Muitos distúrbios cutâneos podem causar erupções irritadas e pruriginosas, dificultando a distinção entre urticária crônica e outras condições da pele.

Comichão, inchaço e vergões vermelhos e brancos são todos sinais que você pode ter urticária – ou urticária crônica espontânea (UCE), se os vergões aparecem consistentemente por seis semanas ou mais e não têm causa conhecida. Embora qualquer erupção cutânea possa parecer uma reação alérgica ou urticária, a realidade é que existem numerosos distúrbios cutâneos que podem ser confundidos com urticária crônica.

Como saber se são urticas crônicas
Se você notar uma erupção cutânea persistente e pruriginosa, consultar um dermatologista é um bom primeiro passo para confirmar um diagnóstico e encontrar alívio. “Dando um histórico médico completo e passando por um exame físico são as melhores maneiras de determinar o que está causando a erupção ou urticária, e se houver uma doença de pele mais grave por trás dele”, explica Joseph L. Jorizzo, MD, professor de dermatologia na Weill Cornell Medical College, em Nova York e Escola de Medicina Wake Forest Baptist Health em Winston-Salem, Carolina do Norte.

As urticas podem aparecer em qualquer parte do corpo e podem mudar de forma, se mover, desaparecer e reaparecer em curtos períodos de tempo. Elas também podem aparecer como solavancos ou vergões vermelhos ou cor de pele inchados ou “pápulas” com bordas claras e um centro vermelho que quando pressionado fica branco. Embora a causa de urticária crônica seja tipicamente desconhecida, alguns gatilhos comuns incluem certos alimentos, medicamentos, picadas de insetos, pelos de animais, infecções virais ou bacterianas e reações a estímulos físicos, como temperatura e exposição ao sol.

5 desordens da pele, muitas vezes confundidas com a urticária

As urticas podem ser confundidas com outras doenças da pele, como:

Erupção de calor. Esta condição da pele ocorre em clima quente e úmido e pode ser agravada por roupas que causam atrito ou bloqueiam dutos de suor. A erupção de bolhas e inchaços cheios de líquido pode ser irritante e sensível. Casos de erupção cutânea podem variar de leves a intensos, em que os inchaços contêm pus ou afetam a camada mais profunda da pele. Ao contrário das urticárias crônicas, a erupção do calor geralmente desaparece por conta própria e pode ser tratada resfriando a pele e reduzindo a transpiração.

Dermatite de contato.
Esta é uma condição comum em que algo que toca a pele provoca uma erupção vermelha. A reação pode ser causada por uma alergia a um ingrediente em maquiagem ou um metal em particular em jóias, ou por contato contínuo com um irritante, como sabão ou água sanitária. Mas, enquanto as urticárias causam uma reação alérgica, a maioria das pessoas que sofrem de dermatite de contato sente mais uma sensação de ardência ou ardor, e a reação aparece apenas quando a pele entrou em contato com o gatilho.

Rosácea.
Ao contrário das urticárias, que podem ocorrer em qualquer parte do corpo, a rosácea é limitada ao rosto e é caracterizada por vermelhidão nas bochechas, nariz, queixo ou testa. Pequenos vasos sanguíneos visíveis e inchaços semelhantes a espinhas no rosto, bem como olhos lacrimejantes ou irritados, são outros sintomas comuns. A rosácea não pode ser curada, mas pode ser controlada com o uso de certos medicamentos.

Eczema. Os sintomas do eczema geralmente variam de pessoa para pessoa e podem ser encontrados em todo o corpo. Causando pele vermelha, inflamada, seca, escamosa e intensamente pruriginosa, o eczema pode ser difícil de distinguir das urticárias. Assim como nas urticárias crônicas, a causa exata do eczema é desconhecida, mas acredita-se que esteja ligada à pele seca e irritada e a um sistema imunológico hiperativo. O tratamento é diferente daquele para urticária, e é por isso que é importante que um médico diagnostique o distúrbio de pele que você tem e recomende o tratamento adequado.

Pitiríase rósea.
Esta doença de pele comum provoca uma erupção cutânea vermelha manchada que aparece no corpo e normalmente dura cerca de seis a oito semanas, embora às vezes por muito mais tempo. Ao contrário das urticárias crônicas, a pitiríase rósea geralmente desaparece sozinha, sem tratamento.

Problemas de pele mais sérios

A principal característica que distingue urticária crônica de doenças de pele mais graves é se os vergões estão cheios de líquido. Se os inchaços vermelhos estiverem coçando, inflamados e cheios de líquido, a condição provavelmente é de urticária. Se eles são duros e cheios de outro material além do fluido, e se, após um teste cutâneo, as lesões tiverem uma coloração acastanhada, provavelmente haverá um problema subjacente.

“Uma lesão que parece uma urtica pode ser circulada”, diz Dr. Jorizzo. “Se a lesão durar mais de 24 horas, lesões urticariformes mais graves, como vasculite urticariforme ou lesão urticariforme de penfigóide bolhoso, devem ser excluídas por biópsia. ”

Portanto, se você tiver urticária ou sintomas parecidos, é importante consultar seu médico para determinar a fonte, se possível, e discutir o tratamento apropriado.

Fonte: Everyday Health http://bit.ly/2E51FOZ
Tradução e adaptação: Redação CDD

Compartilhe!!!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no email

10 comentários em “Como saber se é urticária”

  1. Boa tarde, eu sofro com urticária desde Janeiro e sem um diagnostico preciso, já fui no alergista, fz alguns exames, testes alérgicos, IGG total, Fam e graças a Deus tudo normal. Porem todos os dias, sempre no fim da tarde ou a noite as plaquinhas aparecem junto com ela a coceira, quando aparecem muitas tomo Dicloridrato de Levocetirizina mais no normal eu não tomo medicamento e elas somem pela manhã. Preciso de ajuda, depois dessas urticárias fico mais ansiosa do que já era, me privei de comer muita coisa achando que era alergia alimentar, perdi 5 kg.Preciso saber q medico realmente procurar p ter um diagnostico correto e medicamento correto. me ajude por favor

    1. Olá, querida amiga, tudo bem? Nesses casos normalmente o alergista é recomendado, um dermatologista também pode ajudar. Quem sabe você procura um outro profissional para uma segunda opinião? Um forte abraço, Marcia.

      1. Olá boa tarde
        A duas semanas sinto meu corpo tipo penicando,sensação de ardência nas mãos,abaixo dos seios e nos pés,uma sensação horrível provocada mais a noite quando vou dormir.
        Queria saber qual médico procurar,para saber se é uma alergia?

        1. Olá, amiga! Sempre bom começar por um clínico geral, ele saberá para qual profissional encaminhar. Normalmente um dermatologista ou alergista que poderá ajudar nesses casos. Um forte abraço, Marcia.

  2. Francisco José Rodrigues

    Boa noite! Já faz mais de 5 meses que estou com alergia. Estou sendo acompanhado por uma dermatologista e fiz vários exames e testes e não deu nada. Mas ela tem sido muito agressiva comigo. Tem inchado meu rosto e se espalhas pelo corpo todo. Commvergalhoes e várias bolinhas vermelhas, agora as bolinha quando diminuem cri uma bolinha de água que estou a e coça. Gostaria que vc me ajudasse. Estou quase entrando. Depressão.

    1. Querido amigo, sinto muito que esteja passando por essa situação tão desafiadora, mas não desiste. Quem sabe uma segunda opinião poderia ajudar? Um forte abraço, Marcia.

  3. Boa noite estou com uma coceira g
    Horrivel. Arde. Queima como se fosse um cigarro na pele não consigo dormir.ja fui ao posto duas vezes. Médico me indicou uma loção para sarna passo à noite me alivou.muito

  4. Maria Isabel de Oliveira Hernandes

    Boa noite há 2 anos que tudo começou com tipo picadinha nas costas abaixo onde fica o sutiã de novenbro de 2020 começou pipocar todo meu corpo com placas vermelho junto com coceira as vezes some com 24 HR e outras vezes com 72 HR procuro o pronto socorro sempre que altera temho tomado vários medicamentos com cuticorde e tbm sem.ja fiz o exame o resultado foi alérgico a vários tempeiros já me privei de todos .mesmo fazendo e tomando remédio nada adianta a um meis atraz fui no pronto socorro com plas vermelha nos seios e abaixo dos seios manchas avermelhada queimando igual fogo já procurei alergista fiz exame nada tá adiantando exclusive meu médico alegista já me dezinganou. me ajude por favor não estou mas suportando

    1. Olá, querida amiga, sinto muito por você estar passando por essa situação tão desafiadora. Acredito que o ideal seria você voltar a conversar com seu médico, ou buscar uma outra opinião. Não desista amiga, um forte abraço, Marcia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima