20.04.2020 Outras Patologias

Vivendo a quarentena com Dermatite Atópica

Por CDD

Por Juliana Tostes

Olá, voltei para mais uma conversa! Como estão em tempos de pandemia? Espero que estejam todos bem e em suas casas (aos que puderem, é claro!), por um bem maior. Se você ainda não leu os meus textos anteriores, aconselho a darem uma passadinha por lá… Falei sobre minha trajetória com a Dermatite Atópica e sobre como o encontro com o Teatro assumiu um papel importante para mim enquanto atópica. Neste texto em especial, falarei sobre nós, o COVID-19 e a quarentena. Chega mais!!!

Você que está em casa provavelmente está cansado(a) ou entediado(a) por não ter mais o que fazer, certo? Eu conheço muito bem essa sensação, pode acreditar. Mas, ei! Você já parou para pensar que a quarentena pode ser uma incrível chance de olhar para dentro e cuidar mais de si? Nosso dia a dia, muitas vezes corrido, nos faz relaxar quanto aos cuidados da nossa pele, do nosso emocional, da nossa dieta alimentar (para quem tem restrições) e embora estejamos num clima difícil e de muita atenção, voltar o olhar para si tem um grande potencial benéfico, além de ser uma estratégia pessoal de fortalecimento. Assumir a responsabilidade pelos cuidados que se deve ter com a D.A é necessário para que se possa buscar e chegar mais perto do controle da pele. Pensando nisso, reuni algumas sugestões do que nós atópicos, podemos fazer para cuidarmos melhor do nosso corpo e da nossa mente. São elas:

★ Comece um Diário de Pele: Sim! Pegue algumas folhas que estão por aí jogadas ou algum caderno que não está sendo usado e crie o hábito de escrever seu dia-a-dia levando em consideração os aspectos emocionais (Como me senti hoje? tive episódios de raiva, tristeza, euforia, ansiedade?), compartilhe também nas anotações o que comeu no dia, como foi a temperatura do banho, qual horário sentiu mais coceira, quantas vezes passou creme e qual deles tem sido o mais eficiente. Se observar desta forma o(a) ajudará a compreender melhor seus episódios de crise, suas causas e consequentemente evitá-las. O autoconhecimento é fundamental!

★ Reutilize os Hidratantes Parados e Vencidos: Tenho certeza que a grande maioria dos atópicos tem em casa muitas marcas de hidratantes que não deram certo para a pele e que ficaram em escanteio caso um dia pudesse precisar dele para dar aquela salvada básica em dias de pânico. Mas você sabia que esses hidratantes podem virar amaciantes de roupa e lustra móvel? Exato! Existe essa possibilidade e fica bom! Para fazer seu lustra móvel você precisará de: 200g de hidratante corporal e 1 colher de sobremesa (não tão grande e não tçao pequena) de vinagre de álcool. Mexa bem e use nos móveis ou em superfícies de mármore da sua casa. Evite somente espelhos e telas de TV! Para o amaciante utilizamos 1 Litro de água bem quente, 1 Litro de água fria, 100ml de vinagre de álcool, 1 colher de sopa de sal e 200ml de hidratante SEM protetor solar. Coloque o hidratante na água quente e bata bem. Bota um pouco na mão e adicione o vinagre e o sal, depois bata na batedeira por 1 minuto. Complete com água fria e está pronto para uso. Caso queira, pode adicionar corante para dar a cor que quiser e essência para dar algum cheiro específico.

★ Reconheça e Libere seu Lado Artístico: No último texto falei sobre o Teatro, Música em tempos passados, porém eles estão comigo nesse período em casa também. Mas e você, já reconheceu seu lado artístico? Sempre teve vontade de aprender um instrumento? Sempre quis fazer aula de dança? Sempre quis se aventurar na pintura ou no artesanato? Porquê não iniciar esses projetos agora? Há muitos tutoriais e canais no youtube com essas finalidades. Dê o play nesses canais de comunicação e se expresse através do seu lado artístico.

★ Teste Exercícios Físicos: Como assim testar exercícios? Bom, muitos de nós não nos damos bem com exercícios físicos… Sabemos o quanto é torturante o corpo quente e suado, coça demais!!! Ao mesmo tempo, sabemos a importância de fazermos exercício para o nosso psicológico. Diante desse dilema, o melhor a se fazer é pesquisar e passar por muitos exercícios, até que se encontre um onde melhor conseguirá se adaptar. Qual a melhor atividade para você? Lembrando que somos diversos e cada atividade vai reagir de uma forma diferente em cada atópico, por isso esse escaneamento individual é tão importante. 

★ Crie sua rotina diária-semanal: Diga a verdade! Você tem conseguido se organizar nessa quarentena? Manter uma rotina, por mais que o nome caia para um lugar de “chato”, é essencial para não deixarmos o nosso psicológico sair do eixo. Mas preste atenção, quando falo de rotina, não quero dizer somente afazeres de casa, escola ou trabalho, inclui-se em rotina os lazeres também, os cuidados rotineiros com a pele, a terapia, cozinhar coisas novas… Se organizar para o dia seguinte ou para semana seguinte, ainda que não se cumpra tudo que foi pretendido, pode ajudar! O que eu sempre quis fazer, que nunca tive tempo e agora com a quarentena eu posso encaixar no meu horário? Comece a se fazer essas perguntas! Você que tem filho(a) com Dermatite Atópica, que tal colocar na rotina do seu(sua) filho(a) algo que ele(a) não faz? ou algo que ele(a) queira bastante e que dê pra fazer em casa? A quarentena pode ser também um ótimo período de aproximação dos pais com os filhos atópicos. 

Estas são minhas dicas para quarentena! Embora eu saiba que já há muitos afazeres diários e que nem todos nós podemos ficar em casa, vale a pena tentar alguma dica dessas durante esse tempo e até estendê-la para depois. O autocuidado e o autoconhecimento são ferramentas primordiais no controle da D.A. Não desanime! Dê o primeiro passo levando o olhar para dentro e para os cuidados que precisam ser levados a sério. Até nossa próxima conversa! 

Juliana Tostes | Grupo “Dermatite Atópica” no Facebook | Instagram: @grupodermatiteatopica


Sua ajuda vale muito!

Publicamos mais de 20 matérias mensais e conteúdos exclusivos para redes sociais todos os meses, sobre saúde, doenças crônicas, qualidade de vida e formas de manejar melhor seu dia a dia. Realizamos pesquisas periodicamente para entender o que pode mudar sua vida para melhor e como fazer isso. Lutamos por melhores direitos para toda a população promovendo o trabalho de advocacy em saúde de ponta a ponta. Tudo isso, com uma equipe enxuta, formada praticamente por pessoas que vivem alguma condição crônica de doença e deficiência que dedicam integralmente seu tempo a levar melhor informação a você.

Acreditamos que a #InformaçãoÉOMelhorRemédio e, para que  possamos manter (e melhorar) a qualidade do trabalho falando sobre saúde, precisamos também da sua ajuda. Quanto custa ajudar a melhorar o mundo de quem tem uma condição crônica de doença?!

CONTRIBUA CLICANDO AQUI! <3

Compartilhe

Leia Também