14.04.2020 Saúde Pública

Impacto da quarentena na Saúde Mental

Por CDD

Apesar de todos saberem sobre a necessidade de evitar qualquer convívio social para conter o novo coronavírus, controlar a vontade de ir para a rua ou encontrar outras pessoas é uma tarefa difícil. Enfrentar uma quarentena pode ter impacto na saúde mental dos indivíduos. É o que mostra uma revisão de pesquisas, publicada este mês na revista científica “The Lancet”, sobre os efeitos psicológicos da quarentena durante o período da epidemia de SARS, a síndrome respiratória aguda que surgiu em 2002. De acordo com o levantamento, 29% apresentaram sintomas de estresse pós-traumático, enquanto 31% tiveram depressão depois do isolamento.

Portanto, esse efeito colateral da pandemia que vivemos também tem que ser objeto de atenção da saúde pública. O período de quarentena pode desencadear um estado permanente de ansiedade. Além do medo de contrair a doença, quase sempre há perdas financeiras, por isso é tão importante que o governo disponibilize um canal de informações eficiente e permanente.

Numa entrevista para a revista eletrônica “Quartz”, o psicólogo e escritor Frank McAndrew disse que uma quarentena pode ser especialmente angustiante porque as pessoas se veem à mercê de outros e de forças incontroláveis, como é o caso de uma pandemia. 

E você, como está cuidando da sua saúde mental nesse período?

Fonte: Bem Estar

Compartilhe

Leia Também