Pessoas com doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) podem reduzir alguns sintomas tomando doses regulares de vitamina D, de acordo com um novo estudo publicado na revista Thorax.

“A vitamina D tem dois efeitos importantes sobre o sistema imunológico que poderiam explicar por que reduz os sintomas da DPOC”, é o que Adrian Martineau, PhD, professor clínico de infecção respiratória e imunidade no Instituto Blizard da Universidade de Londres e co-autor do estudo, disse a Healthline.

“Ele estimula as respostas imunes a vírus respiratórios que comumente desencadeiam ataques de DPOC. Também atenua as respostas inflamatórias prejudiciais, acelerando assim a recuperação e limitando potencialmente os danos à arquitetura do pulmão ”, explicou Martineau.

A vitamina D tem outro benefício para as pessoas com DPOC, segundo David G. Hill, MD, pneumologista da Waterbury Pulmonary Associates em Connecticut e um porta-voz da American Lung Association.

“Na DPOC, faz sentido procurar por deficiência de vitamina D, porque as pessoas correm risco de osteoporose e não querem fraturas somadas a suas doenças pulmonares”, disse Hill à Healthline.

Barbara Yawn, MD, diretora científica da Fundação COPD, concordou.

“Além dos possíveis gatilhos para os ataques, as pessoas com DPOC correm maior risco de desenvolver osteoporose, e o cálcio e a vitamina D podem ajudar”, disse Yawn à Healthline.

Quando você deve tomar vitamina D
Como você sabe se precisa de vitamina D?
Hill explicou que, sem exames médicos e avaliação médica, é difícil determinar sinais ou sintomas de deficiência de vitamina D, como fadiga, dores musculares e nas costas e aumento de infecções.

“Você precisa fazer exames”, disse John Linnell, que tem DPOC no estágio 4. Ele é um advogado paciente e capitão do estado da Fundação COPD para Wisconsin.

Linnell compartilhou suas preocupações sobre pessoas com DPOC vendo manchetes sobre o estudo e se apressando para obter vitamina D sem entender o quadro completo de que não vai ajudar se você não tiver uma deficiência.

“É verdade que provavelmente 25% das pessoas com DPOC têm pouca vitamina D”, disse Linnell à Healthline.

“Se você mora mais para o norte do mundo, está mais propenso a ter um grau baixo porque você não está recebendo muito sol. Se você costuma ficar em casa , você não está recebendo luz solar e está mais apto a ter pouca vitamina D ”, disse ele. “Se você é obeso, tende a ter menos vitamina D porque armazena gordura e não circula pelo corpo”.

Lembre sempre de consultar seu médico sobre o melhor tipo de tratamento para você.

Fonte: Healthline http://bit.ly/2E0kJin
Tradução e adaptação: Redação CDD

Compartilhe!!!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on email