12.12.2019 Saúde Pública

Guia de empoderamento para a segurança das mulheres na Internet

Por CDD

Você já foi assediada na rua? Recebeu uma mensagem grosseira em um aplicativo de relacionamentos? Ouviu algum comentário inconveniente de um colega de trabalho sobre sua aparência?

Você não está sozinha.

Através do movimento #MeToo, é simples acessar o Twitter ou Facebook e conferir o número de mulheres que são vítimas de assédio sexual. Seja pessoalmente ou online, mulheres de todos os lugares já passaram por isso de uma forma ou de outra. E, com todas as maneiras novas de comunicação possibilitadas pelas Internet, o assédio online está mais frequente do que nunca.

Segundo um estudo realizado pelo Pew Research Center, a maioria dos abusos online acontece nas redes sociais. Embora os homens também estejam sujeitos ao assédio online – o qual inclui xingamentos, zombarias e ameaças físicas –, o estudo descobriu que, no ambiente online, as mulheres têm duas vezes mais chances de sofrer assédio sexual do que os homens.

Além disso, mais da metade das mulheres entre 18 e 29 anos relatou ter recebido imagens com conteúdo sexual explícito sem consentimento.

Esse número continua crescendo, e, embora 70% das mulheres acreditem que o assédio online seja um grande problema, poucas delas sabem o que fazer para evitá-lo.

As mulheres são muitas vezes visadas simplesmente por serem mulheres. Os ataques são frequentemente de cunho sexual ou misógino, e o discurso costuma ter como foco o corpo feminino e a violência sexual. Isso pode causar danos tanto físicos quanto emocionais, e as mulheres são geralmente intimidadas a ficar em silêncio, preferindo deixar o fato de lado a se colocar em uma posição de risco.

Entretanto, existem maneiras de nos protegermos.

Este guia foi escrito com o objetivo de empoderar as mulheres para que naveguem na Internet sem medo. Discutiremos ocorrências comuns nas quais as mulheres são vítimas de assédio em seu dia a dia – nas redes sociais, no trabalho, em relacionamentos e mais – e forneceremos dicas e orientações para as mulheres assumirem o controle.

Para nós, é importante notar que algumas das orientações aqui sugeridas incentivam o anonimato, em vez do risco de transformar as mulheres em alvos. Embora isso possa parecer contrário à ideia de incentivar a expressão pessoal, acreditamos que todas as mulheres devem ser empoderadas a tomar essa decisão por conta própria.

Nosso trabalho é fornecer as ferramentas de que você precisa para fazer isso.

Esperamos que este guia incentive mulheres de todos os lugares a defender e proteger a si mesmas, bem como a enfrentar o assédio sexual, tanto na Web quanto pessoalmente.

Acesse o guia completo, feito por e para mulheres em https://pt.vpnmentor.com/blog/guia-de-empoderamento-para-a-seguranca-das-mulheres-na-internet/

Compartilhe

Leia Também