27.02.2020 Saúde Pública

5 filmes de pessoas em condição crônica de doença para o pessoal do Unidos do sofá

Por CDD

5 filmes de pessoas em condição crônica de doença para o pessoal do Unidos do sofá

Chegou o carnaval e você não é de folia, mas está procurando um filme bom para ver nos serviços de streaming? 

Bem, além das boas maratonas de séries ou de sagas como Star Wars, trazemos pra você cinco filmes que amamos e que mostram pessoas em condições crônicas de doenças lutando, como você, para ter uma vida legal. 

100 metros

Esse belíssimo filme conta a história de Ramón (baseado em fatos reais) após receber o diagnóstico de esclerose múltipla. Depois de uma fase de autocomiseração, Ramón busca no esporte uma forma de enfrentar as adversidades e a dependência física. 

Clube de compras Dallas

Na década de 1980 milhares morreram sem receber tratamento médico adequado para o HIV, sem contar em todo o preconceito que girava em torno da doença.  O filme mostra a dura realidade do período por meio da história de Ron Woodroof em busca da sobrevivência a qualquer custo, nem que isso representasse criar uma rede de tráfico de medicamentos de combate ao vírus HIV

Um estranho ninho

Grande clássico do cinema, apresenta o tema da saúde mental com um panorama diferente do que conhecemos hoje, como ela era tratada até poucas décadas atrás: com base em medicações sedativas, castigos e rígidas regras padronizadas de tratamento. No filme, o personagem de Jack Nicholson é internado em uma clínica psiquiátrica e revoluciona a clínica psiquiátrica com sua irreverência e indisciplina melhorando até mesmo o estado de saúde dos outros internos.

Tempo de despertar

O filme conta um episódio da vida de um dos maiores gênios contemporâneos, o neurologista e antropólogo Oliver Sacks. Em uma clínica médica pacientes estão em coma a mais de 30 anos, passando por tratamentos inúteis e totalmente negligenciados pela equipe médica local. Usando seu conhecimento a favor dos pacientes, Sacks consegue “despertar” os pacientes do coma. A sequência de eventos após esse fato mudam a vida de todos e mostra como a medicina feita com humanidade muda a todos, inclusive quem a pratica.

Heal

O documentário “Heal – O Poder da Mente”, traz como tema o poder da mente para a cura de sintomas físicos. Nele são mostradas diversas entrevistas com personalidades entre cientistas, médiuns e líderes espirituais e abordados casos de curas físicas a partir de tratamentos alternativos.

Compartilhe

Leia Também