Embora a vacina de gripe seja formalmente indicada para determinados grupos, todos podem se beneficiar com este tipo de imunização, incluindo pacientes com UCE.

Os pacientes com UCE tem a qualidade de vida extremamente comprometida. Imunobiológicos e imunossupressores são altamente eficazes no controle dos sintomas. Cerca de 40% dos pacientes com UCE não respondem aos anti-histamínicos e necessitam de alguma medicação deste tipo. Mas será que por agirem no sistema imunológico contra-indicam a vacinação?

O omalizumabe, um imunobiológico utilizado na asma e na UCE, é um anticorpo monoclonal (feito em laboratório) que se liga a um outro anticorpo chamado IgE. A IgE está relacionada a determinadas doenças alérgicas e infecções parasitárias, mas não a defesa contra vírus ou bactérias. Assim, o omalizumabe não interfere na resposta imunológica, e pacientes em tratamento podem receber a vacina da gripe.

A ciclosporina, por sua vez, é um imunossupressor. Dependendo da dose utilizada, pode interferir de forma mais ou menos acentuada na resposta imunológica. E por isso pode ser utilizado tanto em doenças “alérgicas” (ex. dermatite atópica e a UCE), como em doenças auto-imunes graves e na prevenção da rejeição de transplantes. Dessa forma, vacinas produzidas com vírus vivo atenuado são contra-indicadas nos pacientes com tratamento com esta medicação (ex. vacina da febre amarela). No entanto, a vacina da gripe utilizada no Brasil é feita com o vírus morto. Ou seja, ela não provoca infecção após a sua administração. Assim, não há contra-indicação para os pacientes tratados com ciclosporina.

A prevenção de quadros infecciosos como a gripe é extremamente importante nos pacientes com UCE. Infecções são causa frequente de exacerbação dos sintomas de urticária. Mantenha sua urticária controlada com o tratamento e prevenção adequados, até que ela entre em remissão.

Fonte: Dr. Luis Felipe Ensina / Imunologia e Alergia http://bit.ly/2TJaNie
Adaptação: Redação CDD

Compartilhe!!!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on email