25.10.2021 Saúde Pública

Isso é SUS: Brasil Sorridente

O Dia Nacional da Saúde Bucal, instituído pela Lei nº 10465/2002 para chamar atenção sobre a importância do tema em nosso país, acontece hoje, 25 de outubro. E  você, sabe o que é a saúde bucal? A boca, que exerce função relacionada à fala, mastigação e respiração, é também porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. Ou seja, para além de um sorriso bonito e hálito fresco, a saúde dela reflete na saúde do nosso corpo como um todo. Pensando na importância desse tema, o Isso é SUS de outubro é sobre o Programa Brasil Sorridente, que é composto por uma série de ações para promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal da população brasileira dentro do nosso querido Sistema Único de Saúde (SUS). Confira!

Brasil Sorridente

A Política Nacional de Saúde Bucal, que ficou conhecida como Brasil Sorridente, tem entre seus objetivos reorganizar a Atenção Básica, através da implantação das equipes de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família, e a ampliação e qualificação da Atenção Especializada, através da implantação de Centros de Especialidades Odontológicas e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias.  Além disso, o Brasil Sorridente articula suas ações com outros programas do Ministério da Saúde, como o Programa Saúde na Escola, viabiliza a adição de flúor nas estações de tratamento de águas de abastecimento público e coopera com ações para a qualificação profissional e científica dos profissionais e para a educação em saúde da população.

Atenção Básica: Equipes de Saúde Bucal (eSB) 

Como descrito anteriormente, as eSB são vinculadas à Estratégia de Saúde da Família (ESF), o que faz com que as equipes tenham os valores e compromissos previstos pela Atenção Básica, como a promoção, proteção e recuperação da saúde e prevenção de agravos a partir de ações baseadas no vínculo e relação com o território. Falando sobre território, a atuação das equipes podem ocorrer nas UBS (Postos de Saúde) ou nas Unidades Odontológicas Móveis (UOM), que são veículos adaptados e equipados para que os atendimentos também cheguem em locais de difícil acesso.

As eSB são divididas em 2 modalidades com a presença de: 

Atenção Especializada: 

Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) 

Os CEO são serviços de referência para realizar procedimentos que necessitam de maior complexidade – e que já passaram pela Atenção Básica -, como detecção de câncer bucal, cirurgia oral e atendimento a pessoas com deficiência que necessitem de equipamentos/procedimentos específicos para atendimento. 

Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias (LRPD)

Além dos CEO, na Atenção Especializada também há os LRPD, que são serviços onde são confeccionadas próteses dentárias, principalmente próteses totais, próteses parciais removíveis e coroas unitárias. 

Que saber se há um Laboratórios Regional de Prótese Dentária perto de você? Acesse aqui!

A saúde bucal não pode ser compreendida como um luxo, por isso procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima de você para saber como acessar esse serviço.

A desigualdade social não pode seguir sendo perpetuada na falta de dentes, dores e, principalmente, na falta de acesso a profissionais dessa área. Você merece sorrir, afinal seu sorriso também é saúde e saúde é direito!

Referências:

https://aps.saude.gov.br/politicas/pnsb

https://aps.saude.gov.br/ape/brasilsorridente/atencaobasica

Isso é SUS: O Sistema Único de Saúde é uma conquista da organização e da força do movimento social brasileiro. O SUS vai além da lógica de controle e tratamento de doenças, sendo responsável pela articulação de ações de promoção, proteção e recuperação da saúde de toda população – incluindo quem paga plano de saúde. Pensando na grandiosidade do nosso SUS, o Isso é SUS é um espaço em que traremos, mensalmente, diferentes políticas, programas e estratégias dessa política de saúde. Já que o SUS é um patrimônio nosso, nada mais justo do que o conhecermos melhor, não é mesmo?

Compartilhe

Leia Também