20.03.2023 Doenças de Pele

Já ouviu falar em UCE (Urticária Crônica Espontânea)?

O que são urticas e angioedema?

As urticas (escritas com c, e diferentes das urtigas com g, que são plantas) são lesões em alto relevo na pele, geralmente rodeadas por uma borda avermelhada, que coçam intensamente, a ponto de fazer com que o paciente não consiga mais dormir ou exercer suas atividades diárias normais, como trabalhar, estudar, passear, namorar, etc. As urticas têm uma característica bastante peculiar: elas permanecem no mesmo local por no máximo 24 horas, reaparecendo depois em outras áreas do corpo. Isso dá a sensação para alguns pacientes de que elas estão se movendo pelo corpo.

Já o angioedema é um inchaço das camadas mais profundas da pele, mais associado à dor do que à coceira. O angioedema pode aparecer em qualquer parte do corpo, mas traz mais impacto quando se manifesta no rosto, pois deforma significativamente a aparência das pessoas afetadas e causa, além da dor, muito constrangimento. O angioedema aparece muito rapidamente, em minutos, e some em até 72 horas, reaparecendo ou não em outras partes do corpo.

As pessoas com UCE podem ter somente urticas, ou somente angioedema, ou urticas e angioedema ao mesmo tempo.

Qual a diferença entre urticária e UCE?

Na urticária, muitos fatores externos como cosméticos, medicamentos, alimentos, produtos de limpeza podem causar os sintomas como urticas e angioedema. A grande diferença é que na UCE (Urticária Crônica Espontânea) as lesões aparecem espontaneamente. Isto é, a UCE não é causada por nenhum desses agentes externos, e sim pelo próprio organismo.

Quer saber mais? Acesse o link http://bit.ly/2IYwSW3

Compartilhe

Leia Também