A dor aguda ou repentina no olho geralmente é causada por detritos dentro ou ao redor do deles. É comumente descrita como uma sensação de dor, esfaqueamento ou queimação dentro do próprio olho. A dor aguda também pode ser causada por condições mais graves, como uveíte ou glaucoma. Continue lendo para saber mais sobre possíveis causas, tratamentos e quando obter ajuda.

Causas de dor aguda no olho

A dor pode ser causada por várias condições ou irritantes. Se você está sofrendo de dor aguda nos olhos que não desaparece depois de enxaguá-los com uma solução salina, você deve fazer um exame com seu oftalmologista.

Sujeira no olho

Uma das causas mais comuns de dor aguda no olho é a sujeira. Isso ocorre quando algo – como poeira, sujeira ou outras substâncias estranhas – entra no olho, causando irritação e dor. Se você acredita que tem algo em seu olho, tente lavá-lo com solução salina ou água.

Se você ainda sentir dor intensa, deve entrar em contato com seu oftalmologista, optometrista ou oftalmologista. Você pode ter um arranhão no olho (uma abrasão da córnea), que precisará de avaliação médica.

Se houver um objeto pontiagudo que ainda esteja saindo dele, não o remova. Obtenha ajuda médica imediatamente.

Cefaléia em salvas

Uma dor de cabeça em salvas pode afetar a funcionalidade do seu olho. Geralmente afeta um lado da cabeça e pode durar de 15 minutos a 3 horas. Os sintomas podem incluir:

  • olho vermelho
  • olho caído ou pálpebra
  • lacrimejar no olho
  • inchaço ou dor aguda

O tratamento geralmente envolve medicamentos para tratar ou prevenir a dor de cabeça. A prevenção de dores de cabeça em salvas geralmente envolve manter um diário de monitoramento dessas dores para futuramente identificar seus gatilhos e padrões.

Problemas com lentes de contato

Se você estiver usando lentes de contato, sua dor pode ser devido a um problema com suas lentes de contato. Se sua visão estiver embaçada junto com a dor, sua lente de contato pode ter se deslocado ou dobrado em seu olho. Se você puder ver sua lente de contato no espelho, lave as mãos e tente removê-la. Se você não conseguir vê-la, lave com solução salina e continue girando o olho até que a lente de contato se desloque para um local acessível na superfície.

Uveíte

A uveíte é um grupo de doenças inflamatórias que afetam a parte do olho chamada úvea. A úvea é a camada média, que inclui a íris, o corpo ciliar e a coróide (a maioria dos vasos sanguíneos). A uveíte é geralmente causada por:

  • mau funcionamento autoimune
  • trauma ocular
  • toxinas introduzidas no olho
  • tumores ou infecções

A uveíte é diagnosticada por um exame oftalmológico e seguida de tratamento, que normalmente é prescrito por um oftalmologista ou optometrista. Seu médico pode prescrever medicamentos como:

  • colírio com um medicamento anti-inflamatório
  • pílula ou injeção de corticosteróide
  • antibióticos ou medicamentos antivirais
Glaucoma

Glaucoma é uma doença que afeta o nervo óptico do olho. A Academia Americana de Oftalmologia afirma que existem cerca de 60,5 milhões de pessoas que sofrem de glaucoma em todo o mundo.

O glaucoma agudo de ângulo fechado é classificado como uma emergência médica – pode resultar em cegueira em poucos dias. Se você estiver com os seguintes sintomas, você precisa entrar em contato com um médico imediatamente:

  • dor ocular intensa
  • Distúrbio visual
  • visão embaçada
  • vômito

Um exame de glaucoma também deve fazer parte de sua visita anual ao oftalmologista, especialmente se você tiver mais de 35 anos. A detecção precoce é fundamental para proteger sua visão dos danos relacionados ao glaucoma.

De maneira geral, a sua dor ocular é normalmente muito tratável! Fique atento às dicas:

  • Se sua cabeça doer junto com sua lesão ocular, você pode estar com enxaqueca ou cefaléia em salvas.
  • Se a dor no olho não desaparecer depois de enxaguar, você pode estar enfrentando uma condição mais séria.
  • Se os sintomas não desaparecerem após algumas horas, considere procurar atendimento médico.

Referências:

Leia também no site da CDD:

Tradução e adaptação: Equipe da Crônicos do Dia a Dia (CDD) 

Fonte: Healthline

Escrito por Tessa Sawyers, revisado por Ann Marie Griff, em 14 de agosto de 2018.

Compartilhe!!!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima