08.02.2023 Outras Patologias

Dúvidas frequentes sobre Asma Grave

Por CDD

O QUE É ASMA GRAVE?

É uma doença crônica que faz com que suas vias aéreas fiquem inflamadas, dificultando a respiração. A asma é considerada grave quando mesmo com todas as providências sendo tomadas, a pessoa não consegue controlar a sua condição. A gravidade da asma é avaliada pelo nível de tratamento que o paciente precisa receber para conter a doença.

QUAL É A CAUSA DA ASMA GRAVE?

Alguns gatilhos para asma

EXISTE CURA PARA ASMA GRAVE?

Não existe cura para asma grave, mas existe tratamento.

QUAL O MELHOR TRATAMENTO PARA ASMA GRAVE?

O principal objetivo do  tratamento para asma grave é conter controlar os sintomas do dia a dia, diminuir o risco de perda da função pulmonar e efeitos colaterais dos medicamentos. Somente o médico que acompanha o paciente tem condições de avaliar o melhor a ser feito em cada situação.

QUE MÉDICO DEVO PROCURAR CASO DESCONFIE QUE TENHO ASMA GRAVE?

O pneumologista ou imunologista é o médico que te ajudará no diagnostico, no curso do seu tratamento e manutenção da sua condição.

O QUE PERGUNTAR PARA SEU MÉDICO SOBRE ASMA GRAVE?

Estou usando minha medicação corretamente?

A fim de obter o máximo de seus medicamentos e prevenir um surto de asma, tome sua medicação exatamente como foi prescrito.

Como eu posso administrar melhor minha asma grave?

Se você tem asma, você e seu médico devem desenvolver um plano que dê instruções específicas para o tratamento precoce de seus sintomas de asma. Um plano de ação de asma é uma planilha individualizada, escrita, que mostra os passos a tomar para evitar que sua asma piore. Ele também fornece orientação sobre quando ligar para seu médico ou quando ir para a sala de emergência.

Como faço para reduzir meus gatilhos de asma?

Um gatilho de asma é quando uma atividade ou condição agrava a asma. Quando você encontra um gatilho, pode causar um agravamento súbito dos sintomas, geralmente chamado de ataque de asma , episódio ou surto . Seu médico pode ajudá-lo a reconhecer o que piora sua asma e ajudar a encontrar soluções simples para reduzir e evitar os desencadeantes da asma.

Minha casa ou local de trabalho poderia estar me deixando doente?

Seu médico pode ajudá-lo a determinar se você está exposto a algo em sua casa ou no seu local de trabalho que pode estar causando sintomas de asma e contando com o medicamento de alívio rápido. O controle de gatilhos ambientais é importante na asma gerencial geral.

Que outras mudanças posso fazer para melhorar minha asma?

Participar de uma aula de educação sobre asma, é uma ótima maneira de aprender mais sobre sua asma. Além disso, pergunte ao seu médico quais tipos de exercícios e atividades você deve fazer e quais deve evitar. Mantenha seus pulmões saudáveis, mantendo-se atualizado sobre as vacinas e evitando irritantes como fumaça de cigarro ou poluição do ar. O seu médico ou enfermeiro pode ajudá-lo a debater outras mudanças que você pode fazer para manter uma boa qualidade de vida enquanto vive com asma.

VEJA MAIS:
Compartilhe

Leia Também