24.04.2020 Saúde Pública

Meu primeiro Home Office

Por CDD

Essa tem sido sua primeira experiência fazendo Home Office por um longo período?

Reunimos algumas dicas que podem ajudar você a se manter produtivo, equilibrando bem casa, trabalho e família:

  1.   Escolha um lugar confortável, com boa iluminação, de preferência, natural. Seu lugar de trabalho deve ter uma boa ergonomia, para evitar má postura. Evite trabalhar atirado no sofá, isso poderá trazer muitas dores. Se puder, trabalhe em um cômodo que não seja de uso social. Muitas pessoas circulando podem trazer muitas distrações.
  2.   Lembre-se que, mesmo trabalhando em casa, é um dia de trabalho como qualquer outro. Mantenha sua rotina da mesma forma que você tinha quando estava no escritório. E, por mais que você possa se vestir de forma mais confortável, crie seu próprio código de vestimenta de trabalho em casa. É importante para que seu corpo e sua mente entendam que você está em casa mas está em horário de trabalho. Não esqueça de se alimentar direito. Respeite os horários de refeições e mantenha uma alimentação equilibrada.  
  3.   Organize tudo que você vai precisar antes de começar a trabalhar. A tentação de ir a cozinha pegar um cafezinho, uma água, um bolinho, uma fruta etc., pode ser grande, e cada vez que você sai, perde mais tempo de trabalho. Além disso, pode ser difícil para as crianças entenderem que você está trabalhando se você está, a todo momento saindo do seu local, conversando, vendo TV, participando da vida social da casa.
  4.   Trabalhar em casa não quer dizer que você não pode falar com ninguém, mas é importante explicar para as pessoas que vivem com você sobre seu trabalho e que todas as pessoas respeitem esse momento. Quanto mais as pessoas entenderem e respeitarem, mais produtivo será seu tempo e, talvez, até sobre mais tempo para o lazer com a família.
  5.   Não esqueça de cumprir os horários e entregas. Não é porque você está em casa que pode sumir e trabalhar na hora que bem entender. Se o horário da sua equipe é das 9h às 18h, esteja disponível nesse horário e avise sempre que não estiver.
  6.   A conversa com as pessoas do escritório pode fazer falta no home office. Trabalhar em casa pode ser muito solitário. Então, abuse das redes sociais, estabeleça momentos de parada para conversar de temas triviais, pergunte aos seus colegas como está sua família, se eles estão bem. E converse sobre assuntos que não sejam apenas de Covid 19, quarentena e trabalho. Fale do seu cachorro, da gracinha do seu filho, de um filme que você viu e adorou ou da receita de bolo que testou nesses dias. Estar longe fisicamente não significa não se relacionar socialmente. Existem inúmeras plataformas para ligações com vídeo. Não deixe de usá-las! Ver o rosto das pessoas que trabalham com você, suas expressões, é tão importante quanto poder abraçá-las no dia a dia.
  7.   Se comunique sempre com a sua equipe. Essa é a única forma de não haver problemas e falhas nas entregas dos trabalhos.
  8.   Não caia na armadilha de achar que está trabalhando menos só porque não está no escritório. Se você ainda não faz isso, está na hora de começar: escreva tudo o que você fez no seu dia e quanto tempo demora em média para cada atividade. Assim, você poderá organizar melhor seu calendário de trabalho e, talvez, até arrumar aquela gaveta que você nunca tem tempo, sem culpa ou sem achar que deveria estar na frente do computador.
  9.   Se você é o gestor da sua equipe, não introduza muitas ferramentas novas agora. Nem meça o trabalho pelas horas que sua equipe estiver conectada. Um time remoto precisa trabalhar por objetivos compartilhados, e alinhar as expectativas do que se espera de cada um, mais do que por hora de trabalho.
  10. O uso do whatsapp deve ser feito com moderação para não causar um senso de urgência falso, gerando ainda mais ansiedade em pessoas que já estão em uma situação de crise. Assuntos que precisam de histórico devem ser tratados em outras plataformas.

Dicas para montar uma equipe remota: https://www.officeless.cc/remotos

Redação CDD

Compartilhe

Leia Também