18.12.2019 Saúde Pública

Exposição chama atenção para necessidade de apoio aos cuidadores não profissionais

Por CDD

São Paulo, dezembro de 2019 – A partir do dia 9 de dezembro, as estações Paulista e Luz da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo exibem a Exposição ‘O Tempo Importa’. As fotos, assinada pela fotógrafa Ravena Rosa, trazem registros do dia a dia de pacientes e seus cuidadores com o objetivo de incentivar pessoas que convivem com cuidadores não profissionais a doarem seu tempo para ajudá-los. A iniciativa faz parte do programa Embracing CarersTM, apoiado pela Merck, empresa líder em ciência e tecnologia.

“Nossa intenção com essa exposição é impactar as pessoas com imagens tocantes que materializam esse trabalho tão importante, comum e, na maior parte das vezes, não reconhecido”, afirma Luiz Magno, Diretor Médico da Merck. “No nosso entendimento, a melhor forma de ajudar um cuidador não profissional é doando tempo para que ele se sinta amparado, e para que consiga cuidar um pouco de si mesmo. Por isso, ‘O Tempo Importa’”, finaliza.

Para a fotógrafa, que teve um envolvimento pessoal como cuidadora não profissional, a experiência de registrar esses momentos de amor e gratidão entre cuidadores e pacientes, foi enriquecedor. “Participar desse projeto é uma alegria imensa! Ajudei a cuidar da minha bisavó, que sofria com o mal de Alzheimer. Vi e vivencie a rotina de um cuidador e sei que não é fácil. A pessoa acaba se tornando invisível”, afirma.

A exposição recebeu o apoio e indicação de pacientes das ONG’s ACBG Brasil – Associação de Câncer de Boca e Garganta; Instituto Oncoguia; IVOC – Instituto Vencer o Câncer e AME – Amigos Múltiplos pela Esclerose.

SERVIÇO – EXPOSIÇÃO ‘O TEMPO IMPORTA’ Local: Estação Paulista – Linha 4-Amarela Data: 09 de dezembro a 07 de janeiro

Local: Estação Luz – Linha 4-Amarela Data: 07 de janeiro a 31 de janeiro

Sobre o programa “O tempo importa”

Cinco minutos podem fazer a diferença na vida de um cuidador não profissional e aqui vão algumas sugestões sobre como ajudá-los:

Como fazer parte

Doe seu tempo para um cuidador não profissional e pergunte a ele como você pode ajudá-lo em suas atividades diárias. Faça parte desse movimento visitando o site www.embracingcarers.com para registrar o seu tempo doado. Um contador irá contabilizar o total de minutos e esse número ajudará na conscientização sobre a importância dessa ação tão simples. Além do tempo doado, os visitantes poderão compartilhar suas experiências pessoais. Outros recursos que poderão ser compartilhados com um cuidador também estão disponíveis no site.

Se alguém quiser participar, mas não conhece nenhum cuidador, pode ajudar a espalhar a mensagem compartilhando os conteúdos nas redes sociais utilizando a #EmbracingCarers em seus posts para alcançar pessoas em sua rede que possam ser cuidadores.

“Por conta da natureza dessa ocupação, o tempo de um cuidador não profissional não lhe pertence. A contribuição dos cuidadores para a sociedade e para as pessoas das quais são responsáveis deve ser reconhecida e celebrada em todas as oportunidades. É somente por meio dessa conscientização consistente que podemos ajudar na construção de um consenso sobre as muitas questões que envolvem esse tema e sobre o apoio que os cuidadores não profissionais precisam receber”, finaliza Luiz Magno.

Para mais informações sobre o Embracing CarersTM e sobre a iniciativa ‘O Tempo Importa’, acesse www.embracingcarers.com.

**********************************

Sobre a pesquisa Embracing CarersTM

Realizada pela Censuswide no Brasil, a pesquisa sobre os cuidadores informais/não profissionais foi feita entre julho e agosto de 2018, a partir de uma amostra online com total de 578 entrevistados na faixa etária de 18 e 75 anos (300 dos participantes estão entre 35 e 55 anos). Também foram contatadas 67 entrevistas via Femama, Grupar-EncontrAR, Instituto Oncoguia, Blogueiros da Saúde e Amigos Múltiplos pela Esclerose. O Censuswide cumpre e emprega membros da Sociedade de Pesquisa de Mercado, que é baseada nos princípios da ESOMAR.

Sobre a Merck

A Merck é uma empresa líder em ciência e tecnologia em Saúde, Life Science e Performance Materials. Cerca de 56.000 colaboradores trabalham para fazer uma diferença positiva na vida de milhões de pessoas todos os dias, criando maneiras mais qualitativas e sustentáveis de viver. Desde o avanço das tecnologias de edição de genes e descobertas de maneiras inovadoras para tratar as doenças mais desafiadoras até a viabilização do uso da inteligência dos dispositivos, a Merck está presente. Em 2018, a Merck obteve um faturamento de € 14,8 bilhões em 66 países.

A exploração científica e o empreendedorismo responsável foram fundamentais para os avanços da Merck desde a sua origem em 1668. A família fundadora continua sendo a acionista majoritária do grupo de empresas de capital aberto. A Merck detém os direitos globais do nome e da marca da Merck em todo o mundo, exceto nos Estados Unidos e o Canadá, onde a empresa é conhecida como EMD Serono, MilliporeSigma e EMD Performance Materials. Para saber mais, acesse www.merck.com.br e siga-nos no Facebook (@grupomerckbrasil), Instagram (@merckbrasil) e Linkedin (@merck-brasil).

Compartilhe

Leia Também