além disso, exames de sangue daqueles indivíduos que receberam acupuntura específica para asma mostraram reduções nas citocinas inflamatórias (pequenas proteínas que influenciam a maneira como as outras células se comunicam) após quatro semanas. Por que isso é importante para pessoas com asma? Bem, a asma é uma condição que leva à inflamação das vias aéreas. O estudo mostra que a acupuntura pode influenciar os processos fisiológicos encontrados na asma, diminuindo os níveis de mediadores específicos envolvidos na inflamação, diz Taw.

Por fim, a acupuntura é um bom complemento para os tratamentos convencionais de asma, de acordo com Taw. Mas a acupuntura não deve substituir os tratamentos usuais para a asma. “Não recomendamos que os pacientes fiquem longe de tratamentos convencionais”, diz Taw. “Mas se eles quisessem adicioná-lo, não teríamos problema em adicionar acupuntura para ajudar na resposta dos sintomas”.

Devo tentar a acupressão para asma?

Enquanto vários estudos analisaram os efeitos da acupuntura na asma (incluindo os mencionados acima), poucos investigaram a eficácia da acupressão para ajudar na asma. E enquanto a acupuntura e a acupuntura são terapias que seguem princípios semelhantes, não podemos concluir com certeza que a acupuntura criará os mesmos efeitos mostrados nos estudos de acupuntura, segundo Taw.

Mas Taw acrescenta que existem poucas preocupações com a segurança da acupuntura para asma quando isso é feito corretamente, e pode valer a pena tentar algumas, apesar da falta de evidências por trás dela. “A acupressão é muito segura, com risco mínimo a nenhum risco geral”, diz Taw.

Mas é sempre uma boa ideia consultar seu médico antes de iniciar a acupuntura ou qualquer outro tratamento complementar. Você deve ser especialmente cauteloso com a acupressão se estiver grávida, pois estimular certos pontos de pressão – como o intestino grosso 4 (conhecido como gu) – pode induzir o trabalho de parto e causar danos, de acordo com o UCLA Center for East-West Medicine .

É possível realizar acupressão em si mesmo (o Centro de Medicina Leste-Oeste da UCLA oferece este guia prático para localizar os vários pontos de pressão), mas convém procurar ajuda de alguém treinado nessa forma de carroçaria para aprender melhor como fazer com segurança e eficácia. Pergunte ao seu médico e às pessoas em quem você confia recomendações.

Infelizmente, faltam pesquisas sobre asma e acupuntura, por isso não sabemos o quão eficaz é. “Enquanto a acupressão e a acupuntura são terapias em um continuum semelhante, infelizmente não podemos concluir que a acupressão também diminua os mediadores inflamatórios, melhore a qualidade de vida e reduz os sintomas”, diz Taw.

Dito isto, a acupressão pode ajudar com os sintomas e existem muito poucas preocupações de segurança. Mas, novamente, é uma boa ideia conversar com seu médico ou profissional de saúde sobre a adição de qualquer nova terapia complementar – seja acupuntura, acupressão ou outra modalidade – aos seus cuidados.

Se você conversou com seu médico e decidiu que é uma boa ideia tentar acupuntura, encontre um profissional em quem confie. Receber tratamento de acupuntura em particular de um profissional não qualificado pode resultar em complicações, principalmente pelo uso de agulhas não estéreis ou entrega inadequada de tratamentos, de acordo com o Centro Nacional de Saúde Integrativa e Complementar. Embora tenham sido relatadas relativamente poucas complicações, a entrega inadequada de tratamentos de acupuntura pode levar a sérios efeitos à saúde, incluindo infecções, órgãos perfurados, pulmões em colapso e danos no sistema nervoso central.

Texto originalmente publicado em https://www.everydayhealth.com/asthma/how-to-use-your-body-s-pressure-points-to-relieve-asthma/?eh_uid=84641190&slot=2&xid=nl_EHNLasthmaallergies_2019-11-21_18664531&utm_source=Newsletters&nl_key=nl_asthma_allergies&utm_content=2019-11-21&utm_campaign=Asthma_and_Allergies

Traduzido e adaptado por Redação CDD

Compartilhe

Leia Também