Um suplemento pode me proteger contra o novo coronavírus?

Médicos e cientistas ainda têm muitas perguntas não respondidas sobre o novo coronavírus e como ele afeta nosso corpo quando somos expostos. É recomendável lavar as mãos com frequência e o distanciamento social para impedir a propagação do vírus. Mas muitos estão perguntando: há algo que possamos fazer para reforçar a defesa do nosso sistema imunológico para combater o vírus se entrarmos em contato? Existem suplementos que podem ajudar?

Novamente, quando se trata do novo coronavírus, não há dados no momento para responder definitivamente como um suplemento pode ajudar o sistema imunológico a combater o vírus ou não. Mas o que os microbiologistas que estudam o sistema imunológico sabem sobre a defesa do nosso corpo é que elevar nosso sistema imunológico para estar em “alerta máximo” ou globalmente impulsioná-lo para combater todo e qualquer germe que possa estar lá fora, na verdade é um conceito defeituoso, explica Michael N. Starnbach, PhD, professor de microbiologia na Harvard Medical School, em Boston.

Nosso sistema imunológico é projetado para reconhecer coisas estranhas em nosso corpo e limpar essas coisas estranhas, mas essas células e respostas são afinadas com precisão, diz o Dr. Starnbach. “Se o sistema imunológico fosse muito ativo, ele atacaria nossos próprios tecidos, o que pode ocorrer em algumas doenças autoimunes, como artrite reumatóide e doença de Crohn “, diz ele. 

Realmente, existem apenas evidências de que os suplementos melhoram a função imunológica em populações verdadeiramente desnutridas, o que raramente acontece, de acordo com Starnbach. “As pessoas podem ser mais suscetíveis a doenças quando estão severamente desnutridas, mas isso não significa que o reabastecimento de quantidades mais altas do que o necessário de vitaminas e nutrientes em alguém fará com que seu sistema imunológico funcione muito melhor”, diz ele.

As evidências sugerem que algumas vitaminas e suplementos podem reduzir a probabilidade de um vírus respiratório ou a quantidade de tempo que uma pessoa está doente com um vírus, especialmente se ela for deficiente de alguma forma, de acordo com Tod Cooperman, MD, presidente e fundador da A Consumer.Lab.com, fornecedora de resultados e informações independentes de testes, projetada para ajudar consumidores e profissionais de saúde a identificar os melhores produtos de saúde e nutrição. Novamente, não sabemos se as vitaminas e suplementos que temos evidências produziriam os mesmos efeitos contra o novo coronavírus.

“No momento, se você estiver preocupado em pegar o coronavírus ou qualquer outro vírus, tomar um multivitamínico básico todos os dias é uma maneira segura de garantir que você não seja deficiente em nenhuma área”, diz o Dr. Cooperman. “Comer bem, dormir bem e se exercitar também ajudarão a mantê-lo o mais saudável possível e manter seu sistema imunológico forte”, diz ele.

Com base em pesquisas sobre os efeitos do zinco contra outros vírus, há algumas sugestões de que ele pode ajudar a diminuir a gravidade dos sintomas; portanto, se você começar a sentir sintomas de um vírus, incluindo o novo coronavírus, Cooperman sugere chupar pastilhas de zinco para revestir sua garganta. Mas, no momento, não há evidências para apoiar isso.

 

Então, o que sabemos sobre suplementos?

Novamente, as evidências disponíveis sugerem que certos suplementos podem ajudar quando se trata de reduzir a infecção ou a duração da doença, diz Yufang Lin, MD, médico de medicina integrativa da Cleveland Clinic, em Ohio. Mas poucas evidências sugerem que os suplementos realmente ajudem a protegê-lo contra a captura de um patógeno em primeiro lugar. E não há evidências de que qualquer suplemento seja uma bala de prata que impulsionará globalmente sua resposta imune a toda e qualquer ameaça.

 E lembre-se, o novo coronavírus é uma ameaça totalmente nova . Ainda não existem dados específicos sobre como determinadas vitaminas ou suplementos podem ou não impedi-lo, diz o Dr. Lin. (Todos os estudos mencionados abaixo investigam como os suplementos funcionam contra outros tipos de vírus.) “Realmente não sabemos se eles forneceriam apoio no combate ao COVID-19 [a doença espalhada pelo novo coronavírus]”, diz ela.

 Aqui está o que sabemos.

 

Existem dados que sugerem que o sabugueiro (ingerido em chás, pastilhas, gomas ou comprimidos com a erva) pode reduzir a produção de vírus da gripe e ajudar as pessoas a se recuperarem mais rapidamente da gripe, diz Lin. Um estudo publicado em março de 2019 no Journal of Functional Foods descobriu que compostos de sabugueiro podem inibir a entrada e replicação do vírus nas células humanas e ajudar a fortalecer a resposta imune de uma pessoa ao vírus. Não há dados realmente bons para o resfriado comum e o sabugueiro, acrescenta Lin.

O zinco tem alguns dados sugerindo que ele pode fornecer suporte ao seu sistema imunológico e pode ajudá-lo a combater infecções em resfriados comuns mais rapidamente, diz Lin. Uma meta análise publicada na revista JRSM Open, em maio de 2017, encontrou evidências de que as pastilhas de zinco podem reduzir a duração do resfriado comum em mais de 30%. As descobertas recomendaram que os losangos não contivessem ácido cítrico ou citrato de sal. “[É uma abordagem] que você pode pensar em tomar nos primeiros dias de infecção”, acrescenta ela.

Lembre-se, o zinco não foi testado especificamente com o novo coronavírus, mas foi testado com outros vírus, diz ele. Quando se trata de outros vírus, as pastilhas de zinco funcionam inibindo a atividade do vírus na garganta, quando a infecção está apenas começando a se espalhar, diminuindo esses sintomas. Portanto, tomar essas pastilhas logo após o início dos sintomas pode ajudar, explica Cooperman. “É bastante seguro por uma semana ou duas. Você pode sugar as pastilhas, mas não mastigar, para que sua garganta fique continuamente revestida com zinco ”, diz ele.

Siga as instruções da embalagem e não tome mais do que a dose recomendada, acrescenta Cooperman.

 

A vitamina C está associada a alguns benefícios para resfriados, observa Lin. (O resfriado comum é um tipo de coronavírus.) Uma meta análise de 29 estudos, incluindo 11.306 pessoas, analisou como a ingestão de pelo menos 200 miligramas (mg) por dia de vitamina C afetava o risco e o gerenciamento de resfriados. O estudo, publicado no Cochrane Database of Systematic Reviews , descobriu que a vitamina C não reduziu a incidência de resfriados em adultos, mas reduziu a duração dos resfriados em 8%. Um subgrupo de estudos na análise Cochrane analisou corredores de maratona, esquiadores e tropas do Exército fazendo exercícios pesados ​​em condições muito frias e descobriu que suplementos de pelo menos 200 mg de vitamina C por dia pareciam reduzir o risco de resfriado em 50% .

Lin recomenda o objetivo de obter a vitamina C de que você precisa diariamente e se concentra em obtê-la de fontes de alimentos, em vez de suplementos. “Eu encorajaria a comer vegetais ricos em vitamina C para aumentar seus níveis de vitamina C”, diz ela. A quantidade diária recomendada de vitamina C para adultos é de 75 a 90 miligramas (mg) por dia, de acordo com o National Institutes of Health . Uma laranja contém cerca de 75 mg, uma pimenta verde contém cerca de 60 mg e meia xícara de couve de Bruxelas tem quase 50 mg.

Tomar doses muito grandes de vitamina C não é recomendado; quando as doses ultrapassam os 400 mg, a vitamina C é excretada na urina, de acordo com a Harvard Health Letter .

 

A vitamina D é importante para manter um forte sistema imunológico, de acordo com Cooperman. E baixos níveis de vitamina D estão associados a gripes e resfriados frequentes, de acordo com o National Institutes of Health. Como recebemos grande parte da vitamina D necessária da luz do sol, muitas pessoas veem seus níveis caírem durante os meses de inverno, diz Cooperman. Não é necessário ter seus níveis verificados para tomar com segurança a vitamina D; Cooperman recomenda 600 a 800 UI ou 15 a 20 microgramas se você decidir tomar suplementos. 

Uma metanálise de estudos prospectivos publicados na revista BMJ em 2017 descobriu que a vitamina D reduziu as chances de desenvolver uma infecção respiratória em 42% em pessoas com deficiência de vitamina D. Nota: Dosagem é importante. Tomar uma dose diária de D3 entre 300 UI e 4.000 UI foi mais eficaz do que tomar uma dose mensal grande, de acordo com o relatório do BMJ .

Em um estudo randomizado, duplo-cego e placebo, com 5.110 idosos com deficiência de vitamina D (publicado em agosto de 2019 na revista Clinical Infectious Diseases ), os dados novamente mostraram que doses grandes podem não ser benéficas na prevenção de infecções respiratórias. Os participantes receberam 200.000 UI no início do estudo, seguidos por 100.000 UI mensalmente, com um seguimento médio de 1,6 anos. Os investigadores não encontraram redução no número de infecções respiratórias agudas em comparação com o placebo. 

Se você não for deficiente, a vitamina D não trará muitos benefícios adicionais, mas se você for deficiente, tomar o suplemento pode fortalecer a imunidade, diz Cooperman.

 

Vinagre de maçã

Embora o vinagre de maçã (ACV) ostente outros benefícios à saúde, não há evidências que demonstrem que o ACV afeta a função imunológica ou que tomá-la regularmente melhora suas chances de combater vírus, diz Lin.

 

Açafrão

 Embora existam evidências de que o açafrão pode trazer alguns benefícios à saúde, incluindo ajudar a gerenciar o colesterol alto, o controle da glicose e problemas digestivos, não há evidências específicas de que ele possa ajudar a combater um vírus, diz Lin. No entanto, existem evidências sugerindo que um dos compostos ativos da açafrão (curcumina) atua sobre a função imunológica de alguma maneira, embora ainda não seja claro como esses efeitos podem ou não beneficiar a saúde, de acordo com uma revisão publicada no Journal of Clinical Imunologia .

 

Como sempre, informe o seu médico sobre todos os suplementos que você está tomando ou planeja tomar, pois eles podem representar riscos indesejados à saúde de certos grupos ou interagir com outros medicamentos que você está tomando.

 

Fonte – EveryDay Health: https://www.everydayhealth.com/infectious-diseases/can-a-supplement-protect-me-against-the-new-coronavirus/

Traduzido e adaptado – Redação CDD / AME


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