16.08.2021 Saúde Pública

A importância dos hobbies quando você convive com uma condição crônica

Por CDD

Encontrar atividades e hobbies de que você possa desfrutar pode levar a uma vida mais rica e plena com uma condição crônica

Autora: Ashley Boynes-Shuck é escritora, defensora e coach de saúde.

Desde que me lembro, fui uma pessoa com muitos hobbies, paixões e interesses. Como alguém que se joga de cabeça em atividades que chamam a minha atenção, eu valorizo meus hobbies, em todas as fases da minha vida.

Na verdade, uma infinidade de interesses e atividades foram companheiros constantes ao longo de minha vida, assim como a minha condição.

Como uma estudante do ensino fundamental, quando comecei a lutar contra a dor no tornozelo, eu realmente gostava de ler e colecionar livros, criar roupas para minhas bonecas Barbie, tocar meu saxofone, jogar softball e coreografar danças de músicas de Paula Abdul com meus amigos.

Quando eu estava no colégio, recém-diagnosticada com artrite idiopática juvenil (AIJ), eu gostava de fazer colagens e scrapbook, escrever canções e poemas, andar de barco, ir a muitos e muitos shows, ser líder de torcida e criar designs de moda.

Durante a faculdade, eu lidei não apenas com a AIJ/artrite reumatoide (AR), mas também com ansiedade e paralisia de Bell. Continuei escrevendo – blogs, romances, letras de músicas – e comecei a colecionar bonecas Barbie de edição limitada e comprar e vender bolsas de estilistas sofisticados no eBay. Também fiquei mais interessada em viagens e negócios musicais.

Aos 20 anos, recém-diagnosticada com doença celíaca, enxaqueca crônica e malformação de Chiari, além do resto, comecei a me interessar por tatuagens, colecionar bonecos, comprar itens vintage e antiguidades, andar a cavalo e o mundo de resgate animal. Eu me envolvi em aulas de italiano e francês.

Cheguei aos 30 anos, e com eles, um diagnóstico de síndrome de taquicardia ortostática postural (STOP) e agravamento da osteoartrite degenerativa.

Você deve ter adivinhado que alguns dos meus interesses e hobbies mais legais também eram novos quando cheguei aos 30 anos. Entre eles, observação de pássaros, caminhadas, caiaque, dançar hip-hop, observação de estrelas e astronomia, pintura de diamantes, podcasts e documentários de crimes reais, culinária, plantas domésticas, decoração e tocar piano, ukelele e violão. Eu também coleciono itens para cozinha.

Ter hobbies, interesses e paixões para focar pode enriquecer nossas vidas – especialmente se você vive com uma condição crônica ou limitações físicas.

Injetar beleza, cor, som, alegria, criatividade e conforto em seu mundo pode fazer uma grande diferença no seu estado de espírito quando se trata de gerenciar um problema de saúde.

Encontrar alegria por meio de hobbies

A saúde mental, a saúde emocional e até a saúde espiritual são partes importantes de qualquer jornada. Focar em coisas que nos fazem felizes ou mantêm nossa mente ativa pode ser muito positivo para nosso bem-estar geral.

Um estudo de 2017 publicado na revista Social Science & Medicine descobriu que se engajar em hobbies ajuda as pessoas que gerenciam alguma condição crônica, dando-lhes a oportunidade de ter uma sensação de controle que tantas vezes se perde após um diagnóstico.

Lidar com coisas do seu interesse também oferece uma oportunidade de experimentar seu corpo de uma maneira diferente. Em vez de se ver vivendo em um “corpo doente”, você pode vivenciar seu corpo como algo capaz de fazer algo bonito ou de dominar uma nova habilidade.

Infelizmente, minhas doenças e condições de saúde tornam algumas de minhas paixões, hobbies e interesses um pouco mais desafiadoras do que seriam para uma pessoa que vive sem dores ou doenças.

Mesmo assim, nos dias em que as coisas estão difíceis, sempre há coisas que posso fazer. Ter resiliência e uma mentalidade de crescimento flexível e adaptável às mudanças é, na minha humilde opção, crucial para encontrar felicidade e contentamento.

Corrigir a trajetória é vital.

Talvez a articulação do meu polegar ou pulso esteja doendo demais para a minha pintura. Talvez eu não possa trabalhar na minha escrita porque é muito difícil digitar naquele dia. Talvez eu nunca mais toque meu violão. Mas ainda posso ouvir meus podcasts favoritos ou navegar na internet para ver quais são os novos lançamentos dos bonecos que coleciono.

Talvez eu possa colocar uma das minhas bolsas de grife de segunda mão à venda ou aconchegar-me com meus cães resgatados ou meu papagaio. Talvez eu não possa andar de caiaque, mas posso velejar no barco da minha família. Talvez eu não consiga fazer aulas de hip-hop por um período de tempo, mas zumba na água pode funcionar.

É uma questão de equilíbrio, estar atento e ouvir seu corpo. É sobre se concentrar no que você pode fazer em vez do que você não pode.

Encontre o que funciona para você

Se você é alguém como eu, que se torna um pouco obsessivo com seus hobbies e interesses, pode ser extremamente decepcionante quando um problema de saúde ou deficiência faz com que você seja incapaz de  seguir suas paixões, sua “diversão”.

Para mim, isso alterou não apenas meus hobbies e vida social, mas também minha carreira.

Originalmente, eu tinha grandes planos para uma carreira na indústria da música. Quando ficou claro que meu corpo não acompanharia aquele estilo de vida acelerado, pensei em satisfazer meu amor pela literatura e pela escrita tornando-me professora. Logo ficou claro que isso também não era uma opção, porque a escola não é um lugar seguro para alguém com um sistema imunológico como o meu.

Então, mudei de rumo. Transformei minha dor em algo positivo e agora trabalho como coach tentando ajudar outras pessoas a encontrarem seu caminho para uma saúde melhor. Eu ainda tenho a escrita como atividade paralela.

Ser capaz de educar, inspirar e contar histórias é uma bênção e um presente, e me ajuda a sentir que minha dor tem um propósito – mesmo quando às vezes parece que levei a pior nessa.

Seus hobbies podem mudar um pouco conforme você envelhece e seus interesses ou habilidades mudam. As limitações podem forçá-la a ajustar, adaptar, modificar ou mudar seu caminho um pouco, e tudo bem!

O mundo está cheio de possibilidades. Mesmo que seu corpo tenha limites, não há limite para sua mente e para o que você pode sonhar.

Então, quais hobbies você pode desfrutar, em paralelo à sua condição? O que acende sua paixão e incendeia sua alma?

Fonte: Healthline

Tradução e adaptação: Redação CDD – Crônicos do Dia a Dia

Compartilhe

Leia Também