10.12.2021 Saúde Mental

7 estereótipos sobre ansiedade – e por que eles não se aplicam a todas as pessoas

Não há uma descrição única de ansiedade que sirva para todo mundo, mas podemos acabar com os estereótipos

A ansiedade é múltipla. Ainda assim, como os humanos tendem a fazer, a sociedade irá rotular isso, decidindo não oficialmente o que significa ter ansiedade e colocando a experiência em uma caixa.

Bem, se você lidou com a ansiedade, como eu, sabe que não há nada de legal ou previsível nisso. Sua jornada com a ansiedade sempre parecerá diferente e pode ser bastante distinta quando comparada com a de outra pessoa.

Quando as diferentes experiências que cada um de nós tem com a ansiedade são reconhecidas, torna-se mais fácil que cada um possa lidar da sua própria maneira.

Então, como fazemos isso? Identificando estereótipos de ansiedade que não se aplicam a todas as pessoas  e explicando por que essas distinções são importantes. Vamos lá:

1. A ansiedade sempre vem de um trauma

Embora a ansiedade possa vir de um evento traumático na vida para muitas pessoas, nem sempre é esse o caso. Uma coisa grande e ruim não precisava acontecer para alguém lutar contra a ansiedade.

“Sua ansiedade pode ser simplesmente desencadeada por ter muito o que fazer, mudar rotinas ou até mesmo assistir ao noticiário”, diz Grace Suh, uma conselheira de saúde mental licenciada.

“As razões para isso podem não ser seus eventos traumáticos do passado. É algo que você e seu profissional de saúde mental podem descobrir juntos durante o processo de tratamento para identificar por que você foi desencadeado.”

Pessoalmente, trabalhar com um terapeuta me permitiu cavar fundo e descobrir questões do passado e do presente que estavam instigando minha ansiedade. Às vezes, a causa está no fundo da sua história, e outras vezes, é o resultado do agora. Descobrir os gatilhos subjacentes pode ajudar muito a controlar melhor sua ansiedade.

2. Paz e sossego acalmam

Embora ficar longe de tudo seja sempre um bom alívio, acho que minha ansiedade tende a aumentar quando estou em uma área tranquila. Nesses lugares, muitas vezes fico mais tempo sozinha com meus pensamentos, embora também me sinta menos produtiva, incapaz de me desenvolver em um ambiente tão sossegado. Além disso, muitas vezes posso me sentir isolada ou presa em lugares tranquilos.

Ainda assim, nas cidades, a velocidade com que as coisas se movem parece estar alinhada com a rapidez com que meus pensamentos geralmente parecem se mover.

Isso me dá a sensação de que meu próprio ritmo está alinhado com o mundo ao meu redor, dando-me uma sensação maior de facilidade. Como resultado, minha ansiedade está mais frequentemente sob controle enquanto estou nas cidades do que quando visito cidades pequenas ou o interior. Mas isso não é uma regra, por isso, o processo de autoconhecimento é muito importante para que você entenda como se sentir melhor.

3. Gatilhos são universais

“Suas experiências atuais e passadas são únicas, suas percepções são únicas e é por isso que sua ansiedade é única. Há ideias erradas de que a ansiedade vem de fatores comuns, experiências específicas ou medo, como fobias, medo de voar ou medo de altura”, diz Suh. “As narrativas de ansiedade não podem ser generalizadas, pois os fatores desencadeantes são diferentes de uma pessoa para outra.”

Os gatilhos podem ser qualquer coisa, desde uma música a alguém cancelando planos com você até um enredo em um programa de TV. Só porque algo o desencadeia pessoalmente, isso não significa que terá o mesmo efeito na ansiedade de outra pessoa e vice-versa.

4. As mesmas coisas serão sempre um gatilho para você

Conforme você lida com sua ansiedade e identifica como certos gatilhos te afetam, você pode notar que seus gatilhos mudam.

Por exemplo, costumava ficar extremamente ansiosa sempre que estava sozinha no elevador. Eu imediatamente me sentia presa e convencida de que o elevador iria parar. Então, um dia, percebi que já estava entrando nos elevadores há algum tempo, sem que a tensão aumentasse. No entanto, conforme eu entrei em novas fases da minha vida e tive experiências adicionais, certas coisas que antes não me incomodavam, agora incomodam.

Isso geralmente é feito por meio de exposição. Este é um grande componente da ERP, ou terapia de exposição e prevenção de resposta. A ideia é que, embora a exposição a gatilhos possa ser indutora de ansiedade a curto prazo, sua mente lentamente começa a se acostumar com o que é um gatilho para você.

Continuei a entrar nos elevadores até que um dia o gatilho sumiu. Aquele alarme que sempre disparava na minha cabeça finalmente entendeu que poderia ser silencioso, pois eu realmente não estava em perigo.

Minha relação com a ansiedade está em constante evolução. Embora isso possa ser frustrante, quando eu consigo experimentar as coisas sem um gatilho que havia antes, é uma sensação verdadeiramente incrível.

5. A terapia e a medicina vão resolver tudo

Embora terapia e remédios sejam opções no tratamento da ansiedade, eles não são uma solução garantida. Para algumas pessoas, a terapia ajudará, outras precisarão de remédios, algumas pessoas usarão as duas coisas e, para outras, infelizmente, nenhuma delas funcionará.

“Não existem curas instantâneas ou tratamentos únicos no tratamento da ansiedade. É um processo de perseverança e paciência que precisa de cuidados adequados para atender adequadamente às suas experiências e percepções distintas”, diz Suh.

O ponto principal é determinar o que funciona melhor para você. Pessoalmente, tomar remédios me permite controlar minha ansiedade, com surtos ocasionais ainda ocorrendo. Ir para a terapia também ajuda, mas nem sempre é uma opção devido ao plano de saúde e mudanças de cidade. Reservar um tempo para explorar cada opção, assim como as técnicas de enfrentamento, permite uma melhor convivência com a ansiedade.

Coisas que podem ajudar a ansiedade além de terapia e remédios:

1. Somente os introvertidos têm ansiedade

No colégio, ganhei o apelido de mais falante na minha turma do último ano – e tive uma ansiedade horrível e não diagnosticada o tempo todo que estive na escola.

Meu ponto é, não existe um tipo de pessoa que tem ansiedade. É uma condição médica e pessoas de todas as personalidades e origens lidam com isso. Sim, pode se apresentar como alguém que permanece subjugado e quieto, mas existem pessoas como eu que muitas vezes estão falando sempre, quase como se fosse possível criar um ruído que abafasse a ansiedade.

Então, da próxima vez que alguém tentar falar com você sobre estar ansioso, não responda com um: “Mas você é tão alegre!” ou “Sério, você?” Em vez disso, pergunte o que eles precisam, mesmo que seja apenas um ombro para desabafar.

2. A ansiedade te torna uma pessoa fraca

Embora haja dias em que a ansiedade pode parecer que está acabando com você – eu sei que tive alguns deles – não é uma condição debilitante.

Na verdade, é graças à minha ansiedade que fui atrás de tantas coisas que queria, dei passos extras e fui preparada para inúmeras situações.

Além disso, existe a ideia de que ter ansiedade, em primeiro lugar, significa que uma pessoa é fraca. Na realidade, a ansiedade é uma condição mental que algumas pessoas enfrentam e outras não, assim como qualquer outra condição do corpo.

Não há nada de fraco em reconhecer que é algo que você tem e, se mostra alguma coisa, é que você possui uma força ainda maior.

Enfrentar a ansiedade força a pessoa a ficar mais em sintonia consigo mesma e a superar continuamente as provações internas. Para fazer isso, é preciso encontrar uma força interior profunda e poderosa para a qual recorrer continuamente, ficando o mais longe possível de ser fraca.

Fontes: Healthline

Tradução e adaptação: Redação CDD – Crônicos do Dia a Dia

Compartilhe

Leia Também