Você está num clima agradável, com uma brisa gostosa, quando seu sorvete derrete e surge instantaneamente um clima de queimadura solar. Mudanças na temperatura, como ondas de calor, são conhecidas por desencadear sintomas de asma em algumas pessoas.

Saber como gerenciar sua asma nessas condições ajudará a evitar os sintomas da asma e a aproveitar os dias mais quentes do verão. Aqui estão algumas dicas para você superar os piores vilões do verão para quem tem doenças respiratórias.

Esteja você enfrentando uma onda de calor sufocante que está quebrando termômetros ou apenas um dia ensolarado à beira da piscina, essas dicas ajudarão você a gerenciar os sintomas da asma e a respirar com facilidade o verão inteiro!

  1. Planeje com antecedência

Não deixe o calor te pegar desprevenido. Há muitas maneiras de se antecipar ao clima quente, como verificando umidade do ar, temperatura, ventos (que aumentam a propagação do pólen) antes de se aventurar e começar o dia. Se houver muito vento, calor extremo ou algum fator gatilho, talvez seja melhor manter as atividades internas.

  1. Esteja preparado

Quando as temperaturas sobem e você se depara com sintomas de asma, você precisa ter seu remédio para alívio à mão. Não importa o clima, mantenha sua bombinha de resgate de asma com você. Você nunca sabe quando os sintomas da asma podem ocorrer, especialmente em calor extremo.

  1. Seja esperto

Se você sabe que estará do lado de fora quando estiver sufocando, é melhor ser esperto. Mantenha seus medicamentos para asma fora da luz direta do sol e de locais que esquentam demais, como o porta-luvas do seu carro. Seu medicamento deve ficar por perto e fresco.

Conheça seus limites quando se trata de se exercitar fora e não se esforce demais. Faça muitas pausas e tome seu remédio, se necessário. 

  1. Mantenha a calma

Manter a calma é crucial para controlar sua asma em climas quentes. Tente se descansar entre as atividades e busque ficar sentado num lugar com ar condicionado para se refrescar. Você também pode dar um mergulho refrescante. Seja como for, lembre-se de combater o calor e manter a calma.

  1. Fique por dentro

Em dias quentes e úmidos, às vezes é melhor ficar dentro de casa e evitar o calor completamente. Isto é especialmente verdade se a contagem de pólen for alta e você tiver alergias.

  1. Tenha um plano de ação

Existem muitos benefícios em ter um plano de ação para a asma. Um deles é ser capaz de identificar quando sua asma está aumentando e saber o que fazer quando isso acontece. Durante o verão – e durante todo o ano – ter um plano de ação para a asma pode ser inestimável e ajudá-la a gerenciar sua asma com segurança. Converse com sua equipe médica e monte seu plano já!

  1. Chegue cedo

Se você planeja atividades ao ar livre, é melhor agendá-las de manhã cedo para evitar as partes mais quentes do dia. Também é melhor se exercitar mais cedo, quando a qualidade do ar estiver melhor e a temperatura ainda tolerável.

  1. Mantenha-se hidratado

Essa dica pode parecer bastante óbvia, mas não nunca é demais enfatizar a importância de beber muita água e manter-se hidratado quando você está ao ar livre num clima quente.

  1. Converse

Se você sabe que sua asma é pior no verão ou desencadeada por clima quente e úmido, converse com sua equipe médica sobre o tratamento da asma e verifique se é adequado para você.

Calor e umidade também pioram as alergias. Muitos gatilhos de alergia, como pólen, poeira e mofo, são mais prevalentes e podem desencadear os sintomas da asma. 

É importante manter a asma sob controle o ano todo e o verão não é exceção. Mas a diversão no verão não precisa ser um fracasso para as crianças com asma. Com algum planejamento e estratégias, todos os tipos de atividades são possíveis, desde que seu filho cumpra seu plano de tratamento e evite os gatilhos.

 

Redação CDD

Fonte: https://www.lung.org/about-us/blog/2018/07/asthma-in-the-summer.html

Compartilhe!!!

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on linkedin
Share on google
Share on email