29.11.2018 Outras Patologias

Dicas para respirar melhor em casa

Conviver com DPOC, Asma, alergias e outras complicações respiratórias pode ser um desafio – até mesmo dentro da sua própria casa. Mas algumas medidas podem ser tomadas para minimizar esse problema!

Circulação do ar

A maioria dos sistemas domésticos de aquecimento e resfriamento simplesmente recirculam o ar que já está na casa, incluindo poeira, sujeira e pólen. Quando o tempo está bom e as contagens de pólen são baixas, abra janelas e portas para refrescar as coisas. Isso é especialmente importante se houver fumaça de pintura, cozimento, aquecedores de querosene ou hobbies como carpintaria.

Produtos de Limpeza

Alguns produtos de limpeza têm produtos químicos que podem causar problemas respiratórios ou desencadear uma alergia ou ataque de asma. Leia atentamente os rótulos e fique longe daqueles que têm compostos orgânicos voláteis, fragrâncias ou ingredientes inflamáveis. Você pode fazer seus próprios limpadores com água e sabão comuns, vinagre ou bicarbonato de sódio

Plantas

Estes podem ser mais do que agradáveis ​​de ter, especialmente se a sua casa não é bem ventilada. Além de se livrar do dióxido de carbono e aumentar os níveis de oxigênio, algumas podem até mesmo ajudar a limpar o ar dos vapores químicos. As mais fáceis de cultivar e manter saudáveis ​​incluem hera inglesa, árvores de fícus, lírios da paz e certos tipos de palmeiras.

Climatização

Um filtro sujo em sua unidade de aquecimento e ar condicionado pode impedir que o ar flua do jeito que deveria e levar ao crescimento do molde se ficar úmido. Altere-o pelo menos a cada 3 meses e verifique se ele se encaixa bem. Se você tem asma ou alergias – ou tem animais de estimação ou uma família grande – você pode querer verificar uma vez por mês. Também é uma boa ideia que um profissional inspecione a unidade uma vez por ano.

Banheiros

Se houver mofo em sua casa, os pequenos esporos podem flutuar em seu nariz e chegar até nos pulmões. Isso pode levar a sintomas de alergia, como tosse ou espirros, ou outros problemas respiratórios. O fungo adora áreas úmidas, então mantenha os banheiros secos. Ligue o ventilador ou abra uma janela para ajudar a movimentar o ar depois do banho e pendure toalhas e panos molhados. Se você vir mofo na banheira ou em outras áreas, talvez seja necessário limpá-lo com mais frequência para ajudar a manter o problema sob controle.

Desodorisadores

Mesmo cheiros agradáveis podem causar problemas. Alguns purificadores de ar contêm COVs que podem incomodar o nariz e a garganta. Outros sprays de aerossol, incluindo alguns produtos de saúde e beleza, também contêm COVs.

Frutas e Legumes Frescos

Se você demorar muito tempo para consumi-los, o mofo pode crescer neles. Verifique as frutas e legumes armazenados com frequência e jogue tudo que tiver mofo ou limo. Para mantê-los frescos por mais tempo, não os lave antes de guardá-los – faça isso antes de comê-los. Se você não tem certeza se é novo, jogue-o fora.

Pets

Caspa e outros alérgenos que os animais trazem de fora podem causar problemas para os pulmões. Por mais difícil que seja, é uma boa ideia mantê-los fora dos quartos e fora das camas. Se isso não for uma opção, dê banhos regularmente e aspire as áreas onde seus pets passam mais tempo.

Áreas esquecidas

Tampos de gabinetes e exaustores são alguns lugares que as pessoas às vezes esquecem de limpar, além de banheiros e lavatórios. Limpe-os de vez em quando com água morna e sabão. Também lave diariamente os pratos de seus animais de estimação e verifique se há outras áreas que possam acumular gordura, comida, sujeira ou água.

Roupa de cama e tapetes

Lave os lençóis, fronhas, cobertores e tapetes de área uma vez por semana em água a 30°C para ajudar a se livrar da poeira, mofo, ácaros e outras coisas que podem afetar sua respiração. E livre-se de almofadas que não têm capas de zíper. Eles coletam ácaros e pêlos de animais e podem ser difíceis de limpar.

Mobília

Tecidos podem capturar poeira, pólen e outros alérgenos. Da próxima vez que você der um novo visual na sala, considere móveis de couro ou de vinil em vez de tecidos. Se você tiver problemas com alergias ou asma, você também pode querer pendurar persianas em vez de cortinas e espaná-las regularmente.

Pavimentos

Superfícies duras, como a madeira, não armazenam coisas que afetam sua respiração do mesmo modo que o carpete. Se você precisar de algumas áreas suaves, use tapetes que você pode limpar em uma máquina de lavar roupa ou pia. Se você precisar usar o carpete, limpe-o semanalmente com um limpador que tenha filtro HEPA ou de partículas pequenas. Quando for necessário limpá-lo profissionalmente, certifique-se de usar um serviço certificado “para asma e alergia”.

Fonte: Web MD https://wb.md/2E58UZr
Tradução e adaptação: Redação CDD

Compartilhe

Leia Também