22.05.2020

Fomos “incapacitados”: como a pandemia provou o modelo social da deficiência

Por CDD

Para aqueles que nunca ouviram falar do modelo social da deficiência, é melhor explicado como a visão dos direitos civis sobre a deficiência. Separa o prejuízo da deficiência e concentra-se na responsabilidade que a sociedade possui pela incapacidade de outras pessoas. Por exemplo, se todos aprendessem a língua de sinais em tenra idade, uma pessoa surda não seria mais prejudicada. Se as cidades fossem construídas e planejadas com as deficiências físicas em mente e não houvesse estigma social associado a parecer ou soar diferente, ter um comprometimento físico não seria mais incapacitante. Grande parte do meu trabalho envolve ajudar as empresas a remover barreiras para os funcionários com deficiência que estão lutando desnecessariamente porque a cultura do ambiente e do local de trabalho não foi projetada com eles em mente.

A Dra. Frances Ryan escreveu recentemente no The Guardian sobre a experiência agridoce de obter de repente a flexibilidade e o apoio de que ela realmente precisava como resultado da crise do coronavírus, seguida pela angústia de se perguntar por que ela havia dito repetidamente que não era possível antes.

Isso me levou a pensar em como o ambiente atual está levando à disponibilidade de acomodações para pessoas com deficiência, não por causa de algum despertar ético ou aumento da empatia, mas porque agora todos estão “incapacitados”. Se seguirmos a lógica do modelo social da deficiência, agora estamos trabalhando em um ambiente que não é ideal para a grande maioria, e não uma minoria invisível. Permita-me expandir isso para você, dando-lhe alguns exemplos.

Seu valor mudou?

Uma estatística pela qual as pessoas geralmente ficam chocadas é que 83% de todas as deficiências são adquiridas e a idade média para adquiri-las é 53 (Fonte: Business Disability Forum). Ajustar-se a um novo mundo no qual você fica subitamente incapacitado é difícil, as pessoas precisam aprender a defender a si próprias e suas necessidades particulares, mantendo-se confiantes e concentradas em suas habilidades. Isso pode ser complicado em um mundo onde poucos entendem sua experiência.

Alguns meses atrás, o mundo mergulhou repentinamente em uma situação em que a proximidade física de outras pessoas se tornava um impedimento. De uma só vez, um grupo inteiro de pessoas foi colocado em desvantagem imediata sem ter feito nada para merecê-lo.

Se as habilidades das pessoas e a interação cara a cara são a sua principal habilidade, seu maior patrimônio profissional agora é inútil para o seu empregador. Você foi desvalorizado por forças fora de seu controle e o mundo mudou de maneiras que não atendem aos seus pontos fortes.

Mesmo deixando de lado o aspecto profissional, se você precisa se socializar para se sentir estável e feliz, agora está desativado. É assim que é ter uma deficiência; é com isso que algumas pessoas crescem.

Liderando Através de Maior Empatia

Durante esse período, como líderes, podemos revisar as maneiras pelas quais agora estamos em desvantagem e usar essa percepção e empatia cada vez maiores para revisar quais mudanças poderiam e deveriam ser feitas para apoiar a comunidade com deficiência.

A fadiga do zoom é a nova irritação generalizada dos trabalhadores em todos os lugares. Nem toda comunicação é ideal para o formato de vídeo, pode ser difícil ler a linguagem corporal e saber quando é a sua vez de falar. Também pode haver problemas técnicos que impedem que você ouça ou consiga se conectar com alguém por um assunto urgente. Parece semelhante às experiências cotidianas de pessoas autistas para mim!

Sem dúvida, após a crise, a maioria das pessoas ficará imensamente grata por voltar a ter certa comunicação frente a frente e, no entanto, as pessoas surdas e com deficiência auditiva ainda receberão sua interpretação da língua de sinais médica através de um tablet em muitos casos. As mulheres com deficiência auditiva serão informadas de que abortaram por um estranho em um link de vídeo, e as pessoas gravemente enfermas terão que se comunicar escrevendo para seus médicos quando o link do vídeo for interrompido.

Durante esse período em que estamos nos esforçando tanto para nos sentirmos conectados com os outros, talvez possamos analisar como nossa sociedade é incapacitante para os deficientes auditivos e reconsiderar o amplo ensino da língua de sinais, o uso de intérpretes presenciais sobre a tecnologia e as legendas ocultas onipresentes.

Atualmente, se você tem febre por outro motivo ou tosse porque é fumante, é provável que tenha medo de sair de casa. Você está fazendo a compra semanal da família no supermercado enquanto tenta suprimir a tosse porque sabe que todo mundo vai ficar olhando? Com medo de espirrar, caso as pessoas reajam horrorizadas? Considere, então, que isso é semelhante à experiência daqueles com tiques físicos e verbais involuntários. Deixe a natureza atualmente incapacitante de sua condição lhe dar uma ideia do que é ser uma pária social simplesmente por causa de uma função corporal que você não pode controlar.

Atualmente, algumas pessoas são incapazes de usar máscaras no rosto porque as consideram claustrofóbicas ou causadoras de ansiedade. Este é um exemplo perfeito de como as pessoas com problemas de processamento sensorial são levadas a usar uniformes escolares ou roupas formais de escritório que consideram completamente insuportáveis

Não é uma resistência às regras que é o problema, é uma reação física genuína. Certamente acomodações podem ser feitas?

O isolamento literal da sociedade que está fazendo com que você se sinta sozinho e desconectado é o que sente para muitas pessoas que simplesmente não são incluídas ou aceitas por causa de suas diferenças. A solidão é um grande problema para as pessoas com deficiência e afeta a saúde mental. Agora que todos sabemos melhor, precisamos fazer mais para ajudar.

A flexibilidade será a chave

Para aqueles que acharam o trabalho em casa e a ausência de um trajeto para ir trabalhar de forma positiva, lembre-se de que quando as restrições de bloqueio são facilitadas, não precisamos voltar aos negócios como de costume. Será muito mais difícil argumentar que o trabalho remoto é “irracional”, e devemos observar os ganhos de produtividade de nossos colegas menos extrovertidos no momento.

Como líderes empresariais planejando um retorno ao trabalho, podemos classificar as últimas semanas em categorias:

Vamos observar aqueles que prosperaram neste momento e permitir que eles mantenham suas condições de trabalho. Forçar as pessoas com deficiência cognitiva e fadiga a se concentrarem em um escritório de plano aberto é como dizer a alguém com perda auditiva que “escute mais”, ou fazer com que alguém que se destaque em um discurso de vendas por meio da observação da linguagem corporal escreva um ponto de poder. É discriminação limítrofe e um obstáculo ao talento.

Lembremos como é lutar com os canais de comunicação que não nos permitem fluir livremente nosso pensamento e julgar menos a dislexia e a dispraxia.

Vamos lembrar quanto esforço investimos em tecnologia nesse momento, como texto alternativo para imagens, para que aqueles que dependem da tecnologia para toda a comunicação se sintam incluídos.

Vamos manter todas essas opções em aberto assim que recuperarmos a liberdade de escolha.

Nancy Doyle

Psicóloga organizacional especializada em neurodiversidade

Texto disponível originalmente em https://www.forbes.com/sites/drnancydoyle/2020/04/29/we-have-been-disabled-how-the-pandemic-has-proven-the-social-model-of-disability/#2f89f29d2b1d

Tradução Coletivo Feminista de Mulheres com Deficiência Helen Keller

Compartilhe

Leia Também