Saiba tudo sobre a Doença Ocular da Tireoide

A Doença Ocular da Tireoide (DOT) é uma condição na qual os músculos orbitários, pálpebras, glândulas lacrimais e tecido adiposo atrás do olho ficam inflamados. Isso pode fazer com que os olhos e as pálpebras fiquem vermelhos, inchados e desconfortáveis; os olhos podem ficar projetados para a frente (olhos “arregalados” ou “esbugalhados”).

Em alguns casos, há inchaço e rigidez dos músculos que movem os olhos, de modo que eles não se movem mais de forma alinhada; isso pode causar visão dupla. Raramente, a DOT pode causar visão reduzida devido à pressão no nervo na parte posterior do olho ou formação de úlceras na parte frontal dos olhos, se as pálpebras não fecharem completamente.

A DOT também é conhecida como Orbitopatia ou Oftalmopatia de Graves – é uma condição autoimune. Ocorre quando o sistema imunológico do corpo ataca o tecido, causando inflamação nos tecidos ao redor e atrás do olho. Na maioria das pessoas, a mesma condição autoimune que causa DOT também afeta a glândula da tireoide, resultando em uma doença de nome parecido, a doença de Graves. 

A doença de Graves é uma das causas da hiperatividade na tireoide (hipertireoidismo); mais raramente pode causar hipoatividade da tireoide (hipotireoidismo, ou doença de Hashimoto). A DOT pode ocorrer em pessoas quando a tireoide está hiperativa, hipoativa ou funcionando normalmente. Também pode ocorrer após o tratamento da doença de Graves. 

Quem é o profissional que trata a Doença Ocular da Tireoide?

Devido a esta característica de diferentes condições serem comumente encontradas na mesma pessoa, pode ser necessária a busca de profissionais com especializações e formações diferentes, como um médico oftalmologista, especialista em Oculoplástica, Órbita e Vias lacrimais, para o tratamento da DOT e um endocrinologista, em caso de diagnóstico da doença de Graves ou de Hashimoto. Além disso, pessoas com DOT e com Graves ou Hashimoto comórbidas devem buscar o apoio de um psiquiatra, uma vez que disfunções na tireoide podem influenciar o estado do humor: 

Outros profissionais também podem ser importantes para o tratamento da DOT, são eles: médico clínico, reumatologista e psicólogo. 

Qual é a chance de uma pessoa desenvolver a Doença Ocular da Tireoide?

No geral, cerca de um quarto das pessoas com doença de Graves desenvolve a DOT antes, durante ou após o diagnóstico de distúrbio da tireoide. Na maioria dos casos, a doença ocular é leve. Se não apresentar características de DOT no momento em que a doença de Graves é diagnosticada e a pessoa com a condição não fumar ou ser ex-fumante, a chance de desenvolver DOT é inferior a uma em dez. Mas, se a pessoa é tabagista, a chance de desenvolver DOT é dobrada. 

Se você é um fumante inveterado, as chances de desenvolver DOT aumentam oito vezes em comparação com os não fumantes. Clique aqui para ver como ajudar alguém a parar de fumar e confira também 5 dicas para parar de fumar.

Quais são os sintomas da Doença Ocular da Tireoide?

Esses são os sintomas mais comuns:

(Consulte o seu médico se tiver algum dos seguintes sintomas e pergunte se pode ser DOT)

Se você tem pálpebras inchadas e pele inchada ao redor e sob os olhos e tem uma tireoide severamente hipoativa, isso provavelmente não é DOT. Deve melhorar assim que for tratado adequadamente com tratamento apropriado com um endocrinologista.

Diagnóstico da Doença Ocular da Tireoide pode ser difícil

Às vezes, o diagnóstico de DOT pode ser difícil e as pessoas podem ser tratadas para outras condições, como conjuntivite, alergia ou rinite, meses antes do diagnóstico de DOT ser feito. Os sinais de que o diagnóstico pode ser DOT ao invés de qualquer uma dessas condições são:

Posso fazer alguma coisa para evitar que a DOT piore?

Peça conselhos a um profissional de saúde sobre como parar de fumar ou inscreva-se em um programa para conseguir parar com o cigarro. Além de aumentar a chance de ter a DOT, as pessoas com o diagnóstico que continuam fumando respondem pior aos tratamentos; mas essa desvantagem parece desaparecer logo após o abandono do tabagismo. Além disso, os não fumantes ou ex-fumantes têm maior probabilidade de serem curados de sua hiperatividade da tireoide após um tratamento com do que os fumantes. 

Certifique-se de fazer exames da tireoide regularmente e siga os conselhos dados pelo seu médico sobre quando e como tomar sua medicação para tireoide. Isso garantirá que seus exames permaneçam normais e estáveis, o que dará aos seus olhos a melhor chance de cura e da  maneira sobre como você se sente.

Cheque com seu médico, mas o tratamento com radioiodo pode ser pior para pessoas com DOT, especialmente em fumantes. Discuta com seu médico quais precauções especiais podem ser necessárias ou se o tratamento deve ser adiado.

Há evidências recentes sugerem que pessoas com a DOT em fase aguda podem se beneficiar de um tratamento de seis meses de suplementos de selênio na dose de 100mcg duas vezes ao dia, que você pode comprar sem receita.

A DOT pode afetar a minha qualidade de vida?

Sim, é bem reconhecido que a DOT pode afetar seu bem-estar psicológico e social. Se os seus exames da tireoide têm mostrado resultados variáveis, você pode acabar se sentindo ansioso e/ou irritado e sofrer alterações de humor até que seus níveis hormonais se estabilizem. 

Você também pode sentir raiva, perder autoestima ou confiança, ou isolamento social, por causa da mudança na aparência de seus olhos. Os relacionamentos podem ser afetados – tanto sociais quanto no trabalho. Isso não é surpreendente, pois o rosto e os olhos são o ponto de contato mais significativo entre os indivíduos. 

A DOT pode mudar sua aparência facial e alterar sua expressão, o que pode afetar a maneira como as pessoas reagem a você, o que, compreensivelmente, pode ser difícil de lidar. O tratamento, que pode incluir cirurgia, muitas vezes pode melhorar isso; e a busca por um psicólogo, ou até mesmo o contato com outras pessoas que têm a DOT, podem ajudá-lo a encontrar estratégias para enfrentar a fase mais aguda da condição.

Tradução e adaptação: Equipe da Crônicos do Dia a Dia (CDD) 

Fonte: British Thyroid Foundation – Revisado em 2021 e Thyroid Eye Disease Management Tips for Patients, 2021

Compartilhe

Leia Também