19.10.2018 Doenças de Pele

8 passos para viver bem com Urticária Crônica

Por mais desafiador que possa parecer, é sim possível viver com qualidade de vida e superar os desafios impostos pelos sintomas das urticárias crônicas. Para isso, entretanto, é preciso seguir algumas recomendações… O Dr. Luis Felipe Ensina, especialista em alergia e imunologia clínica, listou alguns passos que são fundamentais para quem quer alcançar o bem-estar. Confira:

1. Siga as recomendações médicas, sempre!

A urticária crônica pode durar vários meses ou anos. Enquanto ela estiver em atividade é importante que você use as medicações indicadas pelo seu médico, mesmo quando a urticária não estiver se manifestando. Isso ajudará a manter o quadro controlado e trará uma melhor qualidade de vida.

2. Diga ‘NÃO’ à automedicação

Alguns medicamentos podem agravar a urticária crônica, provocando exacerbações muitas vezes graves. Evite o uso deste tipo de medicamento. Em caso de dor ou febre, converse com o seu médico sobre a opção mais segura.

3. Mexa-se!

As atividades físicas e exercícios são sempre importantes e constituem um hábito saudável. Caso a urticária limite suas atividades físicas, converse com o seu médico que poderá sugerir uma adequação do tratamento da urticária.

4. Evite o que te faz mal…

Algumas pessoas podem piorar da urticária em situações em que exista aumento da temperatura corporal, como estresse, calor e consumo de bebidas alcoólicas. Se isso acontece com você, procure evitar estes desencadeantes. Mas lembre sempre que o tratamento da urticária deve ter como objetivo o controle completo dos sinais e sintomas da urticária, para que você tenha uma boa qualidade de vida. E qualidade de vida é ter uma vida normal, sem sinais, sintomas ou limitações.

5. Tenha atenção à alimentação

Alimentos não são causa de urticária crônica, mas podem desencadear crises, principalmente aqueles ditos “liberadores de histamina”, como carne de porco, crustáceos, morango e chocolate, entre outros. Algumas pessoas pioram ao ingerir alguns alimentos, outras não. Observe no seu caso se existe relação entre ingestão de determinado alimento e piora da urticária, e compartilhe isso com o seu médico, que poderá te orientar sobre a necessidade ou não de uma dieta específica.

6. … e evite corantes e conservantes

Existem cada vez mais evidências científicas de que os aditivos alimentares não estão diretamente relacionados com as exacerbações da urticária crônica. Por outro lado, uma dieta sem corantes e conservantes é mais saudável, e hábitos saudáveis devem ser incorporados na vida de todos nós! Pense nisso ao escolher seus alimentos…

7. Keep calm! Mantenha-se calmo!

A urticária não é causada por estresse, mas o estresse pode piorar a sua urticária. Procure sempre um período do dia para relaxar, fazer uma atividade ao ar livre, curtir a vida com a família e os amigos. Isso certamente o ajudará a ter uma melhor qualidade de vida.

8. Conheça e monitore seus índices

Durante o seu tratamento, utilize as ferramentas disponíveis para monitorar a sua urticária, como o Índice de Qualidade de Vida em Dermatologia (DLQI) e o Escore de Atividade da Urticária (UAS). Isso é importante, pois permite que você e seu médico tenham dados mais objetivos em relação a sua qualidade de vida durante o tratamento da urticária.

Fonte:
Dr. Luis Felipe Ensina |
Especialista em Alergia e Imunologia Clínica (RQE 25413) | CRM 86758
https://bit.ly/2QEqS7x
Adaptação: Redação CDD

Compartilhe

Leia Também