16.10.2019 Saúde Pública

Dia Nacional de Combate à Sífilis

Por CDD

A Sífilis é uma infecção sexualmente transmissível (IST) causada pela bactéria Treponema pallidum.

Normalmente a sífilis apresenta fases distintas com sintomas específicos (sífilis primária, secundária e terciária) que é intercalada por períodos latentes. Por isso, ela é conhecida por ser um mal silencioso e requer cuidados.

Neste conteúdo vamos explicar os tipos e estágios da sífilis, como ela se manifesta, se o quadro tem cura e como preveni-la.

Aumento de casos de sífilis no Brasil

Em 2017 foi percebido um aumento dos casos relacionados à sífilis no Brasil. Entre 2015 e 2016, a sífilis adquirida teve um aumento de 27,9%; a sífilis em gestantes, de 14,7%; e a congênita (transmitida da mãe para o bebê pela placenta ou no momento do parto) de 4,7%. (3)

Se olharmos esses dados desde 2010, o crescimento é ainda mais expressivo: no ano de 2010 haviam sido registrados 1249 casos de Sífilis. Em 2015, esse número saltou para 65.878, um aumento de mais de 5.000%, e chegou em 87.593 casos em 2016 .

De acordo com o Ministério da Saúde, um dos motivos para o aumento dos casos de sífilis é a escassez de penincilina (medicamento utilizado para tratar a doença) em âmbito global. Esse cenário existe desde 2014 e acarretou uma epidemia da doença no Brasil em 2016. Além disso, houve um aumento na quantidade de testes realizados, o que possibilitou, também, elevar a quantidade de diagnósticos realizados. O Ministério da Saúde reforça que o aumento não necessariamente está relacionado a um aumento de contaminação. (2, 3)

A CDD está apoiando a Campanha Nacional Teste, Trate e Cure: Sífilis Não!

Entre no site da campanha e conheça os sinais e sintomas, os tipos de sífilis e também o tratamento: http://www.sifilisnao.com.br

Compartilhe

Leia Também