21.01.2022 Saúde Pública

As melhores receitas de salada para o verão

Por CDD

Quando chega o verão, as chances de nos tornarmos extremamente sociáveis são grandes. Entre festas na piscina, férias e churrascos, os fins de semana estão, quase sempre, ocupados até depois do carnaval. E com sua agenda lotada de atividades ao ar livre, realmente não há tempo para passar horas trabalhando como escravo cozinhando na frente do fogão. Não tenha medo – você sempre pode preparar uma salada para curtir o verão… e sim, nós sabemos o que você está pensando. Não se preocupe, não precisa ser um #saladatriste.

Temos uma lista tentadora de maravilhosas alfaces frescas e repletas de saborosos produtos que combinam com o verão. Elas também são bem recheadas com proteínas e gorduras saudáveis. Embale-as para um almoço rápido ou leve a tigela inteira para qualquer piquenique ou festa. Essas receitas são boas demais para não compartilhar!

Salada de Bife Grelhado com Manga e Molho Ranch de Leite de Abacate

Esta salada não vai deixar você com fome ou insatisfeita. Feito com bife e um saboroso molho de abacate, é cheia de proteínas e gorduras saudáveis. Se você gosta de molho de manga e abacate (quem não gosta?), Você vai adorar a combinação da manga com o molho ranch de leite de abacate. Grelhe o bife ou aproveite as sobras para economizar tempo!

Ingredientes

3 xícaras de folhas verde (da variedade que você desejar)

340g de bife cozido em fatias finas

1 manga, descascada e cortada em fatias finas

2 tomates cereja, fatiados

Para o molho ranch de leite de abacate

2/3 xícara de leitelho

1 dente de alho

4 folhas de manjericão fresco

1/2 colher de chá de mel

1 colher de sopa de salsa fresca ou 1/2 colher de chá de salsa seca

1 colher de sopa de endro fresco ou 1/2 colher de chá de erva daninha seca

1 colher de chá de alecrim fresco

1 colher de chá de cebola seca picada ou 1/2 colher de chá de cebola em pó

9 cebolinhas

1/2 abacate

1/4 colher de chá de sal

1/8 colher de chá de pimenta moída na hora

Combine todos os ingredientes em um liquidificador ou processador de alimentos e bata até ficar homogêneo.

Instruções de montagem

Divida a salada entre os pratos.

Cubra com fatias de manga, tomate e bife.

Regue o molho por cima.

Salada com ervas, quinoa e grão de bico com molho de limão tahine

Esta salada versátil de quinoa combina facilmente como acompanhamento em um jantar. Quinoa, grão de bico e sementes de abóbora torradas adicionam uma pitada boa de proteína vegetal. A salada terá um sabor ainda melhor do que quando você a coloca na geladeira.

Você também pode adicionar seus vegetais favoritos – recomendamos tomates cereja maduros, cenouras ou abacate – para alterá-los. O molho é tão bom que você pode querer dobrá-lo e economizar o extra para usar em saladas ou sanduíches durante a semana.

Ingredientes

Salada

1 xícara de quinoa, lavada em uma peneira de malha fina

2 xícaras de água

1 lata de grão de bico,lavado e escorrido, ou 1 ½ xícara de grão de bico cozido

1 ½ xícara de espinafre picado

½ xícara de salsa fresca picada

½ xícara de coentro fresco picado (ou salsa adicional)

⅓ xícara de cebola verde picada (apenas partes verdes)

⅓ xícara de queijo feta esfarelado

⅓ xícara de sementes de abóboras descascadas torradas

Molho de Limão Tahine

¼ xícara de azeite

3 a 4 colheres de sopa de suco de limão, a gosto

2 colheres de sopa de tahine

1 dente de alho grande, prensado ou picado

½ colher de chá de sal marinho fino

Pimenta preta moída na hora, a gosto

Instruções

Para cozinhar a quinoa: Misture a quinoa lavada e a água em uma panela média. Leve a mistura para ferver em fogo médio-alto e, em seguida, diminua o fogo. Cozinhe até que a quinoa tenha absorvido toda a água, cerca de 15 minutos, reduzindo o fogo à medida que o tempo passa. Retire do fogo, tampe e deixe a quinoa descansar por 5 minutos, o que dá tempo de afofar.

Enquanto isso, toste as sementes de abóbora em uma frigideira pequena em fogo médio, mexendo sempre, até ficarem perfumadas e fazendo barulho, cerca de 5 minutos. Transfira-as para uma tigela grande para esfriar por alguns minutos.

Para fazer o molho: Em uma tigela pequena, misture o azeite, 3 colheres de sopa de suco de limão tahine, alho, sal e pimenta moída na hora. Prove e adicione mais 1 colher de sopa de suco de limão e / ou mais pimenta, se necessário.

Quando a quinoa estiver pronta para uso, coloque-a em uma tigela grande. Adicione o grão de bico, o espinafre, a salsa, o coentro, a cebolinha, o queijo feta e as sementes torradas. Regue todo o molho sobre a salada e misture bem. Sirva imediatamente ou deixe esfriar e leve à geladeira para mais tarde. Essa salada fica bem na geladeira, tampada, por até 3 dias.

Salada de Taco com Tequila e Camarão

Tequila! Esta não é uma tigela chata ou salada triste para o almoço. A marinada de tequila, limão e pimenta em pó adiciona um sabor incrível ao camarão. O resto da tigela é carregado com verduras frescas, pedaços de tortilha, rabanetes, tomates cereja, abacate, milho e queijo para criar uma refeição verdadeiramente satisfatória.

Ingredientes

450g de camarão cru descascado e limpo

4 colheres de sopa de azeite

2 colheres de sopa de tequila

2 dentes de alho picados

1 limão espremido e com casca

1 colher de chá de pimenta em pó

1/2 colher de chá de cominho

1/2 colher de chá de sal

1/2 colher de chá de pimenta

2 tortilhas de 10 cm, cortadas em pedaços

1 a 2 colheres de chá de azeite, se necessário

6 a 8 xícaras de folhas verdes

3 rabanetes picados

1 xícara de tomate cereja dividido pela metade

1 pimenta jalapeño em fatias finas

1 abacate em fatias finas

1/2 xícara de milho 

3 colheres de sopa de coentro fresco picado

queijo fresco desintegrado

sal e pimenta para gosto

Vinagrete de mel e alho 

2 colheres de sopa de vinagre de vinho tinto

1 1/2 colheres de sopa de mel

3 dentes de alho picados ou prensados

1 limão espremido e com casca

6 colheres de sopa de azeite

Instruções

Para a salada:

Coloque o camarão em uma tigela ou saco grande que possa ser fechado. Misture o azeite, a tequila, o alho, o suco de limão e as raspas de pimenta em pó, o cominho, o sal e a pimenta. Despeje sobre o camarão e mexa bem. Deixe descansar por 20 a 30 minutos. Enquanto o camarão é marinado, prepare e pique o resto dos ingredientes da salada.

Aqueça a grelha, uma frigideira grande ou panela em fogo médio. Adicione o camarão (provavelmente dividido em uma ou duas porções) e cozinhe até dourar, apenas 2 a 3 minutos de cada lado. Coloque o camarão em um prato.

Nessa mesma frigideira, você pode adicionar seus pedaços de tortilha. Se houver resíduo do camarão, será o suficiente para torrar as tortilhas, mas se precisar, acrescente uma colher de chá ou 2 de óleo ou manteiga. Adicione os pedaços de tortilha na frigideira e cozinhe até dourar e estar crocante em ambos os lados, cerca de 2 minutos de cada lado. Remova as tortilhas e coloque-as sobre uma toalha de papel para drenar o excesso de gordura.

Para montar a salada, encha a tigela com as verduras. Cubra com o camarão, rabanete, tomate, pimentão, abacate, milho e coentro. Tempere com sal e pimenta. Regue com o molho e sirva!

Para o vinagrete:

Misture o vinagre, o mel, o alho, o suco de limão e as raspas. Adicione uma pitada de sal e pimenta. Bata o azeite para emulsionar o molho. Dura bem na geladeira!

Mistura de Milho Fresco, Lentinhas e Mirtilos

Esta salada saudável de lentilha e milho pode ser servida em múltipla ocasiões! Cubra uma tigela com um ovo frito para o café da manhã, adicione ao macarrão, encha os copos de alface ou coma por conta própria. As lentilhas contêm uma quantidade impressionante de proteínas em uma salada adocicada e picante.

Ingredientes

3 fatias de de bacon picado

1 xícara de cebola roxa picada

2 dentes de alho picados

1 colher de chá de tomilho fresco picado

1 1/2 xícara de grãos de milho frescos, em conserva ou descongelados

170g de mirtilos 

1 colher de sopa de manteiga sem sal

1/4 colher de sopa sal

1/8 colher de sopa de pimenta preta

1 1/2 xícaras de lentilhas

Instruções

Encha uma panela pequena até a metade com água e leve para ferver em fogo alto. Adicione a lentilha e deixe ferver por 5 minutos; tire a água.

Aqueça uma frigideira antiaderente grande em fogo médio-alto. Adicione o bacon e mexa ocasionalmente até começar a dourar, cerca de 3 minutos. Adicione a cebola, o alho e o tomilho; cozinhe até começar a amolecer, cerca de 2 minutos. Junte o milho e cozinhe até ficar amarelo claro, cerca de 3 minutos. Adicione a lentilha e cozinhe apenas até que esteja bem aquecida.

Retire do fogo e junte os mirtilos, a manteiga, o sal e a pimenta, mexendo até a manteiga derreter.

Sirva quente.

Conclusão

As saladas de verão são o antídoto perfeito para dias agitados e noites longas. De refeições preparadas a lanches fáceis para entreter, essas saladas tornam mais fácil comer bem durante toda a temporada, sem muito esforço.

Fonte: Healthline

Tradução e adaptação: Redação CDD – Crônicos do Dia a Dia

Compartilhe

Leia Também