Confira dicas para lidar com as mudanças causadas pela Doença Ocular da Tireoide

Lidar com essas alterações pode gerar alguma insegurança sobre a aparência, gerando sentimentos mais depressivos, ansiedade, pensamentos sobre o que as pessoas vão pensar quando o verem, não se reconhecer no espelho e até mesmo acabar se desconectando de amigos, familiares e atividades que antes costumava fazer. Essas dicas podem ser valiosas para ajudar nesses momentos:

Dicas para lidar com as mudanças sociais causadas pela Doença Ocular da Tireoide

Cada pessoa tem uma vida diferente e se adequa a um tipo de estilo de vida. Quando uma condição como a Doença Ocular da Tireoide é diagnosticada, é natural que cada um lide de maneira diferente também. A vida social e os relacionamentos são essenciais para o bem-estar e qualidade de vida de qualquer pessoa. Quem tem DOT pode sentir alguma mudança com relação à sua aparência e talvez isso possa gerar algum impacto nas relações sociais. Aqui estão algumas dicas sobre estes momentos:

O que eu posso fazer se alguém me perguntar sobre a DOT?

Pode ser que algumas pessoas perguntem sobre a DOT ou acabem trazendo o assunto eventualmente ao longo do seu tratamento. Talvez você não se sinta à vontade para responder diretamente sobre todas as mudanças que está passando. Se isso for uma questão importante para você, busque refletir sobre o que diria antes de alguém perguntar, pois isso pode te deixar mais confortável em dar uma resposta no momento.

Se optar por explicar sobre a Doença Ocular da Tireoide, fale informações que possam fazer com que mais pessoas conheçam a condição e passem a refletir sobre julgamentos inadequados. Mas, se não se sentir à vontade para falar, ignore a pergunta, ou os olhares. Você não tem obrigação de explicar o mesmo assunto repetidas vezes.

Compartilhe

Leia Também