18.08.2021 Saúde Mental

Sinais de que uma cuidadora pode estar próxima de um burnout e formas de reduzir o estresse

Por CDD

Cuidar de entes queridos com uma condição crônica pode gerar burnout, estresse e outros efeitos para a cuidadora

O burnout – esgotamento completo relacionado a um trabalho – pode ser uma realidade para cuidadoras. “Cuidadoras ficam tão ocupadas que por vezes não percebem que algumas das coisas que estão vivenciando são sinais de estresse”, diz Ruth Drew, diretora de serviços de informação e suporte da Associação de Alzheimer.

“Quando falamos com as cuidadoras, falamos com elas sobre essas coisas serem como luzes de advertência no painel do seu carro. Elas são uma indicação de que você precisa parar e notá-los.”

Os sinais de que uma cuidadora pode estar estressada podem ser:

Negar que o comportamento da pessoa de quem cuida seja devido à sua condição

“É difícil reconhecer que as mudanças que você vê em uma pessoa de quem você gosta são perdas decorrentes da doença. É muito mais fácil dizer que eles estão apenas sendo mais difíceis com você hoje ”, diz Drew.

Flashes de emoções, como raiva, tristeza e mau humor

“A cuidadora pode se sentir mal ou ter uma reação [a algo] maior do que normalmente seria”, diz Drew.

Afastar-se da vida social

Leslie Peters, ex-vice-presidente do Conselho Consultivo de Pessoas com Parkinson da Fundação de Parkinson, diz que as cuidadoras costumam se isolar se estiverem sobrecarregadas.

“Se uma cuidadora para de se comunicar, isso pode ser um grande sinal de esgotamento”, disse ela.

Ansiedade e depressão

Sentir-se preocupada em enfrentar o dia ou com o que o futuro trará, ou sentir que tudo está difícil, mesmo as coisas que antes eram agradáveis, pode ser um sinal de estresse da cuidadora, diz Drew.

Exaustão

Quando estressadas, as cuidadoras podem notar mudanças em seus padrões de sono.

“Algumas acham que dormem mais e outras sofrem de insônia, pois todas as preocupações e coisas que elas têm que fazer giram em sua cabeça”, diz Drew.

Problemas de saúde

O estresse pode se manifestar de maneiras físicas e psicológicas.

“Vemos cuidadoras acabarem no hospital ou serviços de atendimento psicológico porque chegaram ao limite devido ao estresse”, disse Drew.

Maneiras de reduzir o estresse do cuidador

Peters é cuidadora há quase 20 anos. Antes de seu marido ser diagnosticado com doença de Parkinson por volta dos 30 anos, ele e Peters cuidaram da mãe dele, que tinha a mesma condição. Ela diz que algumas coisas podem ajudar quando se está sobrecarregada.

Leve um dia de cada vez

Em vez de olhar para frente e antecipar o que a condição pode fazer, Peters diz para se concentrar no que você precisa fazer hoje.

“Às vezes, olhar para o panorama geral pode ser demais”, disse ela.

Reserve um tempo para si mesma

Além de uma alimentação saudável e exercícios, Peters sugere reservar um tempo para fazer algo de que você goste.

“Ler me ajuda a me perder na história de outra pessoa por um tempo”, diz Peters.

Aprenda técnicas de gerenciamento de estresse

Drew diz que é importante encontrar maneiras de reduzir o estresse.

“Para alguns, pode ser aprender respiração profunda e técnicas de meditação curta, e para outros pode ser ver um terapeuta ou ir a um grupo de apoio”, disse ela.

Encontre suporte

Encontrar um grupo de apoio com pessoas mais jovens afetadas pela doença de Parkinson foi uma grande ajuda para Peters e seu marido.

“Conversar com pessoas que estão passando pela mesma coisa que você e saber que não está sozinha faz uma grande diferença”, disse ela. “Agora, lideramos um grupo de apoio e fazemos muito trabalho comunitário para retribuir.”

Grupo no WhatsApp: participe do nosso grupos de cuidadoras!

Peça ajuda

De acordo com uma pesquisa recente da Associação de Alzheimer, 91% das cuidadoras dizem que cuidar de alguém com Alzheimer ou outra forma de demência deve ser um esforço compartilhado entre a família e amigos próximos. No entanto, apenas 1 em cada 3 cuidadoras disse que outras pessoas são envolvidas nas tarefas de cuidar.

“Organizar amigos e família e ter uma rede de apoio [que pode ajudar] ou pedir a alguém para organizar [amigos e família para ajudar] é uma boa ideia”, diz Drew.

Fonte: Healthline

Tradução e adaptação: Redação CDD – Crônicos do Dia a Dia

Compartilhe

Leia Também