19.11.2019 Doenças de Pele

Dermatite Atópica e infecções

Por CDD

A pele afetada pela Dermatite Atópica tende a desenvolver pequenas rachaduras e fissuras na superfície. Isso fornece pontos de entrada para bactérias, que causam infecção. A infecção piora o eczema e o tratamento é mais difícil. A pele pode ficar mais gretada, o que leva a mais infecções. Quebrar esse ciclo de infecção é a chave para o sucesso do tratamento. 

O que causa infecção?

A causa mais comum de infecção em quem tem dermatite Atópica é uma bactéria conhecida como Staphylococcus aureus. Prospera na pele “machucada” do eczema. Quando infectado, pode haver mais de 100 milhões de bactérias em um pedaço de eczema do tamanho de uma unha.

Sabe-se agora que o Staphylococcus aureus é encontrado na pele de praticamente todos com eczema atópico, mesmo quando não há sinais óbvios de infecção ou eczema, enquanto ocorre na pele de menos de 1% das pessoas que não têm eczema. Estudos recentes mostraram que o Staphylococcus aureus pode desencadear o eczema em áreas do corpo afastadas das bactérias. Por exemplo, se as bactérias forem encontradas no antebraço, elas podem causar eczema na dobra da articulação do cotovelo.

Existem evidências científicas crescentes de que a infecção por Staphylococcus aureus piora o eczema atópico e dificulta a cicatrização. Verificou-se que o número de bactérias na pele se multiplica com a crescente gravidade do eczema. Demonstrou-se que o Staphylococcus aureus produz toxinas que desencadeiam uma reação exagerada do sistema de defesa do corpo. Pensa-se que essa reação exagerada causa parte do problema.

Esse processo é como um exército grande e entusiasmado demais, lutando contra alguns invasores e pisoteando o chão em pedaços no processo!

Existem outras causas de infecção em quem tem DA?

Os estreptococos são outro grupo de bactérias relacionadas à família dos estafilococos, que podem levar à infecção no eczema.

Candida ou “candidíase” é uma infecção por fungos que pode se desenvolver na pele com eczema. Dobras quentes e úmidas da pele, como nas virilhas, sob os seios ou ao redor da área da fralda em bebês, são as áreas com maior probabilidade de serem infectadas com Candida. A pele infectada com Candida parece vermelha e com coceira e dor. Pode haver pequenas pústulas amarelas. Isso geralmente pode ser tratado com um creme antifúngico / esteróide combinado.

Micose é uma infecção fúngica particularmente comum entre os dedos dos pés (pé de atleta). Muitas vezes, pode parecer eczema. Em pessoas com eczema, pode ser usada uma combinação antifúngica / esteróide.

A catapora é causada pelo vírus Varicell zoster. Se uma criança com eczema desenvolver varicela, a terapia emoliente deve ser continuada e o creme aquoso de calamina pode ser usado para ajudar a aliviar a coceira.

O vírus herpes simples Herpes simplex pode causar infecção grave em qualquer pessoa com eczema, porque eles têm uma resistência reduzida ao vírus. Portanto, é aconselhável evitar o contato entre qualquer pessoa com eczema e uma pessoa que tenha o vírus da afta. Isso pode até significar que uma mãe não deve beijar seu bebê, se ela tiver Herpes simplex e o bebê tiver eczema.

Uma condição conhecida como ‘eczema herpecticum’ pode se desenvolver se o eczema for infectado com Herpes simplex. Os sintomas são semelhantes aos da gripe e a pele fica dolorida e sensível ao invés de coceira e pode haver pequenas bolhas presentes no rosto, mãos e dedos. A maioria dos casos é leve, mas se você suspeitar de eczema herpético, procure sempre atendimento médico. O eczema herpético pode exigir tratamento com um medicamento antiviral.

Como posso saber se o eczema está infectado?

O eczema atópico infectado parece vermelho e irritado e geralmente tem uma crosta amarelada. Também podem estar presentes pontos cheios de pus amarelo (pústulas) e pequenas manchas vermelhas ao redor dos pelos do corpo (foliculite). A pele fica quente, com coceira e dolorida, o que leva a mais arranhões. Por sua vez, isso danifica as camadas externas da pele e cria rachaduras e umidade, o que permite que mais bactérias cresçam. Isso pode criar um círculo vicioso. 

Se você tiver infecções repetidas vezes, seu médico poderá pedir um exame laboratorial de microbiologia. Este é um procedimento rápido e indolor, e pode ajudar a confirmar qual organismo está causando a infecção. Também pode mostrar quais antibióticos devem ser eficazes como tratamento.

A possibilidade de infecção deve sempre ser considerada no eczema.

Posso prevenir infecção?

Porque Staph. Aureus é encontrado na pele de quase todas as pessoas que têm dermatite atópica, é difícil prevenir a infecção. No entanto, tratando a infecção com a medicação mais apropriada, as bactérias e o eczema podem ser mantidos sob controle.

Restaurar a barreira da pele à infecção, reduzindo a secura e as rachaduras, ajudará a reduzir os pontos de entrada de bactérias. A terapia emoliente intensiva melhorará a função de barreira da pele.

Outras medidas simples de prevenção incluem um banho diário usando um substituto de sabão e boa higiene ao aplicar cremes (um dispensador de bomba ou colher é mais higiênico do que mergulhar os dedos num pote de creme). Se as infecções persistirem, outros membros da família podem precisar fazer testes, para ver se estão portando bactérias da pele.

Que tratamento está disponível para o eczema infectado?

A infecção bacteriana do eczema deve ser tratada com antissépticos ou antibióticos. Estes podem ser aplicados topicamente como creme, pomada ou loção. Estudos demonstraram que os antibióticos tópicos são bem-sucedidos nos casos em que pústulas estão presentes sob a pele ou quando a pele está rachada, quebrada ou chorando, proporcionando fácil acesso a infecções bacterianas.

Os cremes combinados, que contêm um esteroide para ajudar a combater a inflamação e um antibiótico para combater a infecção, podem ser prescritos pelo médico. Os antibióticos também podem ser tomados por via oral, geralmente várias vezes ao dia por uma ou duas semanas.

Quando devo consultar o médico?

Se sua dermatite está piorando, não está respondendo ao tratamento ou parece infectada, você deve retornar ao médico. Se os sintomas semelhantes aos da gripe se desenvolverem com uma temperatura elevada e o eczema piorar, procure orientação médica.

Texto originalmente publicado em https://www.eczema.org.au/infections-eczema/

Tradução e adaptação Redação CDD

Compartilhe

Leia Também