17.04.2020 Outras Patologias

Vacinação contra a gripe, imunossupressão e alergias

Por CDD

 Essa matéria foi produzida por sugestão de mensagem recebida no acolhimento@cddold.puntocomunicacao.com.br. Envie sua sugestão de matéria para nosso email (contato@cddold.puntocomunicacao.com.br) ou nossas redes sociais!


A campanha de vacinação contra a gripe começou no dia 23 de março, vacinando primeiramente os idosos e, nessa semana começou a vacinação para as pessoas com doenças crônicas, além de outros grupos prioritários. A última fase de vacinação começará dia 09 de maio, para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, pessoas com 55 a 59 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas com deficiência, povos indígenas, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Você, que tem uma doença crônica deve estar se perguntando se deve se vacinar, não é mesmo?

Para a imensa maioria das pessoas a resposta é SIM. Mas vale consultar seu médico ou médica para confirmar se você pode se vacinar.

Pessoas com alergia a ovo podem receber a vacina a partir o 6º mês de vida, independentemente da gravidade da reação. Se a pessoa tem história prévia de anafilaxia a ovo, preferencialmente vacinar em ambiente seguro, com supervisão médica (recomendação da ASBAI).

Já aqueles que tem doenças respiratórias como asma e DPOC, é fundamental que tomem a vacina da gripe e a pneumo nesse momento.

Pessoas que tomam medicamentos imunossupressores podem ter alguma restrição à alguns tipos de vacina com vírus vivo, no entanto, a vacina da gripe é feita com vírus atenuado, e, por isso, pode ser tomada na maioria dos casos. Muitas pessoas com doenças prévias têm medo de ter uma exacerbação da sua doença após tomar a vacina, no entanto, diversos estudos mostram que não há ligação entre vacinas e crises de doenças como EM ou NMO.

Por isso, se organize e tome a vacina!

Em tempos de Covid-19, é importante tomar alguns cuidados ao sair de casa para tomar a vacina:

– Use máscara facial

– Não leve as mãos ao rosto

– Fique a uma distância segura (2m) de outras pessoas

– Se espirrar ou tossir, troque a máscara

– Evite lugares com aglomerações

Em muitas cidades existem lugares alternativos para se vacinar e, até mesmo, vacinas sendo aplicadas em frente a postos de saúde. Informe-se e veja como está sendo feito na sua região.

Redação CDD


Sua ajuda vale muito!

Publicamos mais de 20 matérias mensais e conteúdos exclusivos para redes sociais todos os meses, sobre saúde, doenças crônicas, qualidade de vida e formas de manejar melhor seu dia a dia. Realizamos pesquisas periodicamente para entender o que pode mudar sua vida para melhor e como fazer isso. Lutamos por melhores direitos para toda a população promovendo o trabalho de advocacy em saúde de ponta a ponta. Tudo isso, com uma equipe enxuta, formada praticamente por pessoas que vivem alguma condição crônica de doença e deficiência que dedicam integralmente seu tempo a levar melhor informação a você.

Acreditamos que a #InformaçãoÉOMelhorRemédio e, para que  possamos manter (e melhorar) a qualidade do trabalho falando sobre saúde, precisamos também da sua ajuda. Quanto custa ajudar a melhorar o mundo de quem tem uma condição crônica de doença?!

CONTRIBUA CLICANDO AQUI! <3 

Compartilhe

Leia Também