A ansiedade é uma das condições mais comuns que afetam o bem-estar mental e é comum entre as pessoas com asma.

Qualquer que seja a causa da sua ansiedade, é importante lembrar que você pode encontrar ajuda para administrá-la. Esperamos que esse texto possa ser um trampolim para ajudá-lo a começar a se sentir menos ansioso novamente.

O que é ansiedade?
A ansiedade é um sentimento de desconforto, como preocupação ou medo. Sentir-se ansioso de vez em quando, se você está fazendo um exame, ou esperando que alguma data importante chegue, é algo natural e não terá um grande efeito em sua vida. Mas se você se sentir muito ansioso, ou se o medo ou a preocupação começar a parecer esmagadora, isso pode levar a uma incapacidade de lidar com os ataques de pânico e / ou pode significar que você não gosta tanto da sua vida.

Os sintomas físicos da ansiedade incluem um coração acelerado, músculos tensos e respiração superficial ou difícil.

Por que nos sentimos ansiosos?
Sentir-se ansioso é a forma que o corpo tem de nos preparar para correr ou lutar (conhecida como a resposta do ‘voo ou luta’).

Para os nossos antepassados, esta resposta foi útil para nos ajudar a sobreviver a ataques com risco de vida por animais selvagens.

Para nós, a maioria dos problemas que enfrentamos na vida cotidiana não é perigoso, mas nossos corpos ainda podem reagir como se estivessem sob ataque. Algumas pessoas têm sintomas de ansiedade mesmo quando estão apenas pensando em algo preocupante ou assustador.

A asma está te deixando ansioso?
– Converse com seu médico sobre como você está se sentindo, assim você pode obter a ajuda e o suporte que precisa. Não tenha medo de admitir que está se sentindo ansioso – lutar contra a respiração é assustador e, mesmo que você não tenha tido um ataque de asma antes ou por um longo tempo, é natural se preocupar.
– Anote como você está se sentindo. Se você achar que é muito difícil falar sobre isso, você pode levar por escrito para a sua consulta com o seu médico.
– Certifique-se de que seu plano de ação para a asma esteja atualizado. Se você está confiante de que seus sintomas são bem controlados, você se sentirá menos ansioso em relação à condição.
– Peça ao seu médico para verificar a sua técnica de inalação, para que você saiba que está usando o (s) seu (s) inalador (es) da melhor forma e obtendo todos os benefícios dos medicamentos.
– Verifique se você sabe, e as pessoas ao seu redor sabem, o que fazer se você tiver um ataque de asma. Se sentir preparado pode ajudá-lo a se sentir menos ansioso. Converse com outras pessoas que têm asma sobre como elas se sentem também – entre em nosso grupo no Facebook: Asma Grave – CDD.

Você está com medo de ter outro ataque de asma?
Se você teve um ataque de asma é comum sentir-se preocupado e ansioso de que isso aconteça novamente. É importante:

– Falar com o seu médico dentro de 48 horas após um ataque de asma, para que possa rever o seu plano de tratamento
– Tomar os seus medicamentos exatamente como prescrito para que você fique mais propenso a ficar bem com a sua asma
– Certificar-se de levar o seu inalador de alívio com você onde quer que vá, estando sempre à disposição para tratar qualquer sintoma
– Evitar seus gatilhos quando possível
– Manter um diário de atividades e sintomas para ajudar a identificar quaisquer padrões ou sinais que fazem sua asma piorar.

A ansiedade está piorando sua asma?
Se você está passando por um momento estressante em sua vida, como um divórcio, ou se está se sentindo ansioso, mesmo que não saiba por quê, isso pode piorar seus sintomas de asma. Tomar medidas para voltar aos trilhos emocionalmente é importante porque pode ser fácil ficar preso em um círculo vicioso: você se sente ansioso, a ansiedade piora seus sintomas de asma, e então você se sente mais preocupado, ansioso e agitado.

Você não precisa se conformar com a ansiedade – você pode:

– Conversar com seu médico sobre como você está se sentindo. Eles podem sugerir maneiras para você lidar com isso.
– Anotar todos os sintomas de ansiedade que você está tendo e quando. Isso pode ajudar seu médico a ter uma boa idéia do que você está passando.
– Perguntar ao seu médico se você pode ser encaminhado para um aconselhamento ou terapia.
– Comer bem – alimentos ricos em açúcar e cafeína podem aumentar os sentimentos de ansiedade. Além disso, evite beber muito álcool.
– Manter-se ativo – o exercício pode ajudar a aliviar a ansiedade.
– Planejar algum tempo para relaxar, você pode usar técnicas como meditação ou yoga.
– Tentar fazer alguns exercícios de respiração – eles podem ser úteis para ansiedade e pânico.

O que é um ataque de pânico?
Um ataque de pânico é um ataque súbito extremo de ansiedade. Ele pode fazer você se sentir tonto, fraco, doente ou sem fôlego. Você pode ter palpitações ou palmas das mãos suadas e também tremedeiras.

Ataques de pânico podem acontecer em situações em que você se sente ansioso, como em um ônibus lotado ou trem. Algumas pessoas têm em situações sociais, ambientes médicos ou como resultado de preocupações com a saúde. Às vezes, sentimentos de pânico parecem surgir do nada sem nenhuma razão óbvia.

Embora um ataque de pânico possa ser assustador, ele geralmente passa rapidamente, especialmente se você diminuir a respiração, ficar onde está e deixar o pânico sair. Evitar situações em que você acha que não consegue lidar não é a resposta: isso só faz com que se volte para uma vida livre de pânico a longo prazo.

É um ataque de asma ou um ataque de pânico?

Como o ataque de pânico tem alguns dos mesmos sintomas de um ataque de asma, é importante conhecer seus próprios sintomas de asma e como detectar quando eles estão piorando. Isso pode ajudá-lo a se sentir mais confiante em dizer a diferença.

Sinais de que você está tendo um ataque de asma:
– Tosse
– Chiado
– Catarro pegajoso
– Baixo pico de fluxo
– Inalador de alívio ajuda

Sinais de que você está tendo um ataque de pânico:
– Tontura
– Formigamento nos dedos / lábios
– Náusea
– Cólicas
– Hiper-ventilação

Comum a ambos:
– Falta de ar
– Peito apertado
– Sentir-se tenso ou ansioso
– Palpitações
– Não é possível completar uma frase

O que fazer se os sintomas da asma piorarem
Se você acha que seus sintomas se devem à piora de sua asma, você deve examinar seu plano de ação para a asma ou seguir nosso conselho de ataque para asma e obter ajuda médica o mais rápido possível.

O que fazer se você estiver hiperventilando (respirando muito rápido)
Um dos sintoma de um ataque de pânico é a hiperventilação, quando que você está respirando muito rápido ou “respirando demais”. Na hiperventilação, seus pulmões recebem muito oxigênio e você fica sem ar. Se você tiver ansiedade e começar a respirar muito rapidamente, seu médico poderá recomendar exercícios simples de respiração. Algumas pessoas também acham útil contar de uma a cinco em cada inspiração e expiração.

Se você está com um ataque de asma, seus pulmões podem não estar recebendo oxigênio suficiente, por isso você precisa agir imediatamente para tratar seus sintomas. Sonia Munde, chefe da Helpline at Asthma UK diz: “Você deve consultar o seu plano de ação prescrito sobre a asma, que informa tudo o que você precisa saber sobre sinais e sintomas de um ataque de asma e como obter ajuda.”

O que fazer se você não tiver certeza do que está causando seus sintomas
Se você não tem certeza se seus sintomas de asma estão piorando ou se você tem sintomas de ansiedade, é muito importante conversar com seu médico.

– Se você confundir seus sintomas de ansiedade com asma, isso pode significar que você toma mais remédios para asma do que precisa. Algumas pessoas acham que têm palpitações, mãos trêmulas, formigamento ou lábios, ou se sentem nervosas e nervosas após doses repetidas do inalador de alívio. Sintomas como esses podem fazer você se sentir mais ansioso.
– Se você confundir seus sintomas de asma com ansiedade, você pode não estar tratando os sintomas de asma corretamente e isso pode levar a um ataque de asma potencialmente fatal.

O que fazer se os sintomas da asma piorarem
Se você acha que seus sintomas se devem à piora de sua asma, você deve examinar seu plano de ação para a asma ou seguir nosso conselho de ataque para asma e obter ajuda médica o mais rápido possível.

Fonte: Asthma UK http://bit.ly/2RUUGxR
Tradução e adaptação: Redação CDD

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