19.10.2018 Asma

O que perguntar para seu médico se você tem Asma Grave

A natureza da asma grave pode ser imprevisível. Embora seus sintomas possam ser controlados, a asma grave pode afetar significativamente suas atividades diárias. Em vez de tolerar os sintomas da asma, saiba que existem soluções disponíveis que podem ajudar no controle da condição.

Se você sentir que sua asma grave está fora de controle, é hora de conversar com seu médico. Use as seguintes perguntas como um guia de discussão em sua próxima consulta.

1. O que está provocando minha asma grave?

Asma grave pode ter vários gatilhos. Algumas das possibilidades incluem alergias sazonais, pêlos de animais e cheiros químicos. Nem todo mundo com asma grave tem os mesmos gatilhos. Além disso, os gatilhos podem mudar com o tempo.

Se o seu médico identificou alguns de seus gatilhos de asma antes e você está experimentando uma nova onda de sintomas, vale a pena investigar outras possibilidades. Seu médico pode ajudá-lo a determinar a melhor maneira de saber quais são esses novos gatilhos, seja por meio de testes de alergia ou mantendo um diário de acompanhamento de sintomas em casa.

2. Preciso de mais exames?

Seu médico pode sugerir mais exames desde o início. Mas se sua asma grave parecer incontrolável, vale a pena verificar com seu médico antecipadamente. Os resultados dos testes podem demorar para serem processados, por isso pode ser útil perguntar ao seu médico antes da sua consulta. Essa é uma boa ideia para o caso de você ter a chance de concluir sua avaliação e exames no mesmo dia.

3. Que tipos de medicamentos eu preciso?

A medicação que você precisa depende da gravidade de seus sintomas. Se eles não puderem ser controlados, seu médico provavelmente receitará medicamentos mais fortes para diminuir a inflamação pulmonar. Ao controlar a inflamação, suas vias aéreas também são menos propensas a se contrair e levar a complicações respiratórias. Considerando esses fatos, você precisará de um medicamento de controle efetivo a longo prazo para a sua asma.

Se a sua asma grave for desencadeada por alergias, o seu médico poderá prescrever um remédio mais forte para essa finalidade. Esses tipos de medicamentos funcionam bloqueando a capacidade do organismo de produzir histamina – que causa sintomas de alergia – sempre que encontrar certos alérgenos.

Existem novos medicamentos biológicos que funcionam no sistema imunológico. Estes são utilizados por médicos especializados em tipos específicos de asma grave. A termoplastia brônquica também é oferecida às vezes para as pessoas com asma grave.

Tenha em mente que pode levar várias semanas até que uma medicação de longo prazo tenha efeito total. Encontrar os medicamentos certos que controlam sua asma grave pode envolver um processo de tentativa e erro.

4. Existem opções alternativas para o tratamento?

Devido aos perigos da asma grave, o seu médico provavelmente vai ficar com um plano de tratamento convencional.

Você nunca deve tentar usar ervas ou outras opções alternativas para a sua asma sem primeiro consultar seu médico. Mas vale a pena perguntar sobre todas as opções pesquisadas pelas quais você tem interesse em saber mais.

Cafeína e exercícios de respiração são alguns dos métodos alternativos de asma que estão atualmente em estudo.

5. Como posso tratar outras condições que tenho além da asma grave?

Não é incomum ter mais de uma condição médica além da asma grave. Você certamente deve divulgar quaisquer outras condições que você tenha com seu médico.

É especialmente importante que seu médico saiba sobre outros medicamentos que você toma para essas condições, para que eles possam ajudar a evitar interações medicamentosas.

6. Minha asma grave durará para sempre?

A asma em si é uma condição vitalícia e não há cura para ela. Mas a asma muitas vezes passa por ciclos. Pode haver pontos em sua vida que você tem sintomas piores do que outros. Isso pode estar relacionado à sua idade, ambiente ou níveis de estresse.

A chave aqui, no entanto, é que você não deve presumir que sintomas graves de asma são apenas uma parte do seu ciclo atual. Mesmo se você tiver asma grave pelo resto da vida, você ainda deve ser capaz de controlar seus sintomas.

Ligue para o seu médico se o seu novo plano de tratamento para asma grave não oferecer qualquer alívio. Você também deve procurar atendimento médico de emergência se tiver dificuldades respiratórias significativas, além de dor no peito, pele azul ou desmaios. Estes podem ser sinais de um ataque de asma.

Fonte: http://bit.ly/2CrljW9
Tradução e adaptação: Redação CDD

Compartilhe

Leia Também