17.12.2021 Outras Patologias

Como lidar com os sintomas da menopausa

Por CDD

O fim da menstruação pode trazer novas sensações para as pessoas que menstruam; confira algumas dicas de possíveis tratamentos para os sintomas da menopausa e quando procurar ajuda

Passar pela perimenopausa e pela menopausa pode ser desconfortável e, às vezes, doloroso para muitas pessoas que menstruam. Mas é uma parte normal e administrável do envelhecimento. Aqui estão algumas dicas para ajudá-la a controlar seus sintomas.

Ondas de calor

Experimente estas opções para ajudá-la a prevenir e gerenciar ondas de calor:

Secura vaginal

A secura vaginal pode ser controlada usando um lubrificante à base de água durante o sexo ou usando um hidratante vaginal usado em intervalos de alguns dias. Seu médico também pode prescrever medicamentos para ajudar com desconfortos vaginais mais graves.

Problemas de sono e mudanças de humor

Experimente estas opções para evitar problemas de sono:

Aliviar o estresse, comer bem e permanecer fisicamente ativa pode ajudar com alterações de humor e problemas de sono. Seu médico também pode prescrever medicamentos para ajudar nas alterações de humor.

Você deve conversar com seu médico sobre como controlar seus sintomas e descartar outras condições que podem estar causando seus sintomas, como depressão ou asma. Também é útil ingressar em um grupo de apoio para pessoas na menopausa para que você tenha um lugar seguro para compartilhar suas preocupações e problemas.

Tratamentos adicionais para os sintomas da menopausa

O seu médico também pode prescrever a terapia de reposição hormonal (THM) para ajudar a tratar os seus sintomas. A THM pode ajudar com:

A THM também pode ajudar a retardar a perda óssea e reduzir as alterações de humor e sintomas depressivos leves. Os efeitos colaterais da THM incluem:

Estudos mostram que as pessoas que tomam THM têm um risco aumentado de ataque cardíaco, derrame e coágulos sanguíneos. Os riscos são semelhantes para pessoas que usam pílulas anticoncepcionais, adesivos e anéis. No entanto, as que fazem THM são mais velhas e, consequentemente, os riscos aumentam com a idade.

Muitas pessoas não podem fazer a THM por causa de uma doença anterior, como câncer, ou porque tomam outros medicamentos.

Pesquisas adicionais descobriram que o risco de câncer de mama pode aumentar com cinco ou mais anos de uso contínuo de THM (de estrogênio com progestogênio, não estrogênio sozinho).

Pessoas que tiveram seu útero removido usarão terapia apenas de estrogênio. Converse com seu médico para saber mais sobre a terapia hormonal antes de tomar a decisão de usá-la.

Quando procurar ajuda

É comum e normal experimentar ciclos irregulares na perimenopausa.

No entanto, outras condições, como a síndrome dos ovários policísticos (SOP) ou câncer cervical, também podem causar sangramento irregular. Consulte seu médico para descartar outras causas se você:

Osteoporose e doenças cardíacas são riscos de saúde a longo prazo associados à menopausa, porque o estrogênio desempenha um papel significativo na proteção dos ossos e do coração. Sem estrogênio, você corre um risco maior de contrair ambas as doenças.

Você também tem um risco aumentado de infecções do trato urinário porque a menopausa pode fazer com que sua uretra fique seca, irritada ou inflamada. As infecções vaginais também podem ocorrer com mais frequência porque sua vagina se tornou mais seca e fina.

Relate os sintomas da menopausa ao visitar o médico. Seja avaliada pelo seu médico se continuar a ter sintomas da menopausa que sejam insuportáveis ​​ou durem mais de cinco anos após o seu último período menstrual.

Fonte: Healthline

Tradução e adaptação: Redação CDD – Crônicos do Dia a Dia

Compartilhe

Leia Também