01.11.2018 Asma

Asma em pessoas jovens

Temos alguns conselhos de especialistas para ajudá-lo com a sua asma na adolescência e em seus vinte e poucos anos. Ao passar da adolescência para a idade adulta, você pode começar a assumir mais responsabilidades pelo controle da asma, assim como está começando a assumir mais responsabilidade em outras áreas de sua vida.

Com tudo que pode estar acontecendo para você – novas escolas, provas, ir à faculdade, começar um relacionamento, morar sozinho – é fácil esquecer de cuidar da sua asma corretamente.

Sua asma pode parecer apenas mais uma coisa para lidar. Mas se você cuidar dela, todo o resto acontecerá com mais facilidade.

TRÊS PRINCIPAIS FORMAS DE GERENCIAR SUA ASMA

Agora é um ótimo momento para verificar o quão bem você está gerenciando sua asma.

Seja qual for a sua idade ou tempo de diagnóstico, existem três coisas importantes para ajudar a prevenir os sintomas e reduzir o risco de um ataque de asma:

Lembre-se, gerenciar bem a sua asma é a chave para ficar livre dos sintomas – dessa forma você pode aproveitar melhor a vida.

TENHA BONS HÁBITOS

Este é o momento ideal para desenvolver alguns bons hábitos de asma que você utilizará ao longo da vida – como lembrar de levar seus inaladores sem que seus pais tenham que te lembrar, por exemplo.

Entrar em uma boa rotina pode fazer com que cuidar da sua asma não seja tão importante – é apenas algo que você faz em segundo plano.

LEMBRE DE TOMAR SEUS MEDICAMENTOS PARA ASMA

Se você se esquece de tomar os remédios para asma, tente vinculá-lo a algo que você faz todos os dias.
Portanto, se você precisa usar o seu inalador duas vezes ao dia, o mantenha na mesa de cabeceira para que possa vê-lo quando for dormir e quando acordar. Você também pode colocar um alarme em seu celular ou fazer uma anotação em um diário ou agenda.

SEMPRE LEVE SEU INALADOR COM VOCÊ

Não saia de casa sem o seu inalador. Adquira o hábito de checar se ele está em sua bolsa ou bolso, assim como você verifica se está com as suas chaves.
Você pode colocar um lembrete em sua porta da frente durante um período para ajudá-lo a lembrar de não sair de casa sem levar o inalador.

NÃO PERCA SUAS CONSULTAS

Anote e se programe sobre quando você precisa fazer seu próximo check-up de asma – usar um calendário pode ajudar com isso.

E não esqueça mostrar como você está usando seu inalador enquanto estiver lá.

FALE SOBRE SUA ASMA

Tente adquirir o hábito de falar abertamente sobre sua asma – com amigos, familiares, professores, colegas de trabalho, assim como com seu médico.

Se você está fazendo novos amigos no ensino médio, na faculdade ou no trabalho, certifique-se de que eles saibam sobre sua asma para que possam estar lá se precisar de ajuda.

CONHEÇA OS RISCOS DA ASMA

Saiba observar quando a sua asma não está totalmente controlada, o que o coloca em maior risco de ter um ataque de asma e o que você pode fazer para melhorar.

Fonte: Asthma UK https://bit.ly/2yf8uv0
Tradução e Adaptação: Redação CDD

Compartilhe

Leia Também