Um estudo recente sugere que a atenção plena pode ser uma ferramenta promissora para ajudar as mulheres na menopausa que sofrem de irritabilidade, ansiedade e depressão.

A palavra “mindfulness” está na moda nos últimos anos, mas o que é isso exatamente?

Simplificando, é a capacidade de uma pessoa se concentrar no momento presente.

Infelizmente, nossas mentes vagam com muita frequência no passado ou no futuro – e isso nos deixa estressados.

Quando estamos atentos, em vez disso, observamos nossos pensamentos sem julgamento; nos tornamos mais conscientes de quem somos e aprendemos a apreciar o presente.

A atenção plena pode ajudar durante a menopausa?
A menopausa é o tempo na vida de uma mulher quando seus períodos menstruais param, marcando o fim dos anos reprodutivos. A maioria das mulheres atinge a menopausa entre os 45 e os 55 anos de idade.

Mulheres que experimentam a menopausa também podem ter ondas de calor, alterações de humor, ansiedade e depressão.

De acordo com o Congresso Americano de Obstetras e Ginecologistas, cerca de 6.000 mulheres chegam à menopausa todos os dias nos Estados Unidos, e estimam que até 2020, o número de mulheres com mais de 55 anos será de 46 milhões.

À medida que a expectativa de vida aumenta, muitas mulheres passam até a metade de suas vidas na fase pós-menopausa. Com esses números em mente, torna-se cada vez mais importante encontrar maneiras de ajudar as mulheres na menopausa a lidar com essa fase delicada.

Um estudo realizado pela Clínica Mayo, que aparece no Climatério: O Jornal da Sociedade Internacional de Menopausa, descobriu que a atenção plena pode resultar em mulheres com menos sintomas da menopausa.

“Neste estudo, descobrimos que as mulheres de meia-idade com maiores escores de atenção plena experimentaram menos sintomas da menopausa”, disse a Dra. Richa Sood, especialista em saúde da mulher e principal autora do estudo.

Mindfulness como tratamento
Cerca de 1.700 mulheres entre 40 e 65 anos participaram do estudo na Clínica de Saúde da Mulher da Clínica Mayo em Rochester, entre 1 de janeiro de 2015 e 31 de dezembro de 2016.

As participantes preencheram questionários que classificaram seus sintomas, o nível de estresse que percebiam por si mesmos e a atenção plena.

Os resultados mostraram que as mulheres com escores mais altos de atenção plena apresentaram menos sintomas – mas o impacto da atenção plena não foi o mesmo em todos os sintomas. Os pesquisadores não associaram o impacto positivo da atenção plena com escores mais baixos de sintomas de calor e suor, por exemplo.

Dra. Sood acredita que a razão pela qual a atenção plena não teve efeito sobre esses sintomas específicos é que eles têm mais a ver com a personalidade individual. A atenção plena teve um efeito positivo nos escores de sintomas de irritabilidade, depressão e ansiedade em mulheres na menopausa.

“O objetivo durante os momentos conscientes não é esvaziar a mente, mas tornar-se um observador da atividade da mente, sendo gentil consigo mesmo. O segundo passo é criar uma pausa. Respirar fundo e observar o próprio espaço, pensamentos e emoções. A calma resultante ajuda a diminuir o estresse “, explica o Dra. Sood.

Em conclusão, a equipe de pesquisa diz que suas descobertas sugerem que a atenção plena pode se tornar uma ferramenta útil para ajudar as mulheres que estão passando pela menopausa que lutam contra a ansiedade e a depressão.

Dra. Sood afirma que a área de pesquisa precisa de mais estudos para confirmar a eficácia desse método. No entanto, porque sabemos que a atenção plena é benéfica para a saúde psicológica, os médicos poderiam começar a discutir o uso da atenção plena como uma possível opção de tratamento para as mulheres na menopausa.

Tradução e adaptação Redação CDD

Leia a matéria original em https://www.medicalnewstoday.com/articles/324279.php?utm_source=newsletter&utm_medium=email&utm_country=BR&utm_hcp=no&utm_campaign=MNT%20Weekly%20%28non-HCP%20non-US%29%20-%20OLD%20STYLE%202019-01-30&utm_term=MNT%20Weekly%20News%20%28non-HCP%20non-US%29

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