Quais são os riscos de ter DPOC e pneumonia?

doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma “coleção” de doenças pulmonares que causa obstrução das vias aéreas e dificulta a respiração. Isso pode resultar em complicações sérias.
Pessoas com DPOC têm maior probabilidade de desenvolver pneumonia. A pneumonia é particularmente perigosa para pessoas com DPOC porque causa um risco aumentado de insuficiência respiratória. É quando o seu corpo não está recebendo oxigênio suficiente ou não está removendo com sucesso o dióxido de carbono.

Algumas pessoas não têm certeza se seus sintomas são de pneumonia ou de piora da DPOC. Isso pode fazer com que esperem para procurar tratamento, o que é perigoso.

Se você tem DPOC e acha que pode estar mostrando sinais de pneumonia, ligue para seu médico imediatamente.

DPOC e como saber se você tem pneumonia
Crises de sintomas da DPOC, conhecidos como uma exacerbação, podem ser confundidos com sintomas de pneumonia. Isso é porque eles são muito parecidos.
Estes podem incluir falta de ar e aperto do peito. Muitas vezes, as semelhanças nos sintomas podem levar a sub-diagnósticos de pneumonia em pacientes com DPOC.
Pessoas com DPOC devem observar cuidadosamente os sintomas mais característicos da pneumonia. Esses incluem:
– arrepios
– tremedeira
– aumento da dor no peito
– febre alta
– dores de cabeça e dores no corpo

As pessoas que sofrem tanto de DPOC quanto de pneumonia geralmente têm problemas para falar devido à falta de oxigênio.

Elas também podem ter expectoração de cor mais espessa e mais escura. O escarro normal é branco. O escarro em pessoas com DPOC e pneumonia pode ser verde, amarelo ou tingido de sangue.

Prescrição de medicamentos que normalmente ajudam os sintomas da DPOC não serão eficazes para os sintomas da pneumonia.

Procure atendimento médico imediato se sentir os sintomas acima associados à pneumonia. Você também deve consultar um médico se os sintomas da DPOC piorarem. É importante estar ciente de:

– dificuldade para respirar, falta de ar ou chiado
– inquietação, confusão, fala arrastada ou irritabilidade
– fraqueza inexplicável ou fadiga que dura mais de um dia
– alterações no escarro, incluindo cor, espessura ou quantidade
Complicações de pneumonia e DPOC
Ter pneumonia e DPOC pode resultar em complicações sérias, causando danos permanentes e permanentes aos pulmões e outros órgãos importantes.
A inflamação da pneumonia pode limitar o fluxo de ar, o que pode danificar ainda mais os pulmões. Isso pode evoluir para insuficiência respiratória aguda, uma condição que pode ser fatal.
A pneumonia pode causar privação de oxigênio, ou hipóxia, em pessoas com DPOC. Isso pode levar a outras complicações, incluindo:
– dano a rins
– problemas cardiovasculares, incluindo acidente vascular cerebral e ataque cardíaco
– dano cerebral irreversível

Pessoas com um caso mais avançado de DPOC correm maior risco de complicações graves de pneumonia. O tratamento precoce pode ajudar a diminuir esses riscos.

Como a pneumonia é tratada em pessoas com DPOC?
Pessoas com DPOC e pneumonia são normalmente admitidas no hospital para tratamento. Seu médico pode solicitar radiografias de tórax, tomografias computadorizadas ou exames de sangue para diagnosticar pneumonia. Eles também podem testar uma amostra de sua expectoração para procurar por infecção.

Antibióticos

Seu médico pode prescrever antibióticos. Eles provavelmente serão administrados por via intravenosa quando você estiver no hospital. Você também pode precisar continuar tomando antibióticos após voltar para casa.

Esteróides
Seu médico pode prescrever glicocorticóides. Eles podem reduzir a inflamação nos pulmões e ajudá-lo a respirar. Estes podem ser administrados através de um inalador, pílula ou injeção.

Tratamentos respiratórios
Seu médico também irá prescrever medicamentos em nebulizadores ou inaladores para ajudar ainda mais a sua respiração e gerenciar os sintomas da DPOC.

Suplementação de oxigênio e até mesmo ventiladores podem ser usados para aumentar a quantidade de oxigênio que você está recebendo.

Cuide-se bem! Com a chegada do inverno, crises de DPOC e de pneumonia podem aumentar.

Matéria original em https://www.healthline.com/health/copd/copd-and-pneumonia-understanding-your-risk#treatment
Tradução e adaptação Redação CDD

Compartilhe

Leia Também