Nunca é muito cedo ou muito tarde para tomar medidas para proteger seus ossos e se prevenir de quedas e fraturas por osteoporose

 

Prevenir quedas

A cada ano, cerca de um terço de todas as pessoas com mais de 65 anos caem. Muitas dessas quedas resultam em ossos quebrados. Algumas causas comuns de quedas incluem riscos internos e externos. Certos comportamentos de estilo de vida também podem aumentar suas chances de queda.

Dicas de segurança ao ar livre

Experimente as seguintes dicas para ajudar a prevenir quedas quando você estiver ao ar livre:

  • Use sapatos de salto baixo com sola de borracha para uma base mais sólida (tração) e use botas quentes no inverno.
  • Use corrimãos ao subir e descer degraus e escadas rolantes.
  • Se as calçadas parecerem escorregadias, caminhe na grama para ter um apoio mais sólido.
  • Observe cuidadosamente as superfícies dos pisos em edifícios públicos. Pisos de mármore polido ou ladrilho podem ser muito escorregadios. Quando essas superfícies estão molhadas, elas podem se tornar perigosas. Quando os pisos tiverem corredores de plástico ou carpete, permaneça sobre eles sempre que possível.
  • Mantenha sua varanda, deck, passagens e entrada de automóveis livres de folhas, lixo ou entulho. Além disso, mantenha-os em bom estado de conservação. Cubra os degraus da varanda com uma tinta resistente às intempéries e instale corrimãos em ambos os lados.
  • Acenda a luz do lado de fora da porta da frente antes de sair de casa no início da noite para que você tenha luz externa quando voltar depois de escurecer.
  • Use uma bolsa de ombro, pochete ou uma mochila para deixar suas mãos livres.
  • Use um andador ou bengala conforme necessário.
  • Informe-se sobre os serviços comunitários que podem fornecer ajuda, como farmácias 24 horas e mercearias que recebem pedidos por telefone ou internet e fazem entregas, especialmente durante mau tempo.
  • Pare no meio-fio e verifique a altura antes de subir ou descer. Tenha cuidado com os meios-fios que foram cortados para permitir o acesso de bicicletas ou cadeiras de rodas. A inclinação pode causar uma queda.
  • Considere o uso de protetores de quadril para proteção adicional caso você caia.

Dicas de segurança interna: se proteja de quedas em casa

Experimente as seguintes dicas para ajudar a prevenir quedas quando estiver dentro de sua casa:

Pela casa

  • Coloque os itens que você usa com mais frequência em um local de fácil acesso. Isso evita que você tenha que se dobrar e inclinar muito.
  • Use dispositivos auxiliares para ajudar a evitar lesões. Por exemplo, use um dispositivo de cabo longo para pegar itens sem dobrar ou estender a mão. Use um carrinho de mão para mover itens pesados ​​ou quentes do fogão ou bancada para a mesa.
  • Se você precisar usar uma escada, use uma robusta com corrimão e degraus largos. Se você mora sozinha, considere usar um sistema pessoal de resposta a emergências. Considere também ter um telefone sem fio ou celular para levar de um cômodo para outro, para que você possa pedir ajuda se cair.

Pisos

  • Remova todos os fios soltos, cabos e tapetes.
  • Mantenha o chão sem bagunça.
  • Certifique-se de que todos os carpetes e tapetes de área tenham uma base à prova de derrapagem ou estejam presos ao chão.
  • Não use cera escorregadia em pisos descobertos.
  • Mantenha os móveis em seu lugar habitual.

Cozinha

  • Use passadeiras ou tapetes antiderrapantes no chão perto do fogão e da pia.
  • Limpe líquidos derramados assim que eles caírem (na cozinha e em qualquer lugar da casa).

Escadas

  • Mantenha as escadas bem iluminadas, com interruptores de luz na parte superior e na parte inferior.
  • Instale corrimãos firmes em ambos os lados.
  • Marque o primeiro e o último degraus com fita adesiva brilhante.
  • Certifique-se de que o carpete está seguro.

Banheiro

  • Instale barras de apoio nas paredes do banheiro ao lado da banheira, chuveiro e vaso sanitário.
  • Use um tapete de borracha antiderrapante no chuveiro ou banheira.
  • Se você estiver instável quando em pé, pode usar uma cadeira de plástico com encosto e pernas antiderrapantes no chuveiro ou banheira e um chuveiro de mão para se banhar.

Quarto

  • Coloque interruptores de luz ao alcance de sua cama e uma luz noturna entre o quarto e o banheiro.
  • Levante-se lentamente depois de sentar-se ou deitar-se, pois levantar rápido pode causar tonturas.
  • Mantenha uma lanterna com pilhas novas ao lado da cama.

Dicas de estilo de vida

Além dos riscos internos e externos, certos comportamentos de estilo de vida podem aumentar a probabilidade de uma pessoa cair. Aqui estão algumas dicas de estilo de vida para te ajudar:

  • Tenha cuidado ao beber álcool. O álcool retarda os reflexos e pode causar confusão, tontura ou desorientação. Muito álcool também pode causar perda óssea.
  • Se você está com pressa, vá devagar. Os acidentes são mais prováveis ​​de acontecer quando você está com pressa.
  • Fique alerta e em foco quando estiver em locais públicos.
  • Lembre-se de usar sapatos adequados dentro e fora de casa.
  • Pratique exercícios e alimente-se de maneira saudável em todas as idades. Uma dieta saudável inclui uma dieta balanceada que contenha as quantidades recomendadas de cálcio e vitamina D.

 

Fonte: National Osteoporosis Foundation

Tradução e adaptação: Redação CDD – Crônicos do Dia a Dia

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