HPP tem diferentes fases de diagnóstico

Por CDD

A hipofosfatasia (HPP) é uma condição crônica genética que possui diferentes fases de diagnóstico. Ela é causada pela deficiência da enzima fosfatase alcalina, responsável pela calcificação de ossos e dentes.

Por ser uma condição rara e pouco conhecida por profissionais da saúde, a primeira barreira é a falta de informação sobre a doença. Em seguida, está a dificuldade de diagnóstico correto em decorrência do desconhecimento sobre a HPP.

Porém, mesmo passada esta barreira inicial, a HPP é uma doença com amplo espectro de características e sintomas clínicos. Mesmo assim, ainda não existem diretrizes oficiais para o diagnóstico. Isto porque o processo de diagnóstico de HPP não é linear e suas características podem ser confundidas com a de condições mais comuns. 

De forma geral, veja as diferentes fases de diagnóstico de HPP:

Um diagnóstico precoce de HPP é fundamental, porque evita complicações clínicas associadas. Assim, previne grandes impactos na saúde e qualidade de vida de qualquer paciente ao longo dos anos. 

Como diretriz para o diagnóstico, por exemplo: um grupo multidisciplinar de especialistas de diversas partes do mundo, o HPP International Working Group, desenvolveu uma proposta para critérios diagnósticos para HPP em crianças a partir dos 6 meses de idade. Esta proposta consiste em um critério obrigatório. Além disso, estabeleceu dois critérios principais ou um critério principal e dois critérios secundários, conforme o quadro a seguir:

Critérios diagnósticos de HPP em crianças – HPP International Working Group 

Critério diagnóstico obrigatório para diagnóstico de HPP:

Principais critérios diagnósticos de HPP:

Critérios diagnósticos secundários diagnósticos de HPP

Você ainda pode aprender mais sobre HPP no site da campanha podeserhpp.com.br 

Compartilhe

Leia Também