Você sabe o que é DPOC, ou Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica?

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é uma condição do sistema respiratório caracterizada por uma diminuição progressiva da capacidade de respirar (chamada função pulmonar. É causada, principalmente, pelo cigarro. A DPOC tem dois componentes, o enfisema pulmonar – que é a destruição dos alvéolos, e a bronquite crônica – a inflamação dos brônquios. O tabagismo está presente em aproximadamente 85% dos casos da doença.

Além do tabagismo, a exposição excessiva e constante à poluição, fumaça de fornos à lenha, substâncias químicas e até mesmo poeira podem levar à DPOC. Por isso, além da maioria de fumantes (incluindo fumantes passivos) e ex-fumantes, há pessoas que desenvolveram a doença pulmonar obstrutiva crônica ao trabalhar em carvoarias, olarias e até em pizzarias, por exemplo.

A doença pulmonar obstrutiva crônica se desenvolve lentamente e muitas vezes sequer é notada no início. Com a progressão da DPOC, entretanto, a doença pode levar a dificuldades crescentes para respirar e à exaustão ao realizar atividades simples do dia a dia, como: caminhar, subir escadas e até mesmo tomar banho em pé.

Como as limitações decorrentes da DPOC não são reversíveis ou curáveis, é fundamental para a qualidade de vida dos pacientes que a doença seja diagnosticada e tratada de forme precoce.

Compartilhe

Leia Também