06.12.2021 Doenças de Pele

Guia da UCE: o que é a condição e quem tem?

Por CDD

A urticária é uma condição caracterizada pela presença de lesões em alto relevo (chamadas de urticas) e angioedema.

As urticas são acompanhadas por angioedema em até 40% dos casos, mas o angioedema pode ocorrer sozinho em algumas pessoas.

A urticária afeta até uma em cada quatro pessoas em algum momento de suas vidas e pode ser classificada por duração, aguda ou crônica, e por causa, se espontânea ou induzida. Dois ou mais subtipos diferentes de urticária podem coexistir em uma mesma pessoa.

Urticária aguda é a ocorrência diária ou episódica de urticas, angioedema, ou ambos, por menos de 6 semanas. Existem várias causas possíveis, incluindo infecções ou alergias, mas geralmente ela é idiopática, surgindo espontaneamente.

O que é urticária crônica?

A urticária crônica é a ocorrência diária ou episódica de urticas, angioedema, ou ambos, por 6 semanas ou mais. A urticária crônica pode persistir por 1–5 anos, às vezes mais.

A urticária crônica pode ser classificada como espontânea ou induzida, e os dois tipos podem coexistir em um paciente.

O que é urticária crônica espontânea?

A urticária crônica espontânea (UCE) refere-se à urticária crônica que não tem causa ou gatilho específicos. Urticas estão presentes na maioria dos dias da semana por 6 semanas ou mais.

A UCE foi anteriormente referida como urticária crônica idiopática. Este termo não é mais usado, pois muitos casos têm uma base autoimune.

Quem tem urticária crônica?

As estimativas da incidência de urticária crônica variam de 0,05% a 2% da população dos Estados Unidos e até 20% da população da Tailândia. No Brasil, as estimativas apontam uma incidência em 0,4% da população.

Alguns dados interessantes sobre a condição:

Fontes: DermNet NZ

Tradução e adaptação: Redação CDD – Crônicos do Dia a Dia

Compartilhe

Leia Também