Participe: consulta pública para PCDT de Angioedema Hereditário

Por CDD

Está aberta uma consulta pública sobre o novo Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) de Angioedema Hereditário associado à deficiência de inibidor de C1-esterase (CP Conitec/SECTICS nº 50/2024). Qualquer pessoa pode participar até dia 16 de setembro. Apenas é preciso fazer login em sua conta do portal gov.br.

Angioedema Hereditário (AEH) é uma doença rara que causa crises de inchaço em diferentes partes do corpo. Sua origem é um problema genético que causa uma deficiência na produção de uma proteína do sangue chamada inibidor de C1. Esta proteína tem função de inibir a produção de bradicinina, provocando um desequilíbrio bioquímico que acarreta o inchaço. 

Tais crises costumam ocorrer de forma espontânea, ou podem ser causadas por gatilhos que variam de pessoa para pessoa. Um dos agravantes de AEH é uma de tais crises afetarem as vias aéreas, dificultando a respiração. 

O que dizem os especialistas

De acordo com a dra. Faradiba Sarquis Serpa, diretora de Políticas de Saúde da Asbai, a oportunidade de mudar o tratamento do AEH no Brasil levanta pontos importantes. A especialista ressalta que:

O que é PCDT?

O PCDT é o guia de como é feito o diagnóstico e tratamento de uma condição ou doença. Assim, é ele que determina quais os critérios e caminhos que definirão o tratamento, uso de medicamentos, procedimentos e outras tecnologias.

Então, o PCDT é fundamental para o tratamento de condições crônicas. Além disso, a sua atualização é importante para manter o tratamento em dia com os avanços da medicina e tratamentos. 

Na página da consulta, você encontra as instruções de como deixar sua contribuição, sugestão ou comentário a respeito do texto proposto. Além disso, você também pode acessar o relatório que contém a análise e deliberação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec).

Este relatório traz as informações que embasaram a recomendação preliminar. Mas, confira alguns pontos do PCDT proposto pela comissão:

A participação nos mecanismos de consulta social é muito importante. Dessa forma, você ajuda a construir e melhorar o tratamento para o angioedema hereditário e também exerce a cidadania, fortalecendo a saúde pública do Brasil.

Compartilhe

Leia Também