Saiba quais doenças crônicas terão prioridade na 1ª fase da vacinação contra a Covid-19

A atualização do Plano Nacional de Operacionalização da Vacina contra a Covid-19 pelo Ministério da Saúde trouxe uma notícia importante: inclusão de novas comorbidades e doenças crônicas na 1ª fase de vacinação contra o coronavírus.

O documento, publicado em 29 de janeiro de 2021, atualizou quais são os grupos prioritários para essa primeira fase da vacina contra a Covid-19, adicionando doenças crônicas, que deve ser respeitada em todos os Estados e Municípios brasileiros.

Pessoas entre 18 e 59 anos que convivem com condições como diabetes melitus, hipertensão pulmonar, cardiopatia e doença renal crônica ou que sejam imunossuprimidas compõem o 12º grupo prioritário de vacinação, entre os 27 dessa fase inicial. Confira a lista completa:

 

 

No caso de pacientes imunossuprimidos, estão inclusas todas as pessoas que fazem uso de medicamentos imunossupressores, incluindo os biológicos. O Ministério da Saúde determinou que não é obrigatório apresentar o relatório médico, e que qualquer documento que comprove a condição exigida nesse grupo de prioridades (como exames, relatório médico e prescrição médica) já é suficiente.

Pessoas que convivem com comorbidades e doenças crônicas serão vacinadas contra a Covid-19 na 1ª fase: confira a lista!

Compartilhe!!!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no google
Compartilhar no email

583 comentários em “Saiba quais doenças crônicas terão prioridade na 1ª fase da vacinação contra a Covid-19”

        1. Olá, querida amiga, boa tarde! Algumas condições crônicas tem direito a vacina, desde que façam uso de imunossupressores, corticóides, entre outros . Você vai precisar entrar em contato com seu médico para confirmar se tem direito e caso tenha, precisará pegar com ele, um documento lhe autorizando ser vacinada. Um abraço, Marcia.

          1. Olá, boa tarde! Pessoas com condição crônica de saúde, como seu esposo, serão vacinadas logo após os idosos e profissionais da segurança e em algumas localidades, os profissionais da educação, na fase das pessoas com comorbidades. Vale a pena você verificar as informações no site da prefeitura de sua cidade, pois cada município tem autonomia para gerenciar essas datas e também os documentos que precisará levar. Um forte abraço, Marcia.

          2. Olá, Célia, boa tarde! Pessoas com condição crônica de saúde, como você, serão vacinadas logo após os idosos e profissionais da segurança e em algumas localidades, os profissionais da educação, na fase das pessoas com comorbidades, já está pertinho ;). Bastando levar um laudo de exame ou receitas médicas. Vale a pena você ficar atento às informações no site da prefeitura de sua cidade, pois cada município tem autonomia para gerenciar essas datas e também os documentos que precisará levar. Um forte abraço, Marcia.

          3. Boa tarde, querida amiga, tudo bem? Pessoas com condição crônica de saúde serão vacinadas logo após os idosos e profissionais da segurança e em algumas localidades, os profissionais da educação, na fase das pessoas com comorbidades. Vale a pena você verificar as informações no site da prefeitura de sua cidade, pois cada município tem autonomia para gerenciar essas datas e também os documentos que precisará levar. Qualquer dúvida, conte com a gente! Um forte abraço, Paula.

          4. NEUZIMAR ALVES DOS SANTOS LIMA

            Tenho rinite alérgica desde de pequena estou no grupo prioritario pra tomar a vacina da covid?

          5. Olá, Neuzimar, boa tarde! Apenas algumas condições crônicas estão na lista de contemplados pela vacina nesta fase. Seria importante acompanhar o calendário de vacinação no site da prefeitura de sua cidade, pois cada município tem autonomia para decidir sobre essas datas. Um forte abraço, Marcia

          6. Olá, boa noite
            Tenho dermatite crônica e faço uso de remédios com corticóides.
            Gostaria de saber quando será a vacinação para mim.
            Desde já agradeço.

          7. Olá, tudo bem? Pessoas em uso de dose de prednisona ou equivalente > 10 mg/dia, tem direito a vacinar no grupo das comorbidades. Caso esse seja seu caso, então você tem direto. O ideal seria confirmar com o medico (a) que te acompanha para saber se a dosagem que usa se enquadra aqui. Um forte abraço, Marcia.

          8. Olá, querida amiga, tudo bem? Caso sua asma seja asma grave, você está contemplada no grupo de comodidades, pode ficar atenta as informações do site de seu município, pois cada cidade tem autonomia para marcar essas datas. Um forte abraço, Marcia.

          9. Valdineia Aparecida maziere mendes

            Olá boa tarde tomo remédio pra pressão pois a minha fica oscilando tomo tbm remédio pra colesterol alto e triguiseres tenho prioridade

          10. Olá, querida amiga, boa tarde! As cardiopatias estão contempladas no Plano Nacional de Vacinação, porém, elas são bem específicas, então, para ter certeza, você precisa entrar em contato com a equipe médica que acompanha você. Somente ela, poderá confirmar se tem direito e lhe fornecer a documentação necessária. Um forte abraço, Paula.

          11. Olá, tudo bem? Pessoas com essa condição crônica vão fazer a vacina no grupo das comorbidades. Você vai precisar conferir no site da prefeitura de sua cidade, a data e a documentação que tem que levar. Um forte abraço, Marcia.

          12. Olá, boa tarde! Essa condição crônica de saúde, infelizmente não está no Plano Nacional de Imunização, neste momento. Um forte abraço, Marcia.

          13. Priscila dos Santos Villar

            Boa tarde!Tenho,rinite alergica crônica e depressão.Tenho,43 anos.Gostaria,de saber,se estou incluída,no caso,de pessoas,com algum ,tipo de comorbidade?Meu nome é Priscila.Grata!

          14. Olá, Patrícia, boa tarde! Essa condição crônica de saúde, infelizmente não está no Plano Nacional de Imunização, neste momento. Um forte abraço, Marcia.

          15. Ana luciapires martins

            Fiz cirugia da retirada do utero no dia 26 tenho pressao alta sa posso vacina

          16. Olá, querida amiga, bom dia! No momento, o Plano Nacional de Imunização não contempla a sua condição de saúde. Seria interessante que você acompanhasse as atualizações no site da prefeitura de sua cidade. Cada município tem autonomia para marcar essa datas. Um forte abraço, Marcia.

          17. Bronquite pode tomar a vacina desde de pequena tenho tomava vários remédios, só q não tomo mais, mas tenho crise forte ?

          18. Olá, querida amiga, boa tarde! Nesse momento, para sua condição de saúde, a vacina ainda não está liberada. Um forte abraço, Marcia.

          19. Boa noite, eu tenho fibromialgia e hipertensão, mas tenho 29 anos, quando vou poder receber a vacina?? uso remédio controlado, mas tem mais de um ano que não tomo corticoides.

          20. Olá, querida amiga, boa tarde! Nesse momento, para sua condição de saúde a vacina ainda não está liberada. Mas, caso sua hipertensão seja resistente e faça uso de três ou mais medicamentos para controlá-la, poderá ter esse direito. Converse com o médico, e se for o caso, solicite a documentação para vacinar. Um forte abraço, Marcia.

          1. Olá, Regina, boa tarde! Pessoas com condição crônica de saúde, como você, serão vacinadas logo após a fase dos idosos e profissionais da segurança e em algumas localidades, os profissionais da educação, na fase das pessoas com comorbidades. Vale a pena você ficar atenta às informações no site da prefeitura de sua cidade, pois cada município tem autonomia para gerenciar essas datas e também os documentos que precisará levar. Um forte abraço, Marcia.

          2. Gostaria de saber se pessoa com esclerose múltipla em tratamento com fingolimode entra nos imunossuprimidos?

          3. Olá, querida amiga, tudo bem? Sim, pessoas com EM, em tratamento com imunossupressores, como o fingolimode, estão contempladas nessa fase da doença. Um forte abraço, Marcia.

          4. Giuliano Bender

            Boa noite, tenho pressão alta tomo medicação continua de Losartana e colesterol continuo também já tive hepatite C será q tenho direito a vacina?

          5. Olá, querido amigo, tudo bem? A hipertensão arterial que está incluída nesse momento, no Plano Nacional de Vacinação, é aquela resistente, com uso de 2 ou mais medicamentos, se esse for o seu caso, então entra na fase das comorbidades. O ideal seria você conversar o o médico(a) que te acompanha, para ter certeza. Um forte abraço, Marcia.

          6. Olá, boa tarde! Sim, sua condição de saúde está dentro do Plano Nacional de Vacinação, como doença neurocardiovascular. Você vai precisar levar um documento que comprove sua condição. Um forte abraço, Marcia.

          7. Francilane Almeida Batista

            Boa tarde, meu esposo tem 45 anos e é ipertenso, quando ele pode tomar a vacina

          8. Olá, querida amiga, boa tarde! Pessoas com essa condição crônica podem ser vacinadas no grupo das comorbidades, desde que a hipertensão seja do tipo resistente, e que seu marido esteja tomando três ou mais medicamentos. Seria importante você conversar com o medico(a) assistente e confirmar. Um forte abraço, Marcia.

          9. José de Ribamar da Costa moreno

            Eu tenho 28 anos e sou portador da espondilite anquilosante e faço uso do imunossupressor Golimumabe
            Ainda não tomei e meu reumatologista não mim falou nada

          10. Olá, boa tarde! Essa condição crônica de saúde está incluída no Plano Nacional de Imunização, neste momento. Você precisa levar uma documentação que comprove sua condição de saúde. Um forte abraço, Marcia.

          11. Debora Agrella Elias Porto

            Ola boa noite .
            Meu nome Debora
            Pois fez tratamento de cancer .
            2014.
            E recebi alta 2019.
            Mas sou tenho pressao alta ja faz 17 anos .Tomo 2 de pressao remedios tenho 39 anos .
            Mas como vou pegar laudo se fui demetida desde Abril.
            E como vou pegar com o medico .
            Laudo para ter direito a vacina
            Sendo que os medicos que sempre passei foram particular.
            Devido convenio .
            Da empresa.
            E a ultima vez passei em um posto de saude ja faz 9 anos .
            O que faco

          12. Querida amiga, boa tarde! Sinto muito por você estar passando por essa situação tão desafiadora. Independente de fazer muito tempo que você não vai a um posto de saúde, você tem direito de ir no posto que fica mais próximo de sua casa e com suas receitas médicas, verificar se você se enquadra ou não na condição de hipertensa resistente. E aí, com certeza receberá a documentação para fazer a vacina. Querida amiga, Debora, você não está sozinha, conte com nosso time, sempre! Um forte abraço, Marcia.

          1. Olá, Vilma, boa tarde! Pessoas com condição crônica de saúde serão vacinadas logo após a fase dos idosos e profissionais da segurança e em algumas localidades, os profissionais da educação, na fase das pessoas com comorbidades. Vale a pena você ficar atenta às informações no site da prefeitura de sua cidade, pois cada município tem autonomia para gerenciar essas datas e também os documentos que precisará levar. Um forte abraço, Marcia.

          2. Boa noite
            Só faço uso de um remédio para a pressão alta, estou no grupo prioritário para tomar a vacina?

          3. Boa tarde, querida amiga, tudo bem? As cardiopatias estão contempladas no Plano Nacional de Vacinação, porém, elas são bem específicas, então, para ter certeza, você precisa entrar em contato com o profissional médico que acompanha você. Ele poderá confirmar se tem direito e lhe fornecer a documentação necessária. Um forte abraço, Paula.

          4. Jussiana marques da Silva Teixeira

            Olá tenho asma gostaria de saber se tenho direito porque tenho muita falta de ar

          5. Olá, Jussiana, boa tarde! Pessoas com condição crônica de saúde, como a Asma, serão vacinadas logo após os idosos e profissionais da segurança e em algumas localidades, os profissionais da educação, na fase das pessoas com comorbidades, já está pertinho ;). Bastando levar um laudo de exame ou receitas médicas. Vale a pena você ficar atenta às informações no site da prefeitura de sua cidade, pois cada município tem autonomia para gerenciar essas datas e também os documentos que precisará levar. Um forte abraço, Paula.

          6. Ola boa noite sou a Maria Marta,Tenho 48 anos e tenho “Doença Cronica de Epelepsia e Sou Hipertensão gostaria de saber quando tomarei as Vacimas da Coronas e a Vacina da Gripe?

          7. Boa tarde, querida amiga, tudo bem? Caso sua hipertensão seja resistente e você precisa usar três ou mais medicamentos para controlar, você tem direto a vacinar nessa fase das comorbidades. Já a vacina da gripe, ainda não está disponível para sua idade ou condição crônica. Um forte abraço, Marcia.

          8. Olá, Erica, tudo bem? Neste momento, infelizmente para sua condição de saúde ainda não está disponível. Vamos torcer para que chegue logo 😉 Um forte abraço, Marcia.

          9. Tatiane nunes

            Ola tenho 42 anos tomo tres tipo de remedio para pressao alta ,já posso tomar vacina do corona virus

          10. Olá, boa tarde! Essa condição de saúde, está no Plano Nacional de Imunização, neste momento, porém, você vai precisar de um documento que comprove essas três medicações e agradar o grupo de sua faixa etária. Um forte abraço, Marcia.

          11. Adriana Maria Ferreira de Carvalho

            Tenho 45 anos e sou portadora de fibromialgia, tomo cortecoide, tenho direito de tomar a vacina como pessoa com comorbidade?

          12. Olá, querida amiga, bom dia! Nesse momento, sua condição de saúde não está descrita nas prioridades do Plano Nacional de Imunização. Um forte abraço, Marcia.

          13. Olá! Pessoas com vitiligo se encaixam no grupo de pessoas com doenças autoimunes para recebimento da vacina?

          14. Olá, querida amiga, tudo bem! Para essa condição de saúde, a vacina ainda não está disponível.
            Um forte abraço, Marcia.

        2. Elisangela bodart reis

          Gostaria de saber pessoas c doença crônica tipo enxaqueca epilepsia e depressão ansiosa asma está no quadro de pacientes p vacina do covid.sendo que será uma prioridade .

          1. Olá, querida amiga, boa tarde! Pessoas com condições crônicas de saúde serão vacinadas logo após a fase dos idosos e profissionais da segurança e em algumas localidades, os profissionais da educação, na fase das pessoas com comorbidades. Para algumas doenças, não bastará apenas o diagnóstico, precisará estar fazendo uso de imunossupressor, corticoide ou biológico. Você precisará, se for seu caso, entrar em contato com seu médico (a), para confirmar e pegar documentação que comprove sua condição. É importante também que você fique atenta às informações no site da prefeitura de sua cidade, pois cada município tem autonomia para gerenciar essas datas e também os documentos que precisará levar. Um forte abraço, Marcia.

          2. Boa tarde, querido amigo, tudo bem? As cardiopatias estão contempladas no Plano Nacional de Vacinação, porém, elas são bem específicas, então, para ter certeza, você precisa entrar em contato com o profissional médico que acompanha você. Ele poderá confirmar se tem direito e lhe fornecer a documentação necessária. Um forte abraço, Marcia.

          3. Roseli Cosmo Alves

            Olá!!
            Tenho 43 anos e tenho ansiedade, problemas neurológicos e depressão crônica, e faço uso contínuo de medicamentos: ansiolíticos, neuropileticos e imunodepressores… Será que entro nessa fase de vacinação de comorbidades , por possuir doenças pre- existentes?

          4. Olá, tudo bem? Infelizmente para esta primeira fase da vacinação, essa condição de saúde não está contemplada. Apenas aquelas que de alguma forma possam ter complicações respiratórias. Qualquer outra dúvida, conte com nosso time. Um forte abraço, Marcia.

          5. Luzinete Machado Gonçalves

            Boa noite, meu marido ñ tem um rim,também não tem o baço, ele pode tomar a vacina da covid ?

          6. Olá, boa tarde! Caso ele se enquadre em doença renal crônica, sim, ele tem direito. Verifique essa condição com seu médico, e quais documentações precisa levar, caso seja o caso de vacinar. Um forte abraço, Marcia.

          7. Olá, tenho Bronquite Asmática com muita falta de ar e cansaço, faço uso continuo de Relvar e bombinha pra asma, me falaram q eu preciso fazer uso continuo de 3 tipos de corticoide e ter no mínimo 3 internações para ter direito a vacina é verdade? Tenho direito a Vacina?

          8. Olá, querido amigo, tudo bem? Sua condição de saúde está dentro do grupo de doenças respiratórias, no caso o de Asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática). Você vai precisar de um documento do seu médico, comprovando sua condição de saúde, e levar esse documento no dia da vacinação. Um forte abraço, Marcia.

          9. GABRIELA CUNHA DE ALMEIDA

            Boa tarde
            Sou asmática,tenho receita de bombinha de uso continuo ,
            Faço 2 uso de bombinhas .
            Eu tomo vacina só com a receita?

          10. Olá, querida amiga, tudo bem? Neste momento, para sua condição de saúde, a vacina ainda não está disponível. Apenas para asma grave. Ficamos na torcida para logo logo chegar a vez de todas e todos. Um forte abraço, Marcia.

          1. Olá, Gilda, boa tarde! Pessoas com condição crônica de saúde, como você, serão vacinadas logo após os dos idosos e profissionais da segurança e em algumas localidades, os profissionais da educação, na fase das pessoas com comorbidades, já está pertinho ;). Vale a pena você ficar atento às informações no site da prefeitura de sua cidade, pois cada município tem autonomia para gerenciar essas datas e também os documentos que precisará levar. Um forte abraço, Marcia.

          1. Bom dia, querido amigo, tudo bem? Pessoas com condição crônica de saúde descritas no Plano Nacional de Imunização serão vacinadas nessa primeira fase. Bronquite como diagnóstico não está contemplada nesta fase, porém se você faz uso de algumas das medicações imunossupressoras, corticoite ou biológicos descritos no plano, você terá direto a vacina. O ideal é você conversar com seu médico(a) para confirmar. Vale a pena também, ficar atento às informações no site da prefeitura de sua cidade, pois cada município tem autonomia para agendar essas datas e informar sobre o agendamento. Um forte abraço, Marcia.

          2. Boa noite! Já fui operada duas vezes da coluna, tou aguardando tomar a vacina pra fazer outra cirurgia da coluna, será que já posso tomar? Preciso fazer outra cirurgia de coluna de urgência favor me diga se posso

          3. Olá, querida amiga, tudo bem? Nesse momento, com as informações que nos passou, você não se enquadra nas exigências do Plano Nacional de Vacinação. Mas se for possível, o ideal seria você conversar com o médico (a) que te acompanha. Um forte abraço, Marcia.

          4. Maria Aparecida de Melo Barbosa

            Boa noite meu no e Maria gostaria de saber tenho problema divertículos sigmóide crônica problema válvula mitral duas cirugia de coluna posso tomar a vacina , corona na primeira fase

          5. Olá, Maria, tudo bem? A princípio parece que você tem direito a vacinar na fase das comorbidades, devido a sua condição de saúde relacionada ao comprometimento miocárdico (insuficiência mitral). Mas seria importante você confirmar com seu médico (a), e já verificar qual documentação você precisará levar. Um forte abraço, Marcia.

          6. Olá, querida amiga, tudo bem! Para essa condição de saúde, a vacina ainda não está disponível.Um forte abraço, Marcia.

          1. Boa tarde, querida amiga, tudo bem?
            Infelizmente, essa condição crônica, ainda não está comtemplada nessa fase do Plano Nacional de Vacinação. E não tem previsão de quando seria. Você pode acompanhar o calendário pelo site da prefeitura de sua cidade. Cada município tem autonomia para organizar essas datas. Um forte abraço, Marcia.

          2. Marcleides Vieira Dias Silva

            Boa tarde tenho 35 ano tenho doença crônica e tomo remédio que com o meu remédio minha imunidade fica baixo eu estou nessa primeira fase

          3. Bom dia, querida amiga, tudo bem? Se você usa imunossupressor, então tem direto a vacinar nessa fase das comorbidades. Precisa verificar com seu médico, qual documentação você precisa levar. Um forte abraço, Marcia.

          1. Boa tarde, querida amiga, tudo bem?
            Infelizmente, essa condição crônica, ainda não está comtemplada nessa fase do Plano Nacional de Vacinação. E não tem previsão de quando seria. Você pode acompanhar o calendário pelo site da prefeitura de sua cidade. Cada município tem autonomia para organizar essas datas. Um forte abraço, Marcia.

          2. Olá, querida amiga, tudo bem? Apenas com as informações que você coloca aqui, você não faria parte desse grupo, o ideal é você confirmar com o médico (a) que te acompanha. Um forte abraço, Marcia.

          1. Olá, querido amigo, tudo bem? Neste momento essa condição crônica não está incluída nessa fase da vacinação. Seria importante você entrar em contato com seu médico (a), e confirmar. Pode acompanhar no site da prefeitura de sua cidade, o calendário de vacinação, já que cada município tem autonomia para organizar essas datas. Um forte abraço, Marcia.

          1. Olá, querida amiga, tudo bem? Infelizmente ainda não. Você pode acompanhar o calendário, no site da prefeitura de sua cidade, os municípios tem autonomia para organizarem essas datas. Um forte abraço, Marcia.

          2. Olá, boa tarde, tudo bem? Neste momento, para sua condição de saúde, a vacina ainda não está disponível. Ficamos na torcida para que chegue a vez de todas e todos. Um forte abraço, Marcia.

          3. Ola eu gostaria de saber sou asmatica uso beclometazona 200 mg em 12/12 horas e salbutamol 100mg quando tô com crise eu entro nesta fase de vacinação?

          4. Olá, boa tarde! Neste momento apenas a ASMA grava ou quem faz uso diariamente de imunossupressor ou biológico está apta a vacinar. Ficamos na torcida para que togo todas e todos possar estar vacinados. um forte abraço, Marcia.

          1. Olá, querida amiga, boa tarde! Infelizmente ainda não. Sua condição crônica não está contemplada nessa fase, e ainda não temos informação de quando seria. Fique atenta as informações no site da prefeitura de sua cidade, tendo em vista que cada município tem autonomia para organizar essas datas. Um forte abraço, Marcia.

          2. Patrícia de Assunção pinheiro Marques

            Olá quem tem artrose, faz parte de doenças com comorbidade, tenho artrose cervical

          3. Olá, querida amiga, tudo bem? Nesse momento sua condição de saúde não está no grupo prioritário do Plano Nacional de Imunização. Um forte abraço, Marcia.

        3. Marilene oliveira de Sousa

          Boa tarde! Tenho anemia crónica e tbm astrose, estoporose tenho direito a tomar a vacina antes da minha idade q e de 51 anos?

          1. Olá, querida amiga, tudo bem? A princípio a orientação do ministério da saúde não fala em parar com a medicação de uso diário como essa, mas o ideal seria você confirmar com seu médico(a). Um forte abraço, Marcia.

        4. Olá, meu marido está com trombose venosa profunda.
          Faz uso de xarelto.
          Gostaria de saber se tem prioridade na lista.

          1. Olá, Andrea, tudo bem? Na lista de comorbidades que estão nessa fase para a vacinação, a condição crônica de seu esposa não está contemplada. Qualquer dúvida, conte conosco. Um forte abraço, Marcia.

          1. Olá, querida amiga, tudo bem? Nesse momento a vacinação está disponível apenas pera pessoas com 18 anos ou mais. Qualquer dúvida, estamos por aqui? Um forte abraço, Marcia.

        5. Marco Antonio do lago Cavalcante

          Tenho esquizofrenia paranoide. Tenho 53 anos. Gostaria de saber se já posso tomar vacina da covid 19

          1. Olá, querido amigo, boa tarde! Neste momento sua condição crônica de saúde, ainda não está contemplada no Plano Nacional de Vacinação. Um forte abraço, Marcia.

          1. Olá, querida amiga, tudo bem? Infelizmente fibromialgia não faz parte do grupo prioritário para vacinação. Qualquer dúvida, conte conosco, um forte abraço, Marcia.

          1. Olá, querida amiga, tudo bem? O diagnóstico de Câncer não está dentre as condições crônicas de saúde na lista do Plano Nacional de Imunização, mas se você faz uso de imunossupressor, você se enquadra nos critérios. Um forte abraço, Marcia.

          1. Olá, boa tarde! Essa condição crônica de saúde, infelizmente não está no Plano Nacional de Imunização, neste momento. Um forte abraço, Marcia.

          1. Olá, boa tarde! Essa condição crônica de saúde, infelizmente não está no Plano Nacional de Imunização, neste momento. Um forte abraço, Marcia.

          1. Olá, tudo bem? Para ter direito, a asma precisa ser grave e com comprometimento, caso seja essa a sua condição, precisa entrar em contato com seu médico e buscar a documentação necessária. Um forte abraço, Marcia.

          1. Olá, querido amigo, tudo bem? Infelizmente essa informação específica, não temos. O ideal seria você conversar com seu médico, para entender melhor sua condição e caso tenha direito, buscar o documento que comprove sua condição. Um forte abraço, Marcia.

          1. Olá, boa tarde! Essa condição crônica de saúde, infelizmente não está no Plano Nacional de Imunização, neste momento. Um forte abraço, Marcia.

          1. Olá, boa tarde! Essa condição crônica de saúde, infelizmente não está no Plano Nacional de Imunização, neste momento. Um forte abraço, Marcia.

        6. Ana Paula Martins de Araújo orellana Rojas

          Oi meu nome é Ana gostaria de saber quem já teve tuberculose,e sofre depressão e toma remédio pra depressão pode tomar e já está liberado

          1. Olá, querida amiga, tudo bem? Para essa condição de saúde, a vacina ainda não está disponível. Um forte abraço, Marcia.

        7. Elisângela silva

          Olá boa noite ,meu neto tem ,colesterol alto e tiglicerio alto ,ele tem 8 anos ele toma a vacina .tambem tenho minha filha que tem artrite ideopato juvenil ,ela toma Hidroclorokina. Ela tem 18 anos ela toma a vacina? Ela toma remédio contínuo, desde dos 4 anos .ela toma metrotrexato também.

          1. Olá, querida amiga, boa tarde! Para seu neto a vacina ainda não está liberada, apenas para maiores de 18 anos. Para sua filha, como ela toma uma medicação imunossupressora, ela tem direito. Conversem com o médico, ou vá ao posto de saúde de seu bairro e solicite a documentação para vacinar. Um forte abraço, Marcia.

          1. Olá, querida amiga, tudo bem? Infelizmente, neste momento, para sua condição de saúde, a vacina ainda não está disponível. Ficamos na torcida para logo logo chegar a vez de todas e todos. Um forte abraço, Marcia.

          1. Olá, boa tarde, tudo bem? Neste momento, para sua condição de saúde, a vacina ainda não está disponível. Ficamos na torcida para que chegue a vez de todas e todos. Um forte abraço, Marcia.

        1. Olá, Patrícia, boa tarde! Pessoas com condição crônica de saúde serão vacinadas logo após os idosos e profissionais da segurança e em algumas localidades, os profissionais da educação, na fase das pessoas com comorbidades. Bronquite asmática como diagnóstico não está comtemplada. O ideal seria você conversar com o médico que te companha, porque condições respiratórias graves e que fazem uso de alguns tipos específicos de medicação, terão direto. Ele poderá confirmar se você pode fazer a vacina e qual documentação levar.
          Vale a pena você ficar atenta às informações no site da prefeitura de sua cidade, pois cada município tem autonomia para gerenciar essas datas e também os documentos que precisará levar. Um forte abraço, Marcia.

          1. Boa tarde, tenho espondilite anquilosante tomo medicação biologica gulumabe. Quando poderei vacinar? Tenho q cadastra em qual local.obrigada Flávia

          2. Olá, Flavia, boa tarde! De acordo com o Plano Nacional de Imunização, a sua condição crônica de saúde está contemplada nessa primeira fase. Logo após as pessoas com 60 anos, quando vai estar disponível para pessoas entre 18 e 59 anos com comorbidades. Vale a pena ficar atenta às informações no site da prefeitura de sua cidade, pois cada município tem autonomia para agendar essas datas e informar sobre o agendamento. Um forte abraço, Marcia.

          1. Olá, querida amiga, tudo bem? Infelizmente para essa condição de saúde a vacinação ainda não está disponível. Qualquer dúvida, estamos por aqui. Um forte abraço, Marcia.

      1. Arcangela Maria lira fonseca

        Gostaria de saber,se eu tenho prioridade para vacina qdo chegar a idade de 54 anos,tenho pressão alta é tomo remédio contínuo para convulsão.

        1. Olá, querida amiga, boa tarde! Pessoas com hipertensão arterial resistente, estágio 3 e pressão entre 140 e 179mmHg e/ou entre 90 e 109mmHg, na presença de lesão em órgão‐alvo ou ainda com alguma comorbidades serão vacinados na fase das comorbidades. Seria importante que seu médico confirmasse seu terá direito e qual documentação precisará levar. Um forte abraço, Marcia.

          1. Boa noite
            Tenho 47 anos, tenho pressão alta, gostaria de saber se posso tomar a vacina pra covid19.

          2. Olá, querida amiga, boa tarde! As cardiopatias estão contempladas no Plano Nacional de Vacinação, porém, elas são bem específicas, então, para ter certeza, você precisa entrar em contato com a equipe médica que acompanha você. Somente ela, poderá confirmar se tem direito e lhe fornecer a documentação necessária. Um forte abraço, Paula.

        2. Beatriz Mendonça

          Bom dia tenho bronquite crônica moderada a grave e gostaria de saber se eu posso tomar a vacina da covid pois faço medicação da bombinha berotec e faço medicação do prednisolona 20mg

          1. Olá, Beatriz, tudo bem? Pessoas que usam imunossupressores estão no grupo de risco e portanto podem ser vacinadas na fase das comorbidades, no grupo dos imunossuprimidos. Um forte abraço, Marcia.

          2. Olá, boa tarde! Essa condição crônica de saúde, infelizmente não está no Plano Nacional de Imunização, neste momento. Um forte abraço, Marcia.

          1. Olá, boa tarde! Essa condição crônica de saúde, infelizmente não está no Plano Nacional de Imunização, neste momento. Um forte abraço, Marcia.

      2. CLAUDIO LUIZ AVILA

        Olá.
        Entendo que terei direito s ser vacinado nessa categoria, pois possuo doença congênita. Minha doença e o Chron. Já operei 4 vezes o intestino delgado e o grosso e desde então faço de uso de imunossupressores. Inicialmente a mesalazina e atualmente a azatioprina. E correto meu entendimento?

        1. Olá, querido amigo, boa tarde! Pessoas imunossuprimidas serão vacinadas logo após a fase dos idosos e profissionais da segurança e em algumas localidades, os profissionais da educação, na fase das pessoas com comorbidades. Para algumas doenças, não bastará apenas o diagnóstico, precisará estar fazendo uso de imunossupressor, corticoide ou biológico. Você precisará, se for seu caso, entrar em contato com seu médico (a), para confirmar e pegar documentação que comprove sua condição. É importante também que você fique atenta às informações no site da prefeitura de sua cidade, pois cada município tem autonomia para gerenciar essas datas e também os documentos que precisará levar. Um forte abraço, Paula.

          1. Valdineia Aparecida maziere mendes

            Olá boa tarde tomo remédio pra pressão pois a minha fica oscilando tomo tbm remédio pra colesterol alto e triguiseres tenho prioridade

          2. Olá, querida amiga, boa tarde! As cardiopatias estão contempladas no Plano Nacional de Vacinação, porém, elas são bem específicas, então, para ter certeza, você precisa entrar em contato com a equipe médica que acompanha você. Somente ela, poderá confirmar se tem direito e lhe fornecer a documentação necessária. Um forte abraço, Paula.

          3. Olá boa tarde pessoas que têm depressão estão neste grupo de imunisuprimida obrigado

          4. Boa tarde, querida amiga, tudo bem? Infelizmente sua condição de saúde ainda não está na lista das prioridades do PNI, vamos torcer para que a sua vez chegue logo. Um forte abraço, Marcia.

          1. Olá, boa tarde, sua condição de saúde, nesse momento, infelizmente não está no Plano Nacional de Imunização. E no caso de seu marido, para poder vacinar, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a orientação é esperar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas. Um forte abraço, Marcia.

      3. Raquel Pereira Da Conceição

        Olá tive um histórico de doença hemorroidiária crônica que surgiu após um parto normal.
        Histórico de constipação intestinal crônica em 2017 tenho todo o histórico médico queria saber se eu tenho o direito de tomar a vacina contra a civid ?

        1. Olá, querida amiga, tudo bem? Apesar de suas condições crônicas, você ainda não está contemplada nesses grupos. Um forte abraço, Marcia.

        1. Olá, tudo bem? Pessoas com diagnóstico de asma grave, estão no grupo de doenças crônicas, na fase das comorbidades. Você pode confirmar o dia, local e documentos que precisa levar, no site da prefeitura de sua cidade, porque os municípios tem autonomia para marcar essas datas. Um forte abraço, Marcia.

        1. Olá, tudo bem? Infelizmente sua condição de saúde ainda não está contemplada. Você pode acompanhar o calendário de vacinação diretamente no site da prefeitura de sua região. Ali, você terá todas as informações que vai precisar quando chegar a sua vez. Um forte abraço, Marcia.

      4. Olá, possuo dermatite crônica com derrame pigmentar e vitiligo gostaria de saber se posso tomar a vacina e se já possue uma data para esse grupo?

        1. Olá, querida amiga, tudo bem? Infelizmente sua condição crônica ainda não está comtemplada para a vacina neste momento, e não há uma dada específica ainda. Um forte abraço, Marcia.

          1. Olá, querida amiga, tudo bem? Infelizmente para esta primeira fase da vacinação, essa condição de saúde não está contemplada. Apenas aquelas que de alguma forma, possam comprometer a questão respiratória. Qualquer outra dúvida, conte com nosso time. Um forte abraço, Marcia.

      5. Boa noite! Tudo bem? Gostaria de saber se estou incluso nessa relação de vacina? Tenho problemas de pressão alta e faço uso de dois medicamentos: atelanol e besilapin.

        1. Olá, querido amigo, boa tarde. A hipertensão arterial resistente está inclusa nessa fase da vacinação, porém no Plano Nacional de Imunização, a pessoa precisa estar usando três medicamentos, mas esse não é o único critério. O ideal seria você conversar com seu médico e verificar se você se enquadra nesses critérios ou não. Um forte abraço, Marcia.

        1. Olá, boa tarde! Nesse momento para essa condição de saúde, a vacina ainda não está disponível. Um forte abraço, Marcia.

      6. Milena Marques Pimenta

        Olá, fui diagnosticada com fibromialgia e síndrome de sjogren, faço uso de pregabalina e cymbi.
        Gostaria de saber se tenho direito para tomar a vacina.
        Desde já agradeço 🙂

        1. Olá, querida amiga, tudo bem? Infelizmente para esta primeira fase da vacinação, sua condição de saúde não está contemplada. Qualquer outra dúvida, conte com nosso time. Um forte abraço, Marcia.

      7. Marcelo Henrique

        Tenho Insuficiência Renal e Faço Tratamento com Vários Medicamentos para os Rins funciona, eu posso Tomar a vacina ?

        1. Olá, querida amiga, tudo bem? Sim, pessoas com doença renal crônica estão nesta primeira fase da vacinação. Verifique com seu médico ou unidade em que faz tratamento, qual documentação precisa levar. Qualquer outra dúvida, conte com nosso time. Um forte abraço, Marcia.

      8. Darte clea Santana Santos

        eu tenho 43 anos e pressão alta e tomo duas vezes a au dia uso contínuo quando q eu vou tomar a vacina contra o corona viros

        1. Olá, tudo bem? Apenas a hipertensão arterial resistente, ou com comprometimento de algum órgão, segundo o que consta no PNI. O ideal seria você entrar em contato com seu médico (a) para confirmar o tipo da sua hipertensão e se caso for, o documento que precisará levar para comprovar sua condição. Um forte abraço, Marcia.

        1. Olá, boa tarde! Essas condições crônicas de saúde, infelizmente não está no Plano Nacional de Imunização, neste momento. Um forte abraço, Marcia.

      9. Rosana Inácio Resende

        Aqui na minha cidade estão falando q refluxo tbm está sem incluída como doenças crônicas p entrar na prioridade da vacina,me tirem essa duvida

        1. Olá, boa tarde! Essa condição crônica de saúde, infelizmente não está no Plano Nacional de Imunização, neste momento. Um forte abraço, Marcia.

        2. Eliana Falcão

          Boa tarde
          O meu filho tem doença crônica q não está inclusa entres as q estão em grupos prioritários p colvid e
          Toma remédio controlado faixa preta como topiramato quetiapina depakene e diazepan todos os dias
          Será q poderei levar as receitas como comprovante p poder vacinar ou tenho de ter relatório

          1. Olá, querida amiga, tudo bem? Qual a condição crônica de seu filho? precisamos da informação para poder orientar melhor. Um forte abraço, Marcia.

        1. Olá, boa tarde! Essa condição crônica de saúde, infelizmente não está no Plano Nacional de Imunização, neste momento. Um forte abraço, Marcia.

        1. Olá, querida amiga, tudo bem! Para essa condição de saúde, a vacina ainda não está disponível.Um forte abraço, Marcia.

        1. Olá, querida amiga, tudo bem! Para essa condição de saúde, a vacina ainda não está disponível. Um forte abraço, Marcia.

        1. Olá, querida amiga, tudo bem? Sua condição de saúde nesse momento não está no grupo das prioridades. Mas se seu questionamento é sobre poder fazer, por conta de seu tratamento, podemos dizer que não existe problemas quanto a isso, você poderá se vacinar, quando estiver disponível para sua faixa etária. Um forte abraço, Marcia.

      10. leonice da Silva de souza

        tive pneumonia a 6 meses atrás e precisei fazer uma cirurgia no pulmão pra retirar líquido eu devo tomar vacina da Civid 19?

        1. Olá, querida amiga, tudo bem? Assim que chegar a sua vez, com certeza, deve fazer a vacina. E se estiver usando alguma medicação, converse com seu médico, para orientá-la. Um forte abraço, Marcia.

      11. Michelle Fernandes da cruz

        Bom dia, tenho uma filha de 14 anos que tem retocolite ulcerativa ela pode tomar a vacina contra a covid 19?

        1. Olá, querida amiga, tudo bem? No momento a vacina para menores de 18 anos não está liberada pelo MS, apesar de estar pela ANVISA. Precisamos aguardar as novas atualizações do PNI. Um forte abraço, Marcia.

        1. Olá, boa tarde, tudo bem? Neste momento, para sua condição de saúde, a vacina está disponível, porém para sua idade ainda não. Ficamos na torcida para que chegue a vez de todas e todos. Um forte abraço, Marcia.

      1. Olá, querida amiga, boa tarde! Infelizmente, nessa fase rinite alérgica, como diagnóstico, não está contemplada. Seria importante que seu médico lhe confirmasse, porque apesar de algumas condição crônicas não estarem contempladas, quem faz uso de alguns medicamentos específicos, descritos no plano nacional de vacinação, acabam tendo o direto de se vacinar. Um forte abraço, Marcia.

      2. Boa tarde, meu nome é Eliane Lima e moro em salvador – Ba, e gostaria de saber se já estão vacinando pessoas com doenças crônicas, se está em que local?

        1. Bom dia, querida amiga, tudo bem? Pessoas com condição crônica de saúde descritas no Plano Nacional de Imunização serão vacinadas nessa primeira fase. Logo após as pessoas com 60 anos, quando vai estar disponível para pessoas entre 18 e 59 anos com comorbidades. Vale a pena ficar atenta às informações no site da prefeitura de sua cidade, pois cada município tem autonomia para agendar essas datas e informar sobre o agendamento. Dei uma pesquisada no site da prefeitura de Salvador, e no dia 23 de abril, os vacinados eram pessoas com 60 anos ou mais. Acredito que esteja bem próximo da data para pessoas com comorbidades. Um forte abraço, Marcia.

      1. Olá, querida amiga, boa tarde! Infelizmente, nessa fase rinite e sinusite, como diagnóstico, não estão contempladas. Seria importante que seu médico lhe confirmasse, porque apesar de algumas condição crônicas não estarem contempladas, quem faz uso de alguns medicamentos específicos, descritos no plano nacional de vacinação, acabam tendo o direto de se vacinar. Um forte abraço, Marcia.

        1. Tenho fibromiagia, problemas crónicos de coluna, quadril e punhos ja operado.
          Estou c 56 anos, estou no grupo de prioridades

          1. Olá, boa tarde! Essa condição crônica de saúde, infelizmente não está no Plano Nacional de Imunização, neste momento. Um forte abraço, Marcia.

      1. Olá, querida amiga, boa tarde! Pessoas abaixo de 60 anos serão vacinadas logo após os idosos e profissionais da segurança e em algumas localidades, os profissionais da educação, na fase das pessoas com comorbidades. Vale a pena você verificar as informações no site da prefeitura de sua cidade, pois cada município tem autonomia para gerenciar essas datas e também os documentos que precisará levar. Um forte abraço, Paula.

        1. Olá, boa tarde! Essa condição crônica de saúde, infelizmente não está no Plano Nacional de Imunização, neste momento. Um forte abraço, Marcia.

    1. Leandro Rosa Peres

      Asma , bronquite e esquizofrenia São as doenças pre existentes do meu filho. Ele esta enquadrado no grupo prioritário de vacinação para covid

      1. Olá, boa tarde! Pessoas com condição crônica de saúde, como asma, serão vacinadas logo após os idosos e profissionais da segurança e em algumas localidades, os profissionais da educação, na fase das pessoas com comorbidades. Vale a pena você verificar as informações no site da prefeitura de sua cidade, pois cada município tem autonomia para gerenciar essas datas e também os documentos que precisará levar. Um forte abraço, Paula

    2. João leite Ferreira Neto

      Olá, Boa tarde! Meu nome é João leite Ferreira Neto! Tenho 40 anos, e tenho problemas de saúde seríssimo! tenho 8 hérnias de disco 4 na medula e 4 na lombar mas artrose e artrite e não desvio no eixo à direita vivo a base de medicações gostaria de saber se tenho prioridade a vacinação?

          1. Olá, boa tarde! Infelizmente nessa fase você não está contemplada, o diagnóstico de UCE não está no Plano Nacional de Vacinação, como prioridade, nesse momento. Qualquer dúvida, conte conosco. Um forte abraço, Marcia.

        1. Laudimelia da silva

          Tenho pressão alta e tomo remédio controlado pra pressão alta quando vou tomar a vacina? Vou fazer 56 anos .

          1. Laudimelia da silva

            Tomo remédio controlado pra pressão alta vou fazer 56anos quando vou tomar a vacina ?

          2. Olá, querida amiga! Se sua pressão se encaixa nesses números, você terá direito a vacina, PA sistólica ≥180mmHg
            e/ou diastólica ≥110mmHg e PA sistólica entre 140 e 179mmHg e/ou diastólica entre 90 e 109mmHg na presença de lesão em órgão e/ou comorbidade. Mas o ideal seria que você confirmar com seu médico (a). Um forte abraço, Marcia.

    3. Adiomara Alves Santos

      Que vergonha desse nosso Brasil!
      Por exemplo :tenho 56 anos , diabética
      e hipertensa, pego ônibus lotado todos os dias pra ir ao trabalho , devíamos ser grupo prioritario sem dúvidas, o que fazer?

      1. Adiomara, boa tarde! Você, por ter o diagnóstico de diabetes, uma condição crônica, está contemplada nessa primeira fase da vacinação, no grupo das comorbidades e doenças crônicas. Você vai precisar ficar atenta as informações no site da prefeitura de sua cidade, pra saber a data que começará a vacinação para esse grupo e qual documentação levar. Um forte abraço, Marcia.

    4. Denise Cavalcanti Areal

      Tenho um filho de 30 anos que operou artrodese. Ele pode tomar a vacina da covid por comorbidades no momento que chegar na idade dele por comorbidades?

      1. Querida amiga, boa tarde! Pelo que entendi, esse é um procedimento cirúrgico, devido a uma condição de saúde, vai depender de qual condição de saúde ele apresenta, se alguma doença rara, se tem alguma comorbidade, se faz uso de algumas medicações listadas no Plano Nacional de Vacinação. Seria interessante confirmar com o médico (a), que está acompanhando seu filho. Um forte abraço, Marcia.

    5. Cleunilda Brito de Andrade

      Tenho 51 anos tenho cisto no pâncreas A 11 anos sou acompanhada por ressonância é exames laboratoriais já fiz 2 aspiração por agulha fina.tenho fibromialgia osteopenia,2 Hérnia de disco lombalgia é atelectasia pulmonar posso me vacinar até hj não me vacinou.obrigado

      1. Olá, boa tarde! Infelizmente a vacinação ainda não está disponível para quem tem essas condições de saúde. Vale a pena você acompanhar as notícias no site da prefeitura de sua cidade, cada município tem autonimia para decidir sobre essas datas. Um forte abraço, Marcia.

      1. Olá, querida amiga, boa tarde! A condição crônica de seu marido está contemplada nessa fase da vacinação, no grupo das comorbidades, para saber o dia, você precisa acompanhar as informações no site da prefeitura de sua cidade. Cada município tem autonomia para marcas essas datas. Um forte Abraço, Marcia.

    6. Ivaneide Gomes Pinheiro

      Bom dia fiz uma cirurgia de pâncreas retirando 90% do pâncreas e baço,dou diabética e hipertese,queria saber se posso tomar a vacina?tenho 44 anos.

      1. Olá, querida amiga, tudo bem? Você se enquadra no grupo das comorbidades, nessa fase de vacinação, pelo diagnóstico de diabetes. Um forte abraço, Marcia.

      2. Vanderlucia Barbosa De Oliveira

        Boa tarde faço tratamento de artrite reumatoide…tenho 49 anos eu posso tomar a vacina da covid

        1. Olá, querida amiga, sua condição crônica está relacionada no Plano Nacional de Vacinação. para maiores informações, como quando e o que levar para ser vacinada, você vai precisar confirmas no site da prefeitura de sua cidade. Cada município tem autonomia para decidir sobre isso. Um forte abraço, Marcia.

      3. Oi, eu faço acompanhamento renal de pedra nos rins a 30 anos e meus rins funcionam lentamente devido ser um pélvico e são rodados e sou hipertenso mas tomo duas medicações. Eu entro no grupo de comorbidades? Tenho 58 anos.

        1. Olá, Maria, tudo bem? Doença renal crônica está listada no grupo prioritário, e hipertensão resistente. Mas o ideal seria você conversar com seu médico para confirmar sua condição em relação a vacina, e caso você tenha a indicação, já pode pegar a documentação necessária. Um forte abraço, Marcia.

      1. Olá, querida amiga, tudo bem? Alguns municípios já estão vacinando para esta condição de saúde. Sugiro você entrar em contato com a secretaria de saúde ou ficar atenta ao site da prefeitura de sua cidade, pois eles tem autonomia para marcar essas datas. Um forte abraço, Marcia.

      1. Olá, querida amiga, tudo bem? Em alguns estados já começou, o ideal é você acompanhar as informações no site de sua cidade, cada município tem autonomia para marcar essas datas. Um forte abraço, Marcia.

      1. Olá, querida amiga, tudo bem? Doença renal crônica está incluída no Plano Nacional de Vacinação. Seria importante você conversar com o médico que te acompanha, para ter certeza se você se enquadra e qual documento levar. Um forte abraço, Marcia.

      1. Bom dia, Sandra, tudo bem? Hipertensão resistente tem direto. Se você usa três ou mais medicamentos, ou tem alguma outra doença associada que compromete algum órgão também tem. Um forte abraço, Marcia.

      1. Olá, boa tarde! Para sua condição crônica a vacina ainda não está disponível. Qualquer dúvida, conte com nosso time. Um forte abraço, Marcia.

    7. Vera lucia Santiago Borges

      Boa noite sou operada de câncer de mama tenho prioridade para tomar a vacina tenho 58anos faço tratamento via oral com contrato de tamoxifeno

      1. Olá, Vera, tudo bem? Sim, você tem a indicação para vacinar nessa fase de comorbidades, no grupo dos imunossupressores devido a medicação que você usa. Precisa verificar na cidade que você reside, qual documentação precisa levar. Normalmente a receita médica costuma ser suficiente, mas tem municípios que pedem um laudo, e inclusive disponibilizam no seu site, o modelo. Um forte abraço, Marcia.

    8. Meu marido tem doença de chagas crônica, porque não foi liberada a vacina pra ele, ela é uma doença gravíssima , é lamentável ver tantas pessoas tomando sem ter risco grave de óbito

    9. Crsitina Sueli

      Olá tenho fibromialgia, ao contrário de outras doenças como: pressão alta e diabetes, não bebo, nem saio de casa pelas dores crónicas constantes, peguei o relatório e fui empedida de ser vacinada, não ando só e tomo medicamentos para o problema e psicológico.
      Infelizmente somos esquecidos pelo SUS, apesar de ser uma doença terrível e de difícil achar os tratamento de graça, sinto me como um nada. É justo isso, exames caríssimos, médico pago, nutricionista pago, exames caros etc. Precisamos de respostas, ainda tenho 4 cirurgias, erro médico, dói da cabeça até os dedos dos pés, preciso resposta para uma doença que não tem cura segundo a medicina ser tão esquecida.😭😭😭😭😭😭😭

      1. Olá, querida amiga, boa tarde! Espero que esteja bem e em segurança. Sinto muito pelo que você está passando. A vacina deveria estar disponível para todos, mas infelizmente no momento não existe vacina suficiente para todos os brasileiros, por isso esse critério de vacinar aqueles que caso sejam expostos a covid, possam desenvolver um quadro mais grave. Vamos torcer juntas para que logo haja vacina para todas e todos. Qualquer dúvida, conte com nosso time, um forte abraço, Marcia.

      1. Olá, querida amiga, tudo bem? Infelizmente para esta primeira fase da vacinação, essa condição de saúde não está contemplada. Qualquer outra dúvida, conte com nosso time. Um forte abraço, Marcia.

      1. Olá, querida amiga, tudo bem? Infelizmente para esta primeira fase da vacinação, essa condição de saúde não está contemplada. Apenas aquelas que de alguma forma, possam comprometer a questão respiratória. Qualquer outra dúvida, conte com nosso time. Um forte abraço, Marcia.

    10. Solange Lamana Faria Carnielli

      Boa tarde, faço uso do remédio Femara para tratamento oncologico, inclusive a solicitação do plano de saude do Femara, vem escrito como quimioterapia oral. Gostaria de saber se tenho prioridade para a vacina covid. Obrigada!

      1. Olá, querida amiga, tudo bem? Se for pelo diagnóstico, você não está incluída, mas caso use algum imunossupressor ou e caso tenha biológico, você teria direito. Se possível, converse com seu médico e caso tenha direito, solicite a documentação necessária. Qualquer outra dúvida, conte com nosso time. Um forte abraço, Marcia.

    11. Maria da Graça

      Paciente com esquizofrenia com 46 anos e q usa clozapina 400 mg / dia e outros remédios entra nessa nova fase?Obrigada

      1. Olá, querida amiga, tudo bem? Infelizmente para esta primeira fase da vacinação, essa condição de saúde não está contemplada. Apenas aquelas que de alguma forma, possam comprometer a questão respiratória. Qualquer outra dúvida, conte com nosso time. Um forte abraço, Marcia.

      1. Boa tarde, Soraya, tudo bem? Pela sua condição crônica não, mas pelo tratamento que faz, pode ser que tenha direito, existe uma dosagem mínima para obter o direto. Seria importante que você entrasse em contato com seu médico para confirmar e caso tenha esse direito, será necessário, levar um documento que comprove. Um forte abraço, Marcia.

      1. Olá, boa tarde! Essa condição crônica de saúde, está no Plano Nacional de Imunização, porém, com algumas especificações. Seria melhor você confirmar com seu médico se você se enquadra nesses critérios e pegar um documento para comprovação. Um forte abraço, Marcia.

      1. Olá, boa tarde! Essa condição crônica de saúde, infelizmente não está no Plano Nacional de Imunização, neste momento. Um forte abraço, Marcia.

      1. Olá, boa tarde! Essa condição crônica de saúde, infelizmente não está no Plano Nacional de Imunização, neste momento. Um forte abraço, Marcia.

    12. Tenho uma filha com paralesia cerebral de 18 anos e eu faço uso de vários remedio contínuos tenho 49 anos..qdo podemos nos vacinar?

      1. Olá, querida amiga, tudo bem! Para essa condição de saúde, a vacina já está disponível. E para você que é cuidadora, também, vocês fazem a vacina juntas, vai precisar apenas de um laudo, ou atestado comprovando a condição de saúde de sua filha. Um forte abraço, Marcia.

      1. Olá, querida amiga, tudo bem! Para essa condição de saúde, a vacina ainda não está disponível. Um forte abraço, Marcia.

    13. ADRIANA FERREIRA DA DIAIR FERREIRA DA SILVA

      Eu tenho bronquite asmatica uso bombinha e mais alguns remedio eu tenho direito de tomar a vacina contra o covid

      1. Olá, querida amiga, tudo bem! Para essa condição de saúde, a vacina ainda não está disponível. Mas dependendo da dosagem você poderia se encaixar, converse com seu médico (a). Um forte abraço, Marcia.

      1. Olá, querido amigo, tudo bem! Para essa condição de saúde, a vacina ainda não está disponível. Um forte abraço, Marcia.

    14. Clelia Veronica Munhoz Fioravante

      Boa noite,minha enteada tem asna bronquica, foi no posto de nosso bairro em Rio Grande, Rs, e não quiseram dar a vacina da covid nela, isso procede perante as regras do Ministerio da Saude quanto as comodidades.
      Obg

      1. Olá, querida amiga, boa tarde! Nesse momento, para a condição de saúde de sua enteada, a vacina ainda não está liberada. Mas, caso ela faz uso de imunossupressor ou biológico, dependendo da sua dosagem, poderá ter esse direito. Conversem com o médico, e se for o caso, solicitem a documentação para vacinar. Um forte abraço, Marcia.

      1. Olá, querido amigo, tudo bem? Nesse momento, apenas Asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática)está no grupo prioritário para vacinação. Um forte abraço, Marcia.

      1. Olá, querida amiga, tudo bem? Neste momento está liberada apenas para doença renal crônica estágio 3 ou mais (taxa de filtração glomerular < 60 ml/min/1,73 m2) e/ou síndrome nefrótica, não tenho como lhe afirmar que sua condição de saúde se encaixa neste critério. O ideal seria conversar com seu médico para confirmar se este é seu caso ou não e orientá-la. Um forte abraço, Marcia.

      1. Olá, boa tarde, tudo bem? Neste momento, para sua condição de saúde, a vacina ainda não está disponível, apenas para asma grave. Caso para a sua idade esteja disponível, sim, você precisa fazer a vacina, caso sua idade ainda não esteja contemplada, ficamos na torcida para que chegue a vez de todas e todos. Um forte abraço, Marcia.

          1. Olá, tudo bem? Todas as informações sobre como, onde e a documentação para a vacina da covid, você pode obter no site da prefeitura de sua cidade. Qualquer outra informação, conte com nosso time, um forte abraço, Marcia.

      1. Olá, querida amiga, bom dia! Pessoas com condições crônicas de saúde, como no seu caso, serão vacinadas logo após a fase dos idosos e profissionais da segurança, na fase das pessoas com comorbidades. Vale a pena você ficar atenta as informações no site da prefeitura de sua cidade, pois cada município tem autonomia para gerenciar essa datas. Um forte abraço, Marcia.

          1. Olá, querida amiga, boa tarde! Algumas condições crônicas tem direito a vacina, desde que façam uso de imunossupressores, corticoides, entre outros . Você vai precisar entrar em contato com seu médico para confirmar se tem direito, e caso tenha, precisará pegar com ele, um documento lhe autorizando ser vacinada. Um abraço, Marcia.

          2. ANA PAULA FERREIRA

            Eu tenho bronquite asmática e faço uso de Clenil diariamente que pego na farmácia popular . Tenho direito a vacinar antes?

          3. Olá, querida amiga, boa tarde! Pessoas com condições crônicas de saúde, como no seu caso, serão vacinadas logo após a fase dos idosos e profissionais da segurança, na fase das pessoas com comorbidades. Vale a pena você ficar atenta as informações no site da prefeitura de sua cidade, pois cada município tem autonomia para gerenciar essas datas. Um forte abraço, Marcia.

          4. Olá, querida amiga, bom dia! Pessoas com condição crônica de saúde, serão vacinadas logo após a fase dos idosos e profissionais da segurança e em algumas localidades, os profissionais da educação, na fase das pessoas com comorbidades, já está pertinho ;). Vale a pena você ficar atenta às informações no site da prefeitura de sua cidade, pois cada município tem autonomia para gerenciar essas datas e também os documentos que precisará levar. Um forte abraço, Marcia.

          1. Olá, querido amigo, boa tarde! Pessoas com essa condição crônica de saúde, serão vacinadas logo após a fase dos idosos e profissionais da segurança, na fase das pessoas com comorbidades. Vale a pena você ficar atento às informações no site da prefeitura de sua cidade, pois cada município tem autonomia para gerenciar essas datas e também os documentos que precisará levar. Um forte abraço, Marcia.

          1. Olá, querida amiga, boa tarde! De acordo com o Plano Nacional de Imunização, fibromialgia não está contemplada nessa primeira fase. Vale a pena ficar atenta às informações no site da prefeitura de sua cidade, para ver quando a sua condição crônica será contemplada com a vacina. Um forte abraço, Marcia.

        1. Olá, Rosa, tudo bem? Para te responder, precisamos saber se tem alguma condição crônica de saúde, e qual, se toma algum medicamento imunossupressor e sua idade. Aguardamos seu contato para podermos responder a você. Um forte abraço, Marcia.

        2. Boa tarde ..eu tenho deprecao tomo o medicamento de manha e a noite e nao posso deixar de tomar sera que poderei levar a vacina agora nesta ..faseobrigado

          1. Rosangela Barbosa chavim

            Boa noite tenho vitamina D baixa,tomo Diprospam a cada 3 meses por conta das dores da fibromialgia, será que posso tomar a vacina contra a covid tenho 56 anos

          2. Olá, querida amiga, tudo bem? Infelizmente sua condição crônica não está incluída nessa fase das prioridades no Plano Nacional de Vacinação. Um forte abraço, Marcia.

    1. Mario Cesar de Abreu

      Oi boa tarde! Sou diabetico tenho 56 anos. Tenho prioridade na vacida do covi 19? Nao tenho laudo ainda. So exame e receita medica. Obrigado.

      1. Olá, querido amigo, bom dia! O diabetes é uma das comorbidades que estão na lista com direito a vacina. Sobre seus documentos, você precisa verificar o que é pedido em seu município, pos cada cidade tem autonomia para decidir qual documentação levar. Então, se for possível, dê uma olhado no site da prefeitura de sua cidade. Um abraço, Marcia.

          1. Olá, querida amiga, boa tarde! Algumas condições crônicas, como as suas, tem direito a vacina. Mas você vai precisar entrar em contato com seu médico para confirmar o seu caso, e caso possa ser vacinada, precisará pegar com ele, um documento lhe autorizando. Um abraço, Marcia.

        1. Olá, querido amigo, boa tarde! O diabetes é uma das comorbidades que estão na lista com direito a vacina. Mesmo assim, você precisa verificar o que é pedido em seu município, pois cada cidade tem autonomia para decidir qual documentação levar. Então, se for possível, dê uma olhado no site da prefeitura de sua cidade e converse com seu médico(a). Um abraço, Marcia.

      2. Letícia almeida barbosa sampaio

        Boa noite tenho hipotireoidismo de hashimoto , tenho rinite e e sinusite e faço uso continuo de levoide tenho direito a vacinação

        1. Olá, querida amiga, boa tarde! Algumas condições crônicas tem direito a vacina, desde que façam uso de imunossupressores, corticoides, medicamentos biológicos, entre outros, o seu diagnóstico por si só, não está contemplado neste plano de vacinação. Você vai precisar entrar em contato com seu médico para confirmar se tem direito e caso tenha, precisará pegar com ele, um documento lhe autorizando ser vacinada. Um abraço, Marcia.

    2. Claudia Maria da Hora

      Tenho insuficiencia renal cronica/hepatopatia cronica/ doença Hashimoto/posso entrar grupo prioridade vacina covid

      1. Olá, querida amiga, bom dia! Algumas condições crônicas tem direito a vacina, desde que façam uso de imunossupressores. Você vai precisar entrar em contato com seu médico para confirmar se tem direito e caso tenha, precisará pegar com ele, um documento lhe autorizando ser vacinada. Um abraço, Marcia.

      2. Marileide Maria Soares

        Boa tarde tenho depressão tenho extenso no coração pensão alta toma um remédio controlado há muitos anos mas eu tenho 54 anos quando que eu posso tomar a vacina no coronavirus

        1. Olá, querida amiga, boa tarde! Pessoas com condições crônicas de saúde, como no seu caso, serão vacinadas logo após a fase dos idosos e profissionais da segurança, na fase das pessoas com comorbidades. Vale a pena você ficar atenta as informações no site da prefeitura de sua cidade, pois cada município tem autonomia para gerenciar essa datas. Um forte abraço, Marcia.

          1. Olá, querido amigo, tudo bem? Infelizmente bronquite não está na lista do Plano Nacional de Vacinação, nessa primeira fase. O ideal seria você conversar com o médico (a) que o acompanha, porque dependendo da medicação que você faça uso, pode ser encaixado no momento em que as pessoas com doenças crônicas, em uso de imunossupressores, forem vacinadas. Um forte abraço, Marcia.

          2. Boa tarde!
            Eu sou portadora de Miastenia Gravis, doença crônica e autoimune. Será que vou poder me vacinar na primeira fase?

          3. Bom dia, querida amiga, tudo bem? Pessoas com doenças crônicas que usam medicamentos imunobiológicos, tem direto. Caso você use algum desses medicamentos, tem direito de se vacinar na fase das comorbidades, no grupo de imunossuprimidos. Seria importante você confirmar com seu médico (a) e também verificar o documento que você precisa levar. Um forte abraço, Marcia.

      1. Olá, querida amiga, boa tarde! Algumas condições crônicas tem direito a vacina, desde que façam uso de imunossupressores, corticoides, entre outros, o diagnóstico de esquizofrenia por si só, não está contemplado neste plano de vacinação. Você vai precisar entrar em contato com seu médico para confirmar se tem direito e caso tenha, precisará pegar com ele, um documento lhe autorizando ser vacinada. Um abraço, Marcia.

    1. Olá, querida amiga, boa tarde! Por conta do diabetes, provavelmente você se encaixa na fase das comorbidades, mas apenas o profissional que lhe acompanha, é que poderá, além de lhe confirmar sobre por vacinar, lhe fornecerá a documentação necessária para a realização dela. Um forte abraço, Marcia.

        1. Olá, querida amiga, boa tarde!

          O ideal é que entre em contato com a equipe médica que te acompanha, para que possam, com segurança, avaliar o melhor a ser feito no seu caso. Sobre as prioridades para a vacinação, esse é o link com a publicação completa relacionada às condições crônicas que entram nas prioridade: https://cdd.org.br/noticia/cronicos/doencas-cronicas-terao-prioridade-na-1a-fase-da-vacina-contra-a-covid-19/.

          Conte com a gente! Um forte abraço, Paula.

          1. Olá, querido amigo, boa tarde! Pessoas nessa condição se enquadram no grupo de comorbidades, logo após o dos idosos. Porém cada caso é um caso, então, somente seu médico poderá lhe confirmar, e caso se enquadre, vai precisar levar a documentação que seu médico lhe fornecerá, informando sua necessidade de realizar a vacina. Um forte abraço, Marcia.

          1. Olá, querida amiga, bom dia! Pessoas com condições crônicas de saúde, como no seu caso, serão vacinadas logo após a fase dos idosos e profissionais da segurança, na fase das pessoas com comorbidades. Vale a pena você ficar atenta as informações no site da prefeitura de sua cidade, pois cada município tem autonomia para gerenciar essa datas. Um forte abraço, Marcia.

        1. Olá, querida amiga, boa tarde!

          Nesse link estão todas as prioridades que já estão contempladas para a vacinação: https://cdd.org.br/noticia/cronicos/doencas-cronicas-terao-prioridade-na-1a-fase-da-vacina-contra-a-covid-19/.

          O ideal é você entrar em contato com a equipe médica que te acompanha para que possam, com segurança, indicar qual fase você se enquadra e se pode se vacinar.

          Se tiver qualquer dúvida, conte com a gente! Um forte abraço, Paula.

          1. Olá, querida amiga, tudo bem! Para essa condição de saúde, a vacina ainda não está disponível. Mas dependendo da dosagem do predsim, você poderia se encaixar, converse com seu médico (a). Um forte abraço, Marcia.

    2. André Luis Ferreira

      Boa tarde sou portador de várias doenças cronicas e auto imune eu já posso tomar a primeira dose da vacina contra o covid19 ?

      1. Olá, querido amigo, boa tarde! Vai depender de quais doenças, se elas estão elencadas no grupo das prioridades, e caso estejam, tens que ficar atento ao calendário do seu município, através do site da prefeitura de sua cidade, cada município tem autonomia para realizar esse calendário. Sugiro que entre em contato com seu médico, para confirmar se você faz parte desse grupo ou não. Um forte abraço, Marcia.

  1. Rosiani Cristina Bonatti

    Porque não estao sendo vacinados os portadores de doenças graves imunusuprimidos portadores de Esclerose Múltipla secundária?

    1. Olá, querida amiga, boa tarde! As pessoas que se enquadram na fase das comorbidades, como esses que você citou, serão vacinados na terceira fase, logo após a dos idosos. Ainda não existe uma data, e como cada município tem autonomia para decidir, é preciso ficar atenta ao site da prefeitura de sua cidade, e entrar em contato com seu médico (a), mas confirmar a sua indicação e pegar a documentação necessária para a vacinação. Um forte abraço, Marcia.

  2. Rosemeire Silva Regatieri

    Fui no posto de saúde aqui em Santo André para tomar a vacina contra covid19..so que a enfermeira me falou que e por etapa de idade ..tenho diabetes …colesterol alto triglicérides alta e uso insulina diariamente …tenho 53 anos …quero saber se está correto vou ter que esperar chegar a minha a minha vez ?

    1. Boa tarde, querida amiga, tudo bem? Sim, está certa a informação que lhe foi passada. Devido a sua condição crônica, a sua fase é a das comorbidades, que deve começar logo após a fase dos idosos. Mas como cada município tem autonomia para marcar essas datas, você precisa ficar atenta as informações no site da prefeitura de sua cidade. Seria interessante também conversar com seu médico (a), para confirmar sua indicação e pegar a documentação necessária para a sua vacinação. Um forte abraço, Marcia.

  3. Maria Cristina Cunha Rosa

    Tive um infarto meu coração funciona 25% meus rins tbm não funciona o direito tenho insuficiente renal e cardíaca .tenho 58 anos restrição hídrica e hipotiroidismo . Infarto foi em 2016 insuficiente renal 2017
    Tenho tudo comprovado

  4. Sou portadora de DPOC crônica faço uso de oxigênio domiciliar já procurei para tomar a vacina aqui em Caraguatatuba SP a resposta que tive é que Caraguatatuba não está incluso, por favor me ajudem

    1. Olá, Adriana, boa tarde! Sua condição crônica está contemplada na fase das comorbidades. Logo após a fase dos idosos. Como cada município tem autonomia para marcar essas datas, o ideal é você acompanhar as informações pelo site da prefeitura de sua cidade. É importante também, que você faça contato com seu médico, confirmando sua indicação para a vacina, e também para pegar a documentação necessária que deverá apresentar, no caso de receber a vacina. Um forte abraço, Marcia.

  5. Rosana Lúcia Pereira

    Sou diabética,faço uso das duas insulinas,tenho 5 estende,já fiz 3 cataterismo,sou hipertensa,quando vou me vacinar?

    1. Olá, querida amiga, boa tarde! Por conta de suas condições crônicas, provavelmente você se encaixa na fase das comorbidades, mas apenas o profissional que lhe acompanha, é que poderá, além de lhe confirmar sobre por vacinar, lhe fornecerá a documentação necessária para a realização dela. Um forte abraço, Marcia.

      1. Olá, querido amigo, boa tarde! Sabemos apenas que o grupo ao qual o senhor se enquadra, será vacinado após o grupo dos idosos. Mas como cada município tem autonomia para decidir, o senhor precisará ficar atento as informações no site da prefeitura de sua cidade. Um forte abraço, Marcia.

        1. Boa tarde!
          Tenho uma doença renal crônica, sem grande comprometimento dos rins, além de hematúria glomerular e infecção urinária recorrente. Faço parte do grupo prioritário?

          1. Olá, querida amiga, boa tarde! No Plano Nacional de Vacinação, não especifica nada em relação a doença renal crônica, apenas cita, que pessoas com essa condição, serão imunizadas nessa fase, das comorbidades. O ideal é você acompanhar as informações no site da prefeitura de sua cidade. Ali você vai poder acompanhar a evolução e saber quando será sua vez e qual documentação levar. Um forte abraço, Marcia.

    1. Izabel Dias Bezerra

      Boa tarde, tenho um filho de 34 anos que sofre de esquizofrenia gostaria de saber se ele faz parte do grupo de risco e qual se enquadra?

        1. Kelly Cristina Damasceno Gonzaga

          Tenho doença venosa nas pernas, quero saber se tenho direito a vacina contra civis como grupo prioritario

          1. Boa tarde, querida amiga, tudo bem? Sua condição de saúde não está na relação de prioridades nesse momento. Seria importante você acompanhar as informações no site da prefeitura de seus município. Cada cidade tem autonomia para organizar essas datas. Qualquer dúvida, conte com nosso time. Um forte abraço, Marcia.

        1. Olá, querida amiga, bom dia! Algumas condições crônicas tem direito a vacina, desde que façam uso de imunossupressores. Você vai precisar entrar em contato com seu médico para confirmar se tem direito e caso tenha, precisará pegar com ele, um documento lhe autorizando ser vacinada. Um abraço, Marcia.

    1. Olá, querida amiga, boa tarde! A principio você se enquadraria na etapa das comorbidades, que vem depois dos idosos, e outros profissionais da segurança e da educação, talvez seja mais rápida a vacinação por idade, mas como você tem uma condição crônica, você vai precisar confirmar com seu médico (a) e se for o caso, pegar seu documento que comprove sua condição, pra poder realizar a vacina. Um forte abraço, Marcia.

    2. Olá, meu marido tem uma doença autoimune ,Síndrome do anticorpo antifosfolipídeo e já teve um avc isquêmico. será q ele se encaixa no grupo das comorbidades?

      1. Edilene rosa dos Santos

        Quem tem bronquite aguda vai ter direito a vacina no grupo de comorbidades? Só com receita médica e medicamentos da pra provar que tenho bronquite?

        1. Olá, querida amiga, tudo bem? Como cada município tem autonomia para elencar quais comorbidades serão atendidas, você precisará ficar atenta as informações do site da prefeitura de sua cidade. Entre em contato com seu médico, para ver se você tem indicação, caso tenha, você precisará pegar com ele, os documentos para levar na hora de realizar a vacina. Qualquer outra dúvida, conte conosco. Um forte abraço, Marcia.

        1. Francisco de Assis Fortaleza

          Olá, boa noite , tenho 59 anos completo;sou cardíaco, fiz três ponte safena e uma mamária,tenho onze estents e fiz duas ablação e sou ipertenço.
          Quando vou me vacinar aqui em São Luís- Ma

          1. Olá, querido amigo, boa tarde! Sabemos apenas que as pessoas que se enquadram no grupo de comorbidades, o seu caso, serão vacinadas após os idosos. Mas para saber exatamente quando, você precisará ficar atento as informações do site da prefeitura da sua cidade, porque cada município tem autonomia para decidir sobre essa questão. Qualquer dúvida, conte conosco, um forte abraço, Marcia.

  6. Claudemir De Aguiar

    Eu tenho asma crônica já fiz angioplastia e estou aguardando para colocar CDI no coração mais diabete .tenho direito a vacinação ? Tenho 57 anos

    1. Olá querido amigo, tudo bem? A principio você se enquadraria na etapa das comorbidades, mas apenas o médico que acompanha você, poderá lhe confirmar e lhe fornecer a documentação para a vacinação, se for seu caso. Um forte abraço, Marcia.

      1. Simone Rodello

        Tenho tumor de hipófise há anos faço controle com rémedios.
        E também ja operei neurinoma no acustico e que faço controle .
        Por favor tenho direito a vacina???

        1. Olá, querida amiga, boa tarde! Essas duas condições descritas por você não constam no Plano Nacional de Vacinação. Pelo menos com essa nomenclatura. O ideal, seria você confirmar com o profissional que te acompanha. Qualquer dúvida, conte conosco. Um forte abraço, Marcia.

    1. Olá, querida amiga! Espero que você esteja bem, e em segurança. Cefaléia e deficiência visual, infelizmente não estão descritas na etapa das comorbidades, mas somente seu médico (a) é que poderá lhe confirmar e lhe fornecer o documento para a realização da vacina, se for o caso. Um forte abraço, Marcia

      1. Olá, meu marido tem uma doença autoimune ,Síndrome do anticorpo antifosfolipídeo e já teve um avc isquêmico. será q ele se encaixa no grupo das comorbidades?

    1. Boa tarde, querido amigo! Você se enquadraria no grupo das comorbidades, mas apenas o seu médico(a) poderá lhe confirmar e lhe fornecer o documento necessário para a vacinação. Um forte abraço, Marcia.

      1. Boa tarde ! Haverá um critério para definir a ordem de vacinação dentro do grupo de comorbidades?? Por exemplo: Wuem tem 2 ou 3 doenças do grupo de comorbidades vacina 1º ??? Ou sera por idade ???

        1. Olá, boa tarde! O que se sabe hoje, é que o grupo das comorbidades será logo após o dos idosos. Como cada município tem autonomia para decidir essa ordem, precisará ficar atento as notícias no site da prefeitura de sua cidade. Qualquer dúvida, conte com nosso time. Um forte abraço, Marcia.

    1. Boa tarde, Regina, tudo bem? Você se encaixaria no grupo das comorbidades, porém, somente o profissional que acompanha você, poderá lhe confirmar se poderá se vacinar e lhe fornecer o documento necessário pra realizar a vacinação. Um forte abraço, Marcia.

  7. EDIVANIS DANTAS DE MATTOS SILVA

    Tenho 60 anos sou portadora de marca passo e insuficiência respiratória posso vacinar sem perigo e que mês ou dia

    1. Olá, querida amiga, tudo bem? A princípio, justamente por ter uma uma doença cardiorrespiratória, você se enquadraria nas comorbidades, que está na terceira fase, e muda de estado para estado e município também, mas o ideal seria você conversar com seu médico(a), somente ele poderá lhe confirmar e também lhe fornecer o documento necessário pra a vacinação, quando chegar a hora. Um forte abraço, Marcia.

        1. Olá, querido amigo, boa tarde!

          As vacinas que entram nas prioridades, por comorbidades, serão anunciadas após as fases por idades, por região. Você precisa ficar atento ao calendário da região que você mora para ter acesso à essas informações. Aqui, nesse link, você encontra a lista completa com as condições crônicas que entram na primeira fase: https://cdd.org.br/noticia/cronicos/doencas-cronicas-terao-prioridade-na-1a-fase-da-vacina-contra-a-covid-19/.
          Conte com a gente, um forte abraço, Paula.

  8. Raquel de Almeida Batista

    Tenho hipotireoidismo (meu endocrinologista disse que é uma doença cronica), mas nessa lista não consta como doença crônica. Outro fator que não sei se conta é que tenho TDAH, tomo venvanse 50. Tenho 33 anos. Estou fazendo doutorado na USP em Lorena SP, mas estou em Ubá MG no apto do meu pai. Esse semestre é disciplina online. Espero tomar essa vacina até junho, senão vai atrasar muito meus experimentos.

  9. Eliane Glanzel Alves Machado

    Boa tarde…gostaria de mais informações sobre a vacinação em pacientes oncológicos. Sou uma, com quatro cirurgias , sendo duas últimas no pulmão. Uma em junho do ano passado.
    Não encontro muita informação quanto a esse tipo de prioridade.
    Se puder ajudar, aguardo e agradeço imensamente.

  10. Olá a todos na luta contra a diabetes estou na esperança da vacina pois já perdi amigos mais precisamos que as autoridades fortaleza as esperanças para nós , que não fique nesse inpasse políticos vacina já

    1. Olá, querida amiga, boa tarde!

      Aqui, nesse link, você encontra a lista completa das condições crônicas que entram nas prioridades para a vacinação: https://cdd.org.br/noticia/cronicos/doencas-cronicas-terao-prioridade-na-1a-fase-da-vacina-contra-a-covid-19/. Os calendários estão sendo definidos por região, você precisa ficar atenta às publicações da região que você mora para ter acesso à data certa.

      Conte com a gente!

      Um forte abraço, Paula.

  11. Josilene Cabrera

    Gostaria muito de.uma resposta…por que a várias dúvidas sobre doenças pré existentes no grupo de vacinação. Tem como responder sem muita demora.atenciosamente.

  12. Dou da área de risco , tenho Lupus quando serei vacinada? por utilizar diariamente a cloroquina a vacina pode causar alguma reação ?

    1. Olá, querida amiga, boa tarde!

      A lista das comorbidades que entram como prioridade para vacinação segue nesse link: https://cdd.org.br/noticia/cronicos/doencas-cronicas-terao-prioridade-na-1a-fase-da-vacina-contra-a-covid-19/
      Sobre a relação entre medicamentos e a vacina, o ideal é que você entre em contato com a equipe médica que te acompanha para que possam, com segurança, avaliar o melhor a ser feito no seu caso.

      Qualquer dúvida, conte com a gente!

      Um forte abraço, Paula.

    2. Olá, Fabiana, tudo bem? O ideal seria você conversar com seu médico, ele poderá lhe confirmar se tens indicação para a vacina e quais documentos levar, no caso de ser vacinada. Um forte abraço, Marcia.

    1. Olá, boa tarde. Logo após a fase dos idosos, será a vez das comorbidades. Para ter certeza que você e seu filho se encaixam nessa fase, será necessário o contato com seu médico, somente ele poderá lhe confirmar se pode fazer a vacina e também lhe fornecer os documentos necessários para a vacinação. Qualquer outra dúvida, conte com nosso time. Um forte abraço, Marcia.

  13. Edneuza Carmo dos Santos

    Tenho a Sidrome de Elhes Danllos, devido a Sidrome rara tenho problema vascular, nós ossos, vitamina De baixa, cálcio baixo, ferro baixo, imunidade baixa, problema no intestino e osteoporose.. e etc

  14. Olá,
    Por favor, poderia esclarecer se pessoas que faz uso de “bolsa de colostomia” pode ser vacinado neste grupo prioritário????
    Agradeço.

    1. Olá, Elo, boa tarde! Nesse caso, somente seu médico é que poderá lhe confirmar se você se enquadra no grupo das comorbidades. E caso seja o seu caso, ele vai lhe fornecer a documentação necessária para a realização da vacina. Um forte abraço, Marcia.

  15. Olá! Sou paciente oncológica, diabética e hipertensa. Nas respostas anteriores, li que, quando chegar a vez dos doentes com comorbidades, é orientado falar com o médico, confirmar e pedir documento necessário para a vacinação. Por favor, gostaria de saber: que tipo de documento é esse? Obrigada.

    1. Olá, querida amiga, boa tarde! Esse documento é um laudo do seu médico, com o CID de sua condição crônica e a autorização para realizar a vacina. Qualquer dúvida, conte conosco, um forte abraço, Marcia.

  16. Ola boa noite,tenho problemas de bronquite asmática,sofro de pressão alta e tenho insuficiência arterial crônica,faço parte do grupo prioritário e tenho 41 anos obrigada!!

    1. Rogerio Martins

      Esqueceram dos portadores de neoplasias. Quem estabeleceu esse critério sabe o que é neoplasia? Certamente que não.

      1. Olá, querida amiga, boa tarde! De acordo com o Plano Nacional de Imunização, as pessoas com condições crônicas de saúde serão vacinadas logo após a fase dos idosos e profissionais da segurança e, em algumas localidades, os profissionais da educação, na fase das pessoas com comorbidades. As pessoas com neoplasias que tenham 59 anos ou menos, estarão comtempladas nessa fase. Você precisará, se for seu caso, pegar documentação que comprove sua condição com a equipe médica que te acompanha. É importante também que você fique atenta às informações no site da prefeitura de sua cidade, pois cada município tem autonomia para gerenciar essas datas e também os documentos que precisará levar. Um forte abraço, Marcia.

    1. Olá, querido amigo, boa tarde! Pessoas com a sua condição crônica, poderão fazer a vacina, assim que forem liberadas para pessoas com comorbidades. Como cada município tem autonomia, você vai precisar acompanhar as informações do site da prefeitura de sua cidade. Qualquer dúvida, conte com nosso time. Um forte abraço, Marcia.

    1. Olá, querida amiga, tudo bem? Que bom que nosso conteúdo te interessou. Ficamos muito felizes com seu comentário. Um forte abraço. Marcia.

  17. Robson Ferreira Marques

    Tenho asma e faço uso de medicação diária, fui ao posto de vacinação e não me vacinaram pois me falaram que não estava no plano do município de minha cidade. (Rio de Janeiro). O plano não seria nacional? Obrigado

    1. Olá, querido amigo, bom dia! Pessoas com condições crônicas de saúde, como no seu caso, serão vacinadas logo após a fase dos idosos e profissionais da segurança, na fase das pessoas com comorbidades. Ainda deve demorar um pouquinho. Sim, o plano é nacional, mas como a demanda de cada município é diferente, vale a pena você ficar atento as informações no site da prefeitura de sua cidade. Um forte abraço, Marcia.

    1. Olá, querido amigo, boa tarde! O Hiv é uma das comorbidades que estão na lista com direito a vacina. Mesmo assim, você precisa verificar o que é pedido em seu município, pois cada cidade tem autonomia para decidir qual documentação levar. Então, se for possível, dê uma olhada no site da prefeitura de sua cidade e converse com seu médico(a). Um abraço, Marcia.

  18. Olá, minha mãe tem trombose e eu queria saber se ela vacina no grupo de agora, dia 16 e Abril nos de comorbidades ou ela espera na do grupo de doentes cronicos ?

    1. Olá, querida amiga, boa tarde! Pessoas com condições crônicas de saúde serão vacinadas logo após a fase dos idosos e profissionais da segurança e em algumas localidades, os profissionais da educação, na fase das pessoas com comorbidades. Em relação a sua mãe, seria ideal que vocês tivessem a autorização/confirmação, do médico (a) que acompanha o tratamento. É importante também que você fique atenta às informações no site da prefeitura de sua cidade, pois cada município tem autonomia para gerenciar essas datas e também os documentos que precisará levar, no caso de fazer a vacina. Um forte abraço, Marcia.

        1. Bom dia, Angela, tudo bem? Hepatite como diagnóstico, não está no Plano Nacional de Vacinação, mas se você faz uso de imunossupressor ou biológico, para tratamento, você se encaixa na fase de comorbidades, junto com imunossupressores. Vale você conversar com o profissional que te acompanha para confirmar. Um forte abraço, Marcia.

    1. Olá, Sandra, boa tarde! Pessoas com condição crônica de saúde, como você, serão vacinadas logo após a fase dos idosos e profissionais da segurança e em algumas localidades, os profissionais da educação, na fase das pessoas com comorbidades, já está pertinho ;). Vale a pena você ficar atenta às informações no site da prefeitura de sua cidade, pois cada município tem autonomia para gerenciar essas datas e também os documentos que precisará levar. Um forte abraço, Marcia.

    1. Olá, Sergio, boa tarde! Pessoas com condição crônica de saúde, como você, serão vacinadas logo após a fase dos idosos e profissionais da segurança e em algumas localidades, os profissionais da educação, na fase das pessoas com comorbidades, já está pertinho ;). Em muitos casos, basta um laudo de exame ou receitas médicas, nem sempre existe a necessidade de um consulta médica. Vale a pena você ficar atento às informações no site da prefeitura de sua cidade, pois cada município tem autonomia para gerenciar essas datas e também os documentos que precisará levar. Um forte abraço, Marcia.

  19. Ana Cristina Duque Amaral

    Meu filho com 24 anos, tem hidrocefalia, mieolomeningocele, portanto crônico renal, além do quadro convulsivo.
    Ele entra no critério de prioridade ??? Para os casos de doenças crônicas pré existentes??

    1. Olá, Ana Cristina, boa tarde! Pessoas com condição crônica de saúde, como é o caso do seu filho, serão vacinadas logo após a fase dos idosos e profissionais da segurança e em algumas localidades, os profissionais da educação, na primeira fase ainda, a fase das pessoas com comorbidades, já está pertinho ;). Em muitos casos, basta um laudo de exame ou receitas médicas, para comprovar o situação dele. Vale a pena você ficar atenta às informações no site da prefeitura de sua cidade, pois cada município tem autonomia para gerenciar essas datas e também os documentos que precisará levar. Um forte abraço, Marcia.

  20. Bom dia me chamo Ivone moro em vila Velha tenho 49 anos tem um problema de asma crônica e eu gostaria de saber se eu estou no grupo de risco e poderia tomar a vacina da covid-19 e tem uma filha também especial que tem problema de esquizofrenia ela tem 29 anos se ela também pode tomar a vacina da covid-19 assim antecipada né porque nós somos do grupo de risco e gostaria de saber se nós já podemos tomar a primeira dose

    1. Olá, Ivone, boa tarde! Pessoas com condição crônica de saúde logo após os idosos e profissionais da segurança e em algumas localidades, os profissionais da educação, na fase das pessoas com comorbidades. A asma precisa ser grave e fazer uso de algum dos medicamentos descritos no plano nacional de vacinação. Seria importante você conversar com seu médico para ter certeza se você se enquadra. O diagnóstico da sua filha, não está contemplado, infelizmente. E vale a pena você ficar atento às informações no site da prefeitura de sua cidade, pois cada município tem autonomia para gerenciar essas datas e também os documentos que precisará levar. Um forte abraço, Marcia.

    1. Olá, boa tarde! Pessoas com hipertensão arterial resistente, estágio 3 e pressão entre 140 e 179mmHg e/ou entre 90 e 109mmHg, na presença de lesão em órgão‐alvo ou ainda com alguma comorbidades serão vacinados na fase das comorbidades. Seria importante que seu médico confirmasse se terá direito e qual documentação precisará levar. Um forte abraço, Marcia.

    1. Olá, Geovane, tudo bem? Até a última quarta-feira não iria, mas a partir da atualização do Plano Nacional de Vacinação, pessoas com diagnóstico de doenças raras, terão direito a vacinação no grupo prioritário, juntamente com pessoas com deficiência permanente. Provavelmente será logo após a vacinação das pessoas com comorbidades. Vale a pena você ficar atento as notícias no site da prefeitura de sua cidade, cada município tem autonomia em marcar ad datas e informar a documentação necessária. Um forte abraço, Marcia.

    1. Boa tarde, querido amigo, tudo bem? As cardiopatias estão contempladas no Plano Nacional de Vacinação, porém, elas são bem específicas, então, para ter certeza, você precisa entrar em contato com o profissional médico que acompanha você. Ele poderá confirmar se tem direito e lhe fornecer a documentação necessária. Um forte abraço, Paula.

      1. Olá, querida amiga, tudo bem? para podermos ajudar e responder sua pregunta, precisamos saber se você possui alguma condição crônica de saúde ou não e sua idade. Qualquer dúvida, estamos por aqui. Um forte abraço, Marcia.

  21. Célia Fernandes Duarte

    Olá
    Tenho Anemia falciforme, quando serei vacinada….
    Meu esposo tem má formação congênita, quando ele será vacinado
    Obrigada.

  22. Eu tenho comorbidades e não tive p direito de vacinar. Fui no posto de saúde e elas falaram que trombose pressão alta e que tem isquemia com frequência não tinha direito de tomar… fui ao médico e ele ficou bravo pq na semana que tavam vacinando as comorbidades mesmo com a receita dos remédios e com k exames não quiseram me vacina ai fui no neurologista e ele me deu um laudo autorizando a tomar a vacina mas não deu tempo de tomar … contrai a covid o medico falou que assim que sair de novo uma repescage pra mim ir tentar tomar no posto mas parece que tudo contra pra nos não tomar a vacina

  23. Olá, poderia me dizer, fazendo favor, se eu teria direito a vacina na fase de comorbidades? Tenho bloqueio incompleto do ramo direito. Já deu arritmia em mim, porém foi 2, 3 vezes. Obrigado

    1. Boa tarde, querido amigo, tudo bem? As cardiopatias estão contempladas no Plano Nacional de Vacinação, porém, elas são bem específicas, então, para ter certeza, você precisa entrar em contato com o profissional médico que acompanha você. Ele poderá confirmar se tem direito e lhe fornecer a documentação necessária. Um forte abraço, Paula.

    1. Olá, querida amiga, boa tarde!

      A Asma entra na lista de prioridades da vacinação. Pessoas com condições crônicas de saúde, como no seu caso, serão vacinadas logo após a fase dos idosos e profissionais da segurança, na fase das pessoas com comorbidades. Vale a pena você ficar atenta as informações no site da prefeitura de sua cidade, pois cada município tem autonomia para gerenciar essa datas.

      A lista completa com as comorbidades que estão contempladas para prioridade da vacinação estão nesse link: https://cdd.org.br/noticia/cronicos/doencas-cronicas-terao-prioridade-na-1a-fase-da-vacina-contra-a-covid-19/

      Qualquer dúvida, conte com a gente!

      Um forte abraço, Paula.

    1. Bom dia, querida amiga, tudo bem?
      Sim, sua condição crônica está prevista na fase das doenças crônicas, logo após os idosos, profissionais de segurança, e em alguns locais, os profissionais da educação. Será juntamente com as comorbidades. Se puder, fique atenta às informações do site da prefeitura de sua cidade, onde serão divulgadas datas e documentos necessários. Qualquer dúvida, conte com nosso time. Um forte abraço, Marcio.

  24. José Fernandes da Silva Filho

    Tenho um irmão fazendo hoje 59 anos que teve tuberculose pleural que após tratado precisou passar por varias drenagens do pulmão e por fim por um toracomia perdendo praticamente um pulmão. Hoje com restrições para exercícios (a não ser bem leves), caminhadas um pouco extensas, obesidade, taquicardia arrítmica, hipercolesterolêmico e pré diabético. Perdeu a função quase total do pulmão afetado. Ele tem o direito de entrar neste grupo para a dose da vacina do covid? Aguardo resposta. Grato JS.

    1. Olá, querido amigo, boa tarde! Seu irmão entra na primeira fase, no grupo das comorbidades. Mas você precisa verificar, junto ao site da prefeitura de sua cidade, qual documentação deverá levar. Isso muda de município para município. Um forte abraço, Marcia.

    1. olá, querido amigo, boa tarde! Pessoas com essa condição crônica e com valores de pressão PA sistólica ≥180mmHg
      e/ou diastólica ≥110mmHg ou em uso de três ou mais medicamentos, ou ainda que além da pressão alta, ainda tem alguma outra condição, estão incluídas nessa fase da vacinação. Um forte abraço, Marcia.

  25. Marilene oliveira de Sousa

    Boa tarde! Eu tenho hostoporose, anemia crónica, e astrose eu posso tomar a vacina antes da minha idade q e 51 anos?

    1. Olá, querida amiga, boa tarde! Você terá direto se sua anemia for a Anemia Falciforme, que está contemplada na fase das comorbidades, suas outras condições de saúde não fazem parte do Plano Nacional de Vacinação. Seria legal você confirmar com o médico que acompanha você. Um forte abraço, Marcia.

  26. Tenho doença dermatológica crônica, entro no grupo de pessoas com comorbidades, para a vacinação?? Tenho 19 anos

    1. Olá, Rafaela, infelizmente não está nessa fase. E ainda não existe um calendário para sua condição. Um forte abraço, Marcia.

      1. Tenho apena um rim , nasce com os dois mais tive que tirar um. Gostaria de saber se faço parte só grupo de risco e teria direito de vacinar .

        1. Olá, Amanda, tudo bem? Doença renal crônica está dentro das comorbidades que podem receber a vacina nessa fase. Seria importante você verificar no site da prefeitura de sua cidade, qual documentação você precisa levar. Um forte abraço, Marcia.

          1. Olá boa tarde tenho um filho de 5 anos ele pessoriase nervosa e dermatite dentre outra alergia ele toma a vacina ou tem que esperar

          2. Olá, querida amiga tudo bem? Neste momento a vacina só está disponível para maiores de 18 anos. A ANVISA, liberou a vacina da Pfizer para adolescentes a partir de 12 anos, mas ainda não está liberada no Plano Nacional de Imunização. Ficamos na torcida para logo logo chegar a vez de todas e todos. Um forte abraço, Marcia.

    1. Olá, querido amigo, tudo bem? Sua condição crônica não está descrita no Plano Nacional de Vacinação, mas caso você faça uso de algum imunossupressor no seu tratamento, seria importante você confirmar com o seu médico(a) assistente, pois nesse caso, provavelmente teria direito a vacinar. Um forte abraço, Marcia.

    1. Olá, querida amiga, tudo bem? Asma grave está entre as condições crônicas de saúde que tem direto a vacinação nessa fase. Você vai precisar confirmar com o médico que tipo de asma é a sua, e se for o caso de se vacinar, você vai precisar também de uma documentação que comprove essa condição. Essa informação você vai encontrar no site da prefeitura de sua cidade, assim como a data de vacinação. Um forte abraço, Marcia.

  27. E os q tem bronquite asmática q é fatal se pegar esse vírus como aconteceu no caso do ator Paulo Gustavo vão se vacinar quando?

    1. Olá, querida amiga, tudo bem? pessoas com Asma grave, estão no grupo das comorbidades e doenças crônicas. Em alguns municípios a vacinação para esses grupos já começou. Um forte abraço, Marcia.

    1. Olá, querida amiga, tudo bem? Infelizmente essa condição crônica ainda não está contemplada no Plano Nacional de Vacinação. Mas fique atenta ao site da prefeitura de sua cidade, eles tem autonomia para marcar essas datas, e ali você vai encontrar todas as informações necessárias para quando chegar a sua vez. Um forte abraço, Marcia.

    1. Olá, querida amiga, tudo bem? A asma grave está contemplada na fase das comorbidades, no grupo das doenças crônicas. Você pode conferir informações mais específicas sobre sua condição, no site da prefeitura de sua cidade. Um forte abraço, Marcia.

  28. BOA TARDE, MINHA MAE TEM 52 ANOS E SOFRE DE HIDRICEFALIA E TEM UMA VALVULA DERIVATIVA NO CRANIO…. ELATEM DIRETO DE SER VACINADA PELA DOENÇA PRE EXISTENTE?

    1. Olá, tudo bem? Nesse momento a vacina ainda não está disponível para essa condição crônica de saúde. Mas o ideal seria você conversar com o profissional que acompanha sua mãe. Vale também você ficar atenta as informações no site da prefeitura de sua cidade. Cada município tem autonomia pra marcar essas datas. Um forte abraço, Marcia.

  29. Olá! Meu marido faz uso da medicação Stelara para psoríase. Ele vai poder tomar a vacina? E quem tem pressão alta também poderá tomar?

    1. Bom dia, querida, tudo bem? pelo fato de seu esposo utilizar um imunossupressor, ele tem direito a ser vacinado na fase das comorbidades, junto com o grupo de imunossuprimidos. Será necessário levar um documento que comprove essa condição. Hipertensos resistentes, com utilização de três medicamentos ou mais também tem direto a vacinar nessa mesma fase e também precisa comprovar essa condição. Normalmente o site da prefeitura traz o modelo de documento que precisa apresentar. Um forte abraço, Marcia.

  30. Estas informações foram coletadas onde por favor ? uso imunossupressor e o posto esta se negando a me vacinar afirmando que nao tenho idade

  31. Antônio Henrique Liao

    Boa tarde! Tenho 55 anos e fiz uma cirurgia de retirada de um tumor (neuronoma do acústico) há 4 meses. Posso tomar a vacina do Covid 19?

    1. Olá, querido amigo, como vai? para a sua condição de saúde, a vacina da covid ainda não está disponível. Um forte abraço, Marcia.

  32. Maria Salomé Oliveira de Queiroz Nunes

    Boa tarde,
    Tenho artrite reumatóide faço uso de corticóide posso tomar a vacina da covid neste calendário atual?

    1. Olá, querida amiga, tudo bem? Sim, para sua condição de saúde a vacina estará disponível nessa fase das comorbidades, no grupo dos imunossuprimidos. Você precisa confirmar o calendário de vacinação do seu município e a documentação que precisa levar. Um forte abraço, Marcia.

    1. Olá, Cristina, tudo bem? Sua condição de saúde é de doença renal crônica? Caso seja, você tem sim, direito a vacinação na fase das pessoas com comorbidades. Um forte abraço, Marcia.

        1. Olá, querida amiga, tudo bem? Infelizmente para esta primeira fase da vacinação, sua condição de saúde não está contemplada. Qualquer outra dúvida, conte com nosso time. Um forte abraço, Marcia.

      1. JANAINA SANTOS

        Boa tarde, sou doente crônica, tem bronquite crônica, dermatite atópica crônica, rinite etc… Tenho laudo, me encaixo no grupo para vacinação do covid??

        1. Olá, querida amiga, tudo bem? Infelizmente para esta primeira fase da vacinação, sua condição de saúde não está contemplada. Mas caso faça uso de imunossupressor ou biológicos, converse com seu médico e confirme se você se enquadraria ou não nessa condição. Qualquer outra dúvida, conte com nosso time. Um forte abraço, Marcia.

    1. Olá, querida amiga, tudo bem? Asma crônica está entre as condições de saúde prioritárias para a vacinação. Mas você vai precisar confirmar o calendário de seu município. Cada cidade tem autonomia para organizar as datas e a documentação necessária para comprovar o direito. Um forte abraço, Marcia.

  33. Olá, tive um avc hemorrágico final de 2019. Tratei e não tenho sequelas aparentes, me enquadro nas comorbidades (em doença cerebrovascular)?

    1. Olá, Marina, tudo bem? No momento sua condição de saúde ainda não está na lista do Plano Nacional de Imunização, vamos torcer para que chegue logo a sua vez. Um forte abraço, Marcia.

  34. Orlando ferreira Filho

    Bom dia meu nome Orlando ferreira Filho , tenho 58 anos tenho insuficiencia Rena rim lado direito , tenho ultrassom e documentos relatando eses probemas , sera que tenho direito de tomar as vacinas antes seguindo data aniversarios e idade , sou de Guarulhos Capital por favor podem me orientar meu muito obrigado

    1. Olá, querido amigo, tudo bem? Insuficiência renal é uma das condições crônicas que dão direito a prioridade na vacinação contar a covid. Verifique com seu médico qual documentação você precisa levar para o dia de vacinar. Um forte abraço, Marcia.

  35. Marcelle Ferreira

    Olá, boa tarde!
    Tenho urticaria Cronica Espontanea e faço uso de Omalizumabe (medicamento biologico) e na falta desta medicação faço uso de +-40mg de Prednisona diariamente. Entraria no grupo prioritário para vacinação conta Covid-19?
    Obrigada!!

    1. Olá, Marcelle, tudo bem? Sim, você faz uso de uma medicação que te dá direito a vacinar no grupo das pessoas imunossuprimidas, nessa fase das comorbidades. Você vai precisar verificar com seu médico (a) qual documentação você vai precisar levar. Um forte abraço, Marcia.

      1. Marcelle Ferreira

        Marcia obrigada pela resposta! tanto o uso do Omalizumabe quanto o uso da prednisona me dariam esse direito da vacinação nessa fase das comorbidades?

  36. Naiara cristine dos santos faria

    Quero saber condo vai sair a vacina pra pessoas com doença clonica bloquite meu endereço er rua padre julio maria 1525

    1. Olá, Naiara, tudo bem? Para sua condição de saúde a vacina contra covid ainda não está disponível. Qualquer outra informação, conte com nosso time. Um forte abraço, Marcia.

    1. Olá, Janaína, tudo bem? Para sua condição de saúde a vacina ainda não está disponível ainda. Qualquer dúvida, conte com nosso time. Um forte abraço, Marcia.

      1. Olá, querida amiga, tudo bem? Infelizmente para esta primeira fase da vacinação, essa condição de saúde não está contemplada. Apenas aquelas que de alguma forma, possam comprometer a questão respiratória. Qualquer outra dúvida, conte com nosso time. Um forte abraço, Marcia.

      2. Olá, tenho hepatopatia (Hepatite B Crônica) a anos faço tratamento, faço parte do grupo de comorbidade? Posso tomar a vaciná ?

        Idade 32 anos.

        Aqui em Cuiabá MT, já começou a vacinar para minha idade porém para pessoas com comorbidsde nesta idade.

      3. Olá tenho asma faço o uso de bombinha Clenil e de salbutamol e quando estou em crise tomo prednisolona e de koide d me enquadro nós grupo prioritário da vacina tenho 37 anos .

        1. Olá, boa tarde! Caso sua condição crônica seja de asma grave, ou se alguma medicação que use seja imunossupressor ou imunobiológico, sim, e vai precisar de uma documentação que comprove sua condição. Um forte abraço, Marcia.

    1. Olá, querida amiga, boa tarde! Nessa primeira fase, para suas condições de saúde, a vacina ainda não está disponível. Seria importante você acompanhar as informações e atualizações pelo site da prefeitura de sua cidade. Cada município tem autonomia em relação a essas datas e documentos para comprovação, casa seja seu caso, de direito a vacinar, Qualquer dúvida conte com nosso time. Um forte abraço, Marcia.

  37. Luci Mara Picoli

    Olá, tenho 54 anos e tenho doença crônica. Aqui ainda não chegou na minha idade pra vacinar. Só de 55 pra cima. Pode acontecer isso?

    1. Olá, querida amiga, tudo bem? Sim, neste momento estão vacinando grupos prioritários e por faixa etária. Cada município tem a autonomia para marcar essas datas. Um forte abraço, Marcia.

    1. Olá, tudo bem? Infelizmente para esta primeira fase da vacinação, essa condição de saúde não está contemplada. Apenas aquelas que de alguma forma, possam comprometer a questão respiratória. Qualquer outra dúvida, conte com nosso time. Um forte abraço, Marcia.

    2. Jr S.Silva