09.04.2020

Imunossupressão e Covid-19

Por CDD

A imunossupressão é, de forma muito simplificada, diminuir a atividade ou eficiência imunológica. Em muitas doenças auto imunes, por exemplo, a imunossupressão é importante para diminuir atividade da doença, e, por isso, as pessoas tomam medicamentos imunossupressores. Já, em outros casos, a imunossupressão é um efeito colateral de tratamentos. 

Pessoas com esclerose múltipla, neuromielite óptica, lúpus, diabéticos e com doenças como dermatite atópica, urticária crônica espontânea ou asma alérgica, que realizem tratamentos com medicamentos biológicos e/ou imunoterapia ativa, acabam tendo imunossupressão por conta de seus tratamentos.

Sabe-se que, pessoas imunossuprimidas têm maiores chances de, ao pegar Covid-19, desenvolver um caso mais grave, porque seu organismo tem mais dificuldade em combater o vírus. E é por isso que são pessoas consideradas o grupo de risco. 

Os cuidados com essas pessoas contra o Coronavirus, deve ser o mesmo que as demais pessoas: isolamento social, higiene das mãos, higiene de produtos que venham de fora, não levar mãos ao rosto e não ter contato com pessoas infectadas. 

Devo continuar o tratamento com meu tratamento com imunossupressores em meio à Covid-19? 

Depende. Essa questão deve ser discutida diretamente com a equipe médica que lhe acompanha. 

Pessoas com asma, que fazem uso de corticoide inalatório, devem continuar seu tratamento. 

Já, alguns medicamento biológicos para esclerose múltipla e NMO, podem ter sua próxima aplicação adiada, assim como a imunoterapia para pessoas com dermatite atópica e alergias. Mas, isso vai depender de cada caso, que deverá ser analisado individualmente com seu médico. 

Mas, para ajudar a entender como proceder, algumas associações médicas criaram protocolos específicos para tratamentos que você pode conferir aqui:

Recomendações ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia) para imunoterapia específica

Recomendações ASBAI (Associação Brasileira de Alergia e Imunologia) para omalizumabe e pacientes com UCE

Conselho Global para Pessoas com EM 

Você pode também assistir os vídeos do Dr. Rafael Stelmach, sobre Covid e doenças respiratórias, no nosso Facebook.

Redação CDD

Compartilhe

Leia Também