Que tal recomeçar?

Quando você sai do seu emprego, quando termina um relacionamento, quando muda de moradia…todas essas situações nos fazem recomeçar. E, por vezes, é doloroso

Por Camila Tuchlinski

Eu poderia citar aqui inúmeras canções que falam sobre recomeço, mas vou ficar em duas. Ivan Lins cantou ‘Começar De Novo‘ e o conjunto Roupa Nova entoou ‘De Volta ao Começo‘. Ambas falam sobre as sensações de ter de mudar algo em nossas vidas ou alterar o rumo das nossas decisões.

Quando você sai do seu emprego, quando termina um relacionamento, quando muda de moradia…todas essas situações impõem um recomeço. E, por vezes, é doloroso. É frustrante. É desgastante. Essas emoções são intensas em um primeiro momento e vão ‘desaguando’, bem aos pouquinhos, à medida que a gente se adapta às novas configurações de vida.

Pode não ser tão fácil se recolocar no mercado de trabalho, mas você já pensou em arriscar outra área totalmente diferente. Por duvidar da gente mesmo, nos privamos de experimentar coisas novas, inclusive uma carreira que, aparentemente, seria inusitada.

E nos relacionamentos amorosos, como recomeçar? Se não for possível, já experimentou passar um tempo com você mesmo? Te levar para passear, escolher um filme ‘lado B’, sair para dar umas risadas e conhecer novas pessoas? ‘Ah, Camila, mas isso parece muito difícil’. É como dar o primeiro passo. Entendo que, normalmente, temos receio do que não vivemos, porém, a espontaneidade do viver pode te surpreender.

Ou, se você descobriu um diagnóstico de alguma doença crônica, por exemplo, ou outra que pode mudar a sua leitura de mundo, inevitavelmente será obrigado a ressignificar diversas coisas. E arrisco dizer: re-co-me-çar.

Se eu falo recomeçar, a impressão que posso passar é a de ‘reconstrução de uma réplica’. Ledo engano! Por mais perfeita que uma cópia seja, não é a original. E que bom. Recomeçar é a oportunidade de buscar melhorias, de se autoconhecer, de encontrar um novo olhar sobre si (e sobre o outro também). Que em 2023 você tenha amor para recomeçar com você mesmo.

Veja também no site da CDD

Compartilhe!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

For security, use of Google's reCAPTCHA service is required which is subject to the Google Privacy Policy and Terms of Use.

I agree to these terms.

Rolar para cima